sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeitura de João Alfredo garante transporte para alunos do PREVUPE

O prefeito em exercício, Dimas Santos, recebeu na manhã de ontem (28), na sede da prefeitura municipal,  uma representação de estudantes da 3ª série do ensino médio das escolas públicas locais, que foram solicitar a disponibilidade de transporte por parte da municipalidade, para o deslocamento dos mesmos à cidade de Nazaré da Mata, nos sábados e domingos, para participarem das aulas do curso Pré Vestibular da Universidade de Pernambuco – PREVU


Foto: Rafael Chaves


Falando aos feras, Dimas Santos disse que é uma satisfação poder colaborar com a preparação da juventude da “cidade feliz” para ingressar na vida universitária. ” Um ônibus estará à disposição de vocês, pois vejo no semplante de cada um o desejo de vencer na vida, através dos estudos, e isso, com certeza elevará o nome da nossa terra. Esse benefício já havia sido determinado pelo prefeito Severino Cavalcanti, antes de sua viagem a São Paulo. É bom que se frise que estou apenas consolidando a ação. Aproveito o ensejo para desejar boa sorte a todos”,  Disse Dimas Santos.

Publicado por Dimas Santos 

Severino Cavalcanti já está com novo marcapasso, mas só retornará ao trabalho no início de agosto

O prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti (PP), está se recuperando muito bem no Hospital do Coração, em SP, da cirurgia a que se submeteu para substituição de um marcapasso (ele tem insuficiência cardíaca). A cirurgia foi realizada pela equipe do cardiologista pernambucano (de Timbaúba) Enildo Tabosa do Egito. O prefeito está sendo acompanhado pela mulher, Dona Amélia, e pelo filho José Maurício, deputado estadual pelo PP. A filha, Ana, secretária estadual dos Esportes, irá visitá-lo no final de semana.

Inaldo Sampaio

Recife terá espaço personalizado e distribuirá brindes aos dois mil convidados do sorteio das Eliminatórias da Copa 2014

A Prefeitura do Recife participa do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo 2014, neste sábado (30), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. No primeiro evento oficial da Fifa no Brasil, as 12 cidades-sede terão um espaço personalizado para interagir com as duas mil pessoas que circularão pelos estandes a partir desta sexta-feira (29). Cada convidado receberá um kit contendo uma sombrinha de frevo personalizada, sinalizando que este deverá ser o símbolo da cidade no mundial.

A sombrinha de frevo será entregue com um folder explicativo sobre o frevo em diversos idiomas. Os convidados receberão ainda um material impresso sobre o potencial turístico, econômico e cultural do Recife. O evento representa uma vitrine do destino como também oportunidade de relacionamento com a mídia internacional, empresários e investidores, além do sorteio dos grupos que disputarão as eliminatórias.

O prefeito João da Costa participa do evento, acompanhado do secretário de Controle Desenvolvimento Urbano e Obras e coordenador da Copa 2014 no Recife, Amir Schvartz, além de representantes das Secretarias de Turismo, Comunicação e Relações com a Imprensa. O grupo se une aos representantes do Governo de Pernambuco, ao secretário da Copa de Pernambuco, Ricardo Leitão, e aos secretários executivos Sílvio Bompastor (Supervisão Técnica) e Gilberto Pimentel (Relações Institucionais).

O evento deverá ser transmitido para mais de 200 países, a partir das 15h. Haverá ainda um show musical e de imagens do Brasil com foco na riqueza cultural. O primeiro jogo da Copa de 2014 acontece no dia 12 de junho, uma quinta-feira.

Deputado Vinícius Labanca (PSB) se envolve em confusão e vai parar na delegacia

Do Jc online
O deputal estadual Vinícius Labanca (PSB) se envolveu em uma confusão, na madrugada desta sexta-feira (29), dentro da boate Dona Carolina, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com a polícia, um cunhado do parlamentar teria tentado sair do local sem apresentar o cartão de consumo pago.

Labanca e o advogado Ricardo Costa Pinto, 35 anos, que o acompanhava, não teriam gostado da atitude dos seguranças da casa noturna e iniciaram uma discussão.

Os donos da boate acionaram a Polícia Militar. Os agentes do 19º BPM encaminharam o deputado até a Delegacia de Plantão de Boa Viagem, onde acusaram o parlamentar de agressão e abuso de poder.

Boa notícia. Hospital Barão de Lucena vai ganhar 90 novos leitos

O Governo do Estado vai investir R$ 40 milhões para reformar e ampliar o Hospital Barão de Lucena (HBL). A boa notícia foi dada pelo governador Eduardo Campos nesta quinta-feira (28) durante a inauguração da nova enfermaria pediátrica da unidade, referência no atendimento de alta complexidade à crianças e gestantes. As obras fazem parte do Plano Diretor do HBL que prevê um conjunto de melhorias no hospital até 2013.

A reforma abrange uma área de 7,5 mil m2 , enquanto a ampliação da unidade será de 3,5 mil m2. Essa expansão possibilitará um aumento de quase 25% na oferta de leitos à população, passando dos 342 existentes hoje para 431 em 2013. “Além de fazer os novos hospitais e as UPAs, estamos cuidando dos antigos hospitais que prestam serviços tão relevantes à população. Também estamos construindo seis novas unidades hospitalares. Cinco delas vão substituir os hospitais que foram destruídos pelas enchentes na Mata Sul e outra vai ficar no Agreste”, destacou Eduardo Campos.

Até agora, como parte da requalificação do Barão de Lucena, foram inauguradas a enfermaria pediátrica, a UTI Neonatal-externa e o bloco cirúrgico. “O Governo do Estado tem um olhar permanente para esse hospital. Estamos com escalas recompostas, novos leitos e uma melhor assistência aos pacientes”, afirmou Cláudia Miranda, diretora do HBL.

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, destacou que Pernambuco é um dos estados que mais avança na descentralização da terapia intensiva. “Em 2007 eram apenas 228 leitos de UTI, hoje a rede estadual conta com 798 e até o final deste ano serão 935 leitos”, garantiu Antônio Carlos Figueira.O secretario de Saúde,

CRIANÇAS – O atendimento materno-infantil do HBL foi reforçado com a inauguração da nova enfermaria pediátrica da unidade, que ficou um ano em reforma. O investimento de cerca de R$ 1,4 milhão foi destinado à requalificação do espaço, que recebeu novos equipamentos como oxímetros e carros de parada cardíaca, além de uma decoração especial voltada para as crianças.

A nova enfermaria conta com 37 leitos que, pela primeira vez, estão divididos por faixa etária: pacientes recém-nascidos (6 leitos), até quatro anos (20 leitos), acima de cinco anos (6 leitos), e adolescentes (4 leitos). Também possui um leito de isolamento para atender pacientes de qualquer idade que tenham alguma doença contagiosa. Uma novidade do espaço são os leitos destinados aos adolescentes, que não podiam ser atendidos na antiga enfermaria. O espaço, inclusive, oferece mais privacidade uma vez que os meninos vão ficar em leitos diferentes das meninas.

A melhoria do atendimento aos adolescentes tranquilizou mães como a dona de casa Angela Maria da Silva, 31. Mãe de Juliano, de 12 anos, a dona de casa já estava preocupada em ter que procurar um novo hospital para levar o filho, que sofre de anemia falciforme e desde recém-nascido se trata no HBL. “Eu fico muito mais tranquila em saber que vou poder continuar trazendo ele pra cá porque aqui todo mundo já conhece o problema dele. Uma vez tive que levar ele para outro hospital e ele ficou pior”, explicou Angela.

Ao visitar o novo espaço, a dona de casa Lidiane Maria Machado, 21, que há 15 dias acompanha o filho Alisson, de apenas sete meses, estampou a aprovação do espaço no rosto com um largo sorriso. “Meu Deus! Ficou lindo”, repetia. “Está ótimo, bem mais confortável. Não tem nem comparação”, disse Lidiane ao comparar a nova enfermaria com o antigo espaço.

“Fiquei muito feliz de chegar aqui no Barão e encontrar essa enfermaria pediátrica cuidada com tanto carinho, tão bem feita para acolher essas crianças”, disse Eduardo, que aproveitou a ocasião para inaugurar também a sala de videoconferência do Hospital Barão de Lucena.

Mais de 500 pares de sapatos falsificados são apreendidos em Caruaru

A polícia de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, apreendeu na noite dessa quarta-feira (27) 582 pares de sapatos falsificados.
A apreensão aconteceu na Travessa conhecida como Rua dos Sapateiros, no centro da cidade. Na ação um homem, que seria o proprietário dos sapatos, José Pereira de Souza, de 54 anos, foi detido. Todos os sapatos são tênis das marcas Olimpikus, Addidas, Lacoste, Nike, Puma, todos falsificados.
O comerciante foi ouvido na Delegacia Regional da cidade e foi liberado.

Presidente Dilma é homenageada na Corrida das Galinhas em PE


Circuito onde é realizada a corrida, que é considerada uma das atrações turísticas da cidade. (Foto: Divulgação/Corrida das Galinhas)
Circuito onde é realizada a corrida, que é
considerada uma das atrações turísticas da
cidade. (Foto: Divulgação/Corrida das Galinhas)

Cerca de 350 atletas penosas participam da 14ª edição da Corrida das Galinhas, realizada na cidade de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A competição começou na tarde desta sexta-feira (29) e vai até domingo (31). O evento, que sempre tem um caráter irreverente e humorístico, homenageia Dilma Rousseff, presidente da República.
De acordo com Marcos Valença, coordenador da corrida, o tema deste ano é “Nunca na história desse país uma galinha mandou tanto no terreiro. E não é uma ofensa, porque gostamos muito de galinha e a galinha é muito respeitada por nós aqui em Pernambuco.”
Segundo a Prefeitura Municipal de São Bento do Una, a corrida é considerada uma das maiores atrações turísticas da cidade, movimentando a economia do comércio e esgotando as vagas na rede hoteleira da região, principalmente por ser realizada em período de férias escolares.
A festa de abertura foi realizada nesta quinta-feira (28), com o acendimento da tocha “olímpica”, que foi levada pelas ruas da cidade em revezamento com os donos das galináceas até o acendimento da pira, no “Galinhódromo”. Entre as atrações musicais do evento estão Garota Safada, Chicabana, Saia Rodada, Luis Neto e Davi, Banda Luará, Asas da América, Parangolé e Cheiro de Amor.

 Nesta sexta, as aves treinaram para definir o grid da largada na disputa de domingo (31).  (Foto: Divulgação/Corrida das Galinhas)
 Nesta sexta, as aves treinaram para definir o grid
da largada na disputa de domingo (31).
(Foto: Divulgação/Corrida das Galinhas)

Vocabulário próprio
A irreverência dos organizadores da corrida ao longo das edições anteriores fez com que fosse necessário criar um dicionário próprio para a competição. A pista de corrida, por exemplo, foi batizado de “Galinhódromo”, circuito fechado que tem 86 metros de extensão e por onde passarão as “máquinas voadoras”.
O “Poleiro” é a arquibancada metálica, que tem capacidade para duas mil pessoas. Quem não tiver uma “máquina voadora” para participar da corrida pode ir ao “Rent a chicken”, que é um boxe de aluguel de galinhas para os turistas e pilotos de última hora.
Galinhas no grid, a “Torre de Comando” é responsável pela transmissão da corrida. A locução da disputa é feita pelo locutor apelidado de Galão Bueno. O sistema de som, no entanto, recebeu o nome de “Cocoricó”.
As autoridades e a imprensa ficam em uma área reservada chamada “Ninho Vip”. O “Terreiro” é o espaço reservado para as competições paralelas como “Segura nos Trinta”, “Lançamento de Ovo”, “Ovo ao Alvo”, “Coma Seu Frango” e “O Canto do Galo”.
As campeãs da corrida deixarão suas pegadas ou patadas na “Calçada das Estrelas”, onde serão imortalizadas. No “Corredor da Pitu”, os visitantes poderão saborear, de graça, a chamada “água que galinha não bebe”.
A corrida
Para formar o grid de largada, os competidores farão quatro treinos nesta sexta-feira e neste sábado (30). As nove “máquinas voadoras” mais rápidas nas categorias galinha e galo serão posicionadas para a largada, que é feita individualmente e por ordem de tempo.
Os pilotos que usarem galinhas alugadas disputarão a corrida em uma categoria distinta. A “Revoada D’Angola” é uma competição que leva em conta a rapidez das galinhas e beleza natural. Nesta disputa, 20 galinhas são soltas em uma arena e vence quem conseguir pegar uma delas primeiro.
Na modalidade “Segura nos Trinta”, os competidores terão que pegar galinhas de Angola ou da Guiné em 30 segundos. No “Arremesso de Ovo”, o competidor tem de segurar um ovo, sem quebrá-lo, que é jogado do alto. No “Ovo ao Alvo”, o participante tem de acertar um alvo, em três tentativas.
Na competição “Coma seu Frango”, o participante tem de comer um frango assado em menos tempo. Na modalidade “Penas, Plumas e Paetês”, vence a galinha melhor fantasiada. No “Canto do Galo”, vence quem melhor imitar o galo cantando.
As premiações variam de R$ 100 a R$ 500 em dinheiro; um “Milhão”, que é um troféu simbólico; medalhas e ração.

Campanha alerta contra o preconceito aos portadores de HIV/Aids

O lançamento da campanha da ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP ), nesta manhã, na Casa da Cultura, contou com a participação dos visitantes do maior centro da Cultura e Arte Pernambucana. Com o slogan: "Como você gostaria de ser tratado se tivesse HIV? Trate as pessoas do jeito que você gostaria de ser tratado”.  A campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas a não ter preconceitos com os portadores do HIV/Aids. Durante toda a manhã, foram distribuídos preservativos, espelhos de bolso e folders para a população. A iniciativa conta com a parceria da The International Exchange (TIE) e da Agência Experimental da AESO (Inata).
A ONG possui mais de 10 anos de fundação, e é a única no nordeste que trabalha com pessoas soropositivas ao HIV. Segundo o coordenador da GTP , Wladimir Reis, “muitas pessoas morrem devido ao preconceito que sofrem, por parte dos familiares, amigos e da sociedade em geral”. Ainda segundo ele, a ideia de olhar no espelho é para que as pessoas vejam como queriam ser tratadas se fossem portadoras do HIV. Wladimir pontuou dizendo que: “o HIV não tem preconceito, quem tem preconceito somos nós”.
Para o coordenador do programa estadual DST/AIDS, François Figueiroa, a campanha é super pertinente, pois trabalha com algo muito forte na sociedade que são estigma e preconceito. “As pessoas demoram a fazer o teste por medo de serem descriminadas, quando tem o diagnostico demoram procurar por tratamento”, relatou. Em Pernambuco, desde 1983 até hoje, são 15.800 portadores do HIV. Para François, durante este período houve uma interiorização da epidemia e a heterossexualização. “Nos últimos 4 anos, cerca de 72% dos casos são de heterossexuais”, pontuou.
Entre os voluntários da ONG, está a inglesa Sarah Walsh, ela veio ao Brasil somente para participar da ONG. Mesmo participando de um programa voluntário em seu país, com jovens pobres que residem perto da igreja onde congrega, é a primeira vez que trabalha com pessoas com HIV. “Já estou voltando para a Inglaterra, e quando chegar quero trabalhar em uma ONG do mesmo segmento da GTP ”, relatou. O estudante de publicidade, Adeilson Lopes, achou a campanha maravilhosa, pois todos merecem respeito. “O fato de ter HIV não é o fim do mundo, mas uma esperança. A partir desta campanha as pessoas portadoras do vírus irão se valorizar mais”, afirmou.
A ONG GTP localiza-se na Av. Manoel Borba, 545, 1º andar, Boa Vista, Recife, PE. Fone: 3231.0905. Maiores informações no site: www.gtp.org.br

IBGE lança seleção com 224 vagas para Pernambuco

O segundo edital da seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) foi lançado hoje pela organizadora do certame, a Consulplan. Serão oferecidas 4,250 mil vagas para todo o país para agente de pesquisas e mapeamento. Destas vagas, 224 serão destinadas ao estado de Pernambuco. Para participar da seleção, é preciso possuir o ensino médio completo e ter a idade mínima de 18 anos.

A remuneração para o agente de pesquisas é de R$ 850. Segundo o edital de abertura, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Caso aprovado na seleção, o profissional vai receber também auxílio-alimentação e auxílio-transporte. E terá direito a férias e ao 13º salário.

Lagoa do Carro na era 3G

A mobilidade realmente está chegando em todos os lugares. Hoje, foi a vez de uma cidade na Zona da Mata de Pernambuco, Lagoa do Carro. Os cerca de 15 mil habitantes estão desfrutando de internet 3G devido a inauguração da Estação Rádio Base (ERB) Governador Miguel Arraes. Com a inauguração da antena, os moradores passaram a ter, além de comunicação de voz, acesso a internet pela tecnologia da Vivo.
O município é o 1500º a receber a novidade e faz parte do Plano Vivo Internet Brasil, que até 2014, pretenderá cobrir 2.832 cidades ao redor do país. Com a novidade, Lagoa do Carro passa a integrar o grupo de mais de 3,6 mil municípios que possuem acesso a internet da terceira geração da operadora. Em Pernambuco a Vivo está presente em 89 municípios, cobrindo 79,7% da população e representando 89% do PIB do estado. A operadora já investiu R$ 95,2 bilhões no país, sendo R$ 1 bilhão no Nordeste e R$ 300 millhões em Pernambuco.

Por Amanda Nóbrega
Da Redação do Diario de Pernambuco

Detran abre inscrições gratuitas para mudança ou adição de categoria

A partir da próxima segunda-feira o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) inscreve gratuitamento os motoristas habilitados interessados em mudar ou adicionar categorias às suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O procedimento pode ser feito ayté o dia 28 de agosto, pelo site http://www.detran.pe.gov.br/.
No site, os candidatos devem preencher o formulário on line e aguardar a convocação do Detran para apresentar a documentação exigida. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), os candidatos selecionados devem procurar a sede do Detran e, no interior, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
Os que desejarem se habilitar na Categoria “C” já devem estar habilitados na Categoria “B” há, no mínimo, um ano, e não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem ser reincidente em cometimento infração média nos últimos 12 meses.
Para habilitação na categoria “D”, é exigido que os candidatos sejam maiores de 21 anos e habilitados na categoria “B” há no mínimo dois anos, ou na Categoria “C”, há no mínimo um ano, e não ter cometido as infrações citadas anteriormente.
Já para quem deseja a mudança para categoria “E” deve ter no mínimo um ano na “C” ou na “D”, possuir mais de 21 anos e não ter praticado as mesmas infrações já referidas.
Só serão habilitados os candidatos que forem aprovados nos exames: psicológico, médico e prático pertinente a cada Serviço de Habilitação, e após terem cumprido a carga horária dos cursos de formação de condutores nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), necessários para a CNH solicitada.
O processo faz parte do programa CNH Popular, que emite gratuitamente o documento para a população de baixa renda. Até agora, 11.183 inscritos em 2011 já foram validados e 3.900 deles já estão com sua CNH em mãos. No total, são 9.000 vagas para mudança de categoria e 3.000 vagas para adição de categoria à CNH. Para concorrer, os candidatos devem preencher um destes requisitos: estar desempregado há mais de um ano, com renda familiar de até três salários mínimos; trabalhador com renda mensal de até dois salários mínimos; alunos da rede pública de ensino; beneficiários do Bolsa Família ou do Chapéu de Palha e ainda aqueles que, comprovadamente, nunca tiveram acesso ao mercado de trabalho.
Neste ano a capacidade de atendimento do Programa CNH Popular foi ampliada de 12 para 15 mil pessoas. Destas, um total de 80% das vagas é destinada a mudança para categorias profissionais “C”, “D” ou “E”, ou adição de categoria “A” ou “B”.