terça-feira, 26 de julho de 2011

Festa da Excelsa Padroeira Sant’Ana

Nesta terça feira (26/07/11) ocorrera no município de Bom Jardim - PE, o encerramento dos festejos em homenagem a Sant'Ana excelsa padroeira que por devoção de todos os Cristãos Católicos bonjardinenses, vem neste dia festivos elevar seus louvores a Sant'Ana e São Joaquim.
Haverá a seguinte programação:

05h00 - Alvorada e repique de sinos.
10h00 - Celebração solene da Eucaristia com a presença de Revmº Pe. Pedro.
15h30 - Celebração da Santa Missa com Exmo e Revmº Bispo Diocesano Dom Frei Severino Batista de França.
16h30 - procissão com as imagem de Sant'Ana e São Joaquim percorrendo as principais rua das cidade.

Desde já agradecemos a participação das comunidades rurais e todos os cristãos católicos bonjardinenses e de cidades vizinhas.
" Sant'Ana interceda por todos nós de Bom Jardim - PE é que o Senhor Deus santifiques e ilumine cada uma das família bonjardinenses, Amém. "

Barreira coloca motoristas e pedestres em risco em Bom Jardim

 
A barreira do pontilhão da Rua Professora Maria dos Anjos, situada após a Secretaria de Educação, está colocando em risco os motoristas e os pedestres que por ali passam diariamente. Conforme a foto, são identificados pontos de deslizamentos que se acentuam cada vez mais de acordo com a intensidade das chuvas. O perigo está no momento em que transitam ao mesmo tempo pessoas e transportes, podendo ceder a barreira com o calçamento ou até o pedestre cair no abismo que tem aproximadamente uns 10 metros. A Prefeitura Municipal nada fez além de colocar uma placa de perigo. É necessária uma ação direta e imediata por parte do Governo Municipal, isolando toda a extensão da via que causa risco para a população, como também fazer um muro de concreto e uma proteção lateral (utilizada em pontes, por
exemplo) para maior segurança em geral.

Cidade de Limoeiro terá nova data de emancipação

Amanhã, 27 de julho, o município de Limoeiro chega aos 200 anos de existência. A discussão vem à tona a partir de uma pesquisa realizada pelo poeta, advogado e professor José Barbosa de Souza.
Dr. Barbosa, como é mais conhecido, apresenta registros históricos que comprovam a criação do município. Em uma delas, o Alvará de Criação, publicado na íntegra no JORNAL DO COMMERCIO de 27.017.1961, Pg. 12; O Príncipe Regente, D. João VI, lavrou em 27 de julho de 1811 a concessão de autonomia para a criação dos municípios de Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Paudalho (Apud colleão de Legislação Portuguesa, Legislação de 1811 a 1829 Lisboa, Ano de 1825). Paudalho estará realizando uma grande festa para comemorar o bicentenário em 27 de julho.
“Pela Carta Régia de 16 de junho de 1786, Limoeiro se tornou sede distrital, entretanto o predicamento de Vila somente veio vinte e seis anos depois, quando o Desembargador da Casa de Suplicação do Brasil e Ouvidor Geral da Comarca de Olinda, Clemente Ferreira de França, em 23 de maio de 1812 nomeou as seguintes autoridades:
Juiz de Órfãos: Capitão Inácio de Melo e Silva.
Juízes Ordinários: Antônio Barbosa da Silva e Francisco Xavier Camelo Pessoa.
Porém, em igualdade com Paudalho, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão, Limoeiro teve sua independência deferida pelo Príncipe Regente em 27 de julho de 1811″, escreveu Antônio de Souza Vilaça, em seu livro Histórias que Limoeiro Conta. Portanto, no próximo dia 27, completa 200 anos de história.

“O mais certo é que Limoeiro não pode ter apenas 117 anos, como o entendimento a que se chegou em determinada época ,de que a independência ou autonomia surge com a eleição de prefeito e vereadores, sendo o acontecimento registrado em 6 de abril de 1893″, explicou o advogado.

Não fosse a pesquisa do Dr. Barbosa, o erro poderia deixar Limoeiro na contramão da história. Os municípios de Bom Jardim e Taquaritinga do Norte, antigos distritos de Limoeiro, foram dele desmembrados. “Bom Jardim tem 139 anos, Taquaritinga tem 119 anos, como pode o município que lhes deu origem ter 117 anos?”, questiona Barbosa.

“Não resta dúvida de que a autonomia (emancipação municipal) vem com o desmembramento que é a independência como município autônomo. A prova é que o Príncipe Regente a chamou de vila (quer dizer cidade no português de Portugal) e concedeu-lhe os mesmos poderes constituídos em cidades como Olinda; observem que no caso de Recife, eram vilas constituídas, assim como Igarassu, coisa a que Limoeiro veio tornar-se igual com o Alvará de D. João VI. Ou seja, a independência total com poder judiciário, legislativo, sede de câmara, cadeia, pelourinho, e o mais importante, distritos, coisa que só os municípios constituídos têm”, argumentou.

A descoberta originou-se a partir da criteriosidade do Dr. Barbosa em pesquisar a história de Limoeiro, cidade que não cansa de repetir que ama, pois considera que “Limoeiro é o palco de minha vida”, emociona-se. Em prova desse afeto, compôs o hino do município, uma verdadeira carta de amor:

folha de limoeiro

Familiares organizam funeral privado para Amy Winehouse

Os familiares e amigos da cantora Amy Winehouse, falecida no sábado passado aos 27 anos, preparavam um funeral particular para nesta terça-feira, que terá a participação apenas dos parentes e amigos mais íntimos, segundo o porta-voz dos Winehouse, que se negou a revelar hora e local.
A necropsia realizada na véspera foi inconclusiva quanto às causas da morte, no entanto a polícia não trata o caso como morte suspeita.
Também teve início uma investigação que permitiu que o corpo fosse entregue logo à família. Tradicionalmente, os funerais judaicos são realizados o mais rápido possível.
Os pais da cantora, Mitch e Janis Winehouse, identificaram formalmente seus restos na segunda, antes de ir à casa da filha, em Camden, onde seus fãs colocaram flores, mensagens, velas, garrafas de vodka, latas de cerveja e ursos de pelúcia.
O namorado da cantora, Reg Traviss, também visitou o lugar e, em sua primeira declaração pública desde a morte de Amy, afirmou ao jornal The Sun nesta terça: "Os últimos três dias foram um inferno. Sofremos uma perda terrível e prematura e agora queremos tranquilidade. Não posso descrever o que estou vivendo e quero agradecer muito a todas as pessoas que apresentaram suas condolências e que estão de luto pela perda de Amy, uma pessoa tão bonita, brilhante, meu querido amor".
Winehouse namorou com Travis durante dois anos, depois de seu divórcio de Blake Fielder-Civil , em julho de 2009. Seu casamento de dois anos foi tempestuoso, e ele passou boa parte dessa época atrás das grades por agredir o dono de um bar.
A necropsia realizada na segunda-feira não permitiu estabelecer no momento a causa da morte da "diva trash do soul". Os resultados dos exames toxicológicos também ordenados não serão divulgados antes de duas ou quatro semanas.
Mitch e Janis Winehouse agradeceram aos diversos fãs desconsolados, que junto a muitos jornalistas, reuniram-se na frente da casa da cantora em Camden Square, norte de Londres. O mesmo local onde seu corpo foi encontrado no sábado pelo segurança, ao qual ela mesma tinha dito, cerca de seis horas antes, que precisava dormir.
"Obrigada por vir. Isso significa muito para nossa família", disse com a voz embargada o pai de Winehouse, que retornou de Nova York após saber da notícia da morte de sua filha no sábado. Quase não conseguia falar por conta da emoção, e foi consolado pelos fãs da cantora.
Winehouse, de 27 anos, era muito ligada ao pai, um admirador de jazz que transmitiu a ela seu amor pela música.
"A presença de vocês faz com que tudo seja mais suportável para nós", acrescentou. "Amy era amor. Sua vida inteira estava dedicada a sua família e seus amigos". "Estamos desconsolados e não sei o que dizer", afirmou ainda.
Janis Winehouse chorou muito enquanto observava os presentes deixados para sua filha, os quais fotografou com seu celular.
Reconhecida por sua voz e seu penteado particular, Amy Winehouse era considerada uma das melhores cantoras britânicas de todos os tempos, mas seu vício em álcool e drogas prejudicou seu talento.
Seu primeiro álbum, "Frank", publicado em 2003, foi sucesso em seu país; o segundo e último, "Back to Black ", de 2006, que continua o single "Rehab", a levou para a fama mundial e lhe valeu cinco prêmios Grammy.
As vendas de discos de Amy Winehouse no Reino Unido subiram fortemente após sua morte. Foram multiplicadas por 37 neste fim de semana, segundo cifras da indústria fonográfica.

Samu passa a contar com helicóptero para resgate aeromédico

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano, sediado no Recife, passa a contar, a partir da manhã desta terça-feira (26), com os serviços de mais três ambulâncias (sendo duas de suporte básico e uma UTI) e um helicóptero para resgates aeromédicos. Já o Samu de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai receber mais uma ambulância de suporte básico. A cerimônia de entrega das unidades acontece na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.
“A entrega de mais um helicóptero é um reforço muito importante para o Samu Metropolitano, que vai poder dobrar o número de resgates aéreos. Este tipo de veículo consegue chegar a lugares de difícil acesso, em que as ambulâncias encontram dificuldade. Além disso, a rapidez deste tipo de resgate, dependendo da gravidade do paciente, faz a diferença entre a vida e a morte”, salientou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, que participa da entrega junto com com Wilson Damázio, secretário de Defesa Social, e Gustavo Couto, secretário de saúde do Recife.

Atualmente, o Samu Metropolitano conta com um helicóptero, que realiza, em média, 40 remoções por mês, em um raio de 300 quilômetros. Com a aquisição da nova aeronave, a previsão é de que o serviço passe a fazer cerca de 80 resgates mensais. O Samu possui, ainda, 74 ambulâncias, sendo 62 básicas e 12 UTIs, e 11 motolâncias. Já o Samu de Caruaru possui 22 ambulâncias básicas, 2 de suporte avançado (UTI) e 1 motolância.

Cada unidade de suporte básico representa um investimento de R$ 110 mil em sua compra, com a atuação de um técnico de enfermagem e um condutor a cada plantão de 12h. Já as UTIs custam R$ 150 mil e contam com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. No caso dos helicópteros, a equipe é formada por piloto, médico, enfermeiro e tripulante operacional, e o custo de compra é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Auxiliar de enfermagem é presa com 27 caixas de remédio controlado

Reprodução / Polícia FederalReprodução / Polícia FederalReprodução / Polícia FederalA auxiliar de enfermagem Irene Santana da Silva (foto 1), 58 anos, foi presa em Caruaru, no Agreste pernambucano, com 27 caixas – ao todo, 810 comprimidos – do medicamento Artane, que, segundo a Polícia Federal (PF), é utilizado para aplicação do golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” – colocado na bebida da vítima, o remédio faz com que a pessoa durma e se torne mais fácil roubá-la. A PF informou que o medicamento foi comprado com receitas falsas.

Além dos comprimidos, os agentes federais apreenderam ainda onze receitas falsas para medicamentos de controle especial. Irene da Silva disse, em depoimento, que recebeu a proposta para comprar os remédios em Caruaru e entregá-los em João Pessoa (PB), e que ganharia R$ 1 mil por isso. O flagrante aconteceu no último sábado (23).

“Ela falou que tem 10 filhos e 20 netos e estava passando por uma situação financeira difícil, então para ganhar algum dinheiro ela resolveu pegar esse trabalho de um homem que ela não revela o nome, contratou um taxista, foi para Caruaru e, em três farmácias de lá, usando um receituário falso, comprou os 810 comprimidos. Quando voltasse para João Pessoa, ela entregaria para esse homem”, afirma o chefe de Comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro.

A Polícia Federal informou que a suspeita já tinha sido presa em flagrante no dia 30 de junho deste ano, também pela compra com receitas falsificadas de comprimidos controlados. O caso aconteceu na capital paraibana. Quando estava no presídio, ela sofreu um acidente vascular cerebral e foi liberada. Irene da Silva estava em liberdade havia oito dias.

De acordo com a PF, ela foi presa quando saía de uma farmácia. Irene da Silva foi autuada por tráfico de entorpecentes, falsidade ideológica e uso de documento falso; se condenada, poderá pegar penas que variam de 5 a 25 anos de prisão. Ela está detida no Presídio Feminino de Buíque.

PE: Estreia de Cardinot eleva audiência da TV Clube/Band

A estreia de Cardinot na TV Clube, afiliada da Band em Pernambuco, foi ao ar na tarde desta segunda (25) e elevou os índices de audiência da emissora na hora do almoço.

Cardinot em sua estreia na TV Clube: noticiário eleva em 700% audiência da afiliada da Band
Reprodução

À frente do "Cardinot Aqui na Clube", Cardinot, em seu primeiro dia, teve média de 7 pontos com picos de 10. O índice representa um aumento de até 700% em relação à antiga grade de programação do canal, cujos índices oscilavam entre 1 e 2 pontos. No último minuto de exibição do jornalístico, a TV Clube chegou a se posicionar na vice-liderança com 10 pontos ante 9,5 da Globo e 9 da TV Tribuna/Record e ficou atrás apenas da TV Jornal/SBT, que tinha 11 pontos neste instante.

Apesar do bom desempenho e de ter disputado com os policialescos da TV Jornal e Tribuna, a estreia de Cardinot fechou em quarto lugar na média geral. A Globo manteve a liderança, com 12,5 pontos, seguida pela TV Jornal, com 10, e pela TV Tribuna, com 9.

Esses índices são prévios e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores do Recife e da região metropolitana. Dados consolidados podem variar para mais ou para menos.
 

Pernambuco Nação Cultural celebra a diversidade do Sertão do Pajeú

Até 31 de julho, a caravana do Pernambuco Nação Cultural (FPNC) leva ao Sertão do Pajeú uma programação variada que engloba atividades artístico-culturais e de formação. O evento terá como polo a cidade de Triunfo, que realiza pela 53ª edição a Festa dos Estudantes. O festival também chega a seis municípios do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Serra Talhada, São José do Egito, Tuparetama e no distrito de Jericó.

A proposta do Pernambuco Nação Cultural é oferecer uma programação que valorize as tradições culturais da região ao mesmo tempo em que são apresentados novos artistas e formatos. Na edição do Sertão Central, além dos shows que acontecerão em Triunfo, serão realizadas apresentações de artes cênicas, plásticas, fotografia, dança, teatro, audiovisual, entre outras linguagens.

O foco na produção artística do Pajeú será ampliado, ainda, pelo Festival de Cinema de Triunfo, que acontecerá de 15 a 20 de agosto, com mostras competitivas de longas e curtas nacionais. O Festival de Cinema, no mesmo período, promoverá  o 3º Encontro de Cineclubles de Pernambuco, e o 2º Seminário Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste. Em torno de R$ 1,2 milhões estão sendo investidos nas ações do Festival.

Programação Completa do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Pajeú | Clique no ícone ao lado e confira a programação completa do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Pajeú

SHOWS
Nomes consagrados e revelações da MPB, além de artistas regionais, subirão ao palco montado na Praça de Eventos em Triunfo, em comemoração a 53ª Festa dos Estudantes.

A segunda-feira (25) da Festa dos Estudantes reserva espaço para música instrumental e autoral contemporânea, com mais três grupos pernambucanos: Wassab, Estuário e A Trombonada. A noite da terça será dedicada ao samba com as apresentações de Karina Spinelli (foto 1), Belo Xis (foto 2) e a Galeria do Ritmo. Na quarta (27), as bandas Kerigma e 4 por 1 ocupam o palco.

Na quinta-feira (28), a animação segue com o pop da banda Fabrício e Os Templários e o forró do cantor Assisão. Para encerrar a noite, o cantor Frejat cantará seus maiores sucessos. Na sexta (29), a produção mais urbana e moderna da música brasileira se fará presente com os cantores Criolo, rapper paulista, e o cantor China (foto 3).

A abertura fica por conta de Ambrosino Martins e Radiola Serra Alta e o fechamento da noite pelo forrozeiro Geraldinho Lins (foto 4). O festival termina ao som do melhor do forró pé-de-serra, com os grupos Junior e Forró Mió, Bia Marinho, Trio Nordestino e Maciel Melo (foto 5). As apresentações começam a partir das 21h e têm acesso gratuito.

DESCENTRALIZADO
A música também será representada em outros eventos do Festival Pernambuco Nação Cultural Sertão do Pajeú. Carnaíba receberá, no dia 26, apresentações de Bandas Filarmônicas com a participação dos grupos Filarmônica Santo Antônio, Filarmônica Maestro Israel Gomes e Banda Musical Isaías Lima.

O evento acontece a partir 19h, na Praça de Eventos da cidade. Em Serra Talhada, no dia 29, o Encontro de Bandas de Garagem levará o som alternativo dos grupos Kaêra, Dopamina, Banda No Sense, Metal Mílicia, Andranjos e Combo Percussivo para pátio da antiga Estação Ferroviária. Antes dos shows, o público confere a palestra Estratégias para construção de carreira musical, ministrada por Gilmar Bola 8, da Nação Zumbi.

O município de São José do Egito, no dia 28 de julho, a partir das 20h, recebe o Quintal da Cantoria. Diversos cantadores irão se reunir no Marcelo’s Bar para pelejas cantadas.

Em Tabira, no dia 26, o festival Nação Cultural promove, na praça Gonçalo Gomes, a partir das 20h, apresentação de grupos de samba de coco. No dia 27, também em Tabira, a escola estadual Alves Cavalcanti recebe um encontro literário com poetas e repentistas. A cidade de Flores, no dia 31, numa promoção da Secretaria de Educação, realiza a 3ª Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras.

Em Carnaíba, a valorização das tradições está devidamente representada na grade de programação das apresentações de grupos de cultura popular. Na quinta (28), o Quilombo Eufrasino José da Silva sediará o Encontro Cultural das Comunidades Quilombolas do Sertão do Pajeú.

O encontro será uma grande celebração da cultura dos povos quilombolas com apresentações, debates e troca de experiências. Em Serra Talhada, na mesma data, os grupos de Xaxado: Bandoleiros de Solidão, Luiz Pedro, Renascer do Sertão e Cabras de Lampião se apresentarão no pátio da antiga Estação Ferroviária, a partir das 19h.

Em Triunfo um dos destaques será o Encontro de Bonequeiras, promovido em parceria com o Sesc, e que acontece na quinta (28), na Escola Escola São Vicente.

AUDIOVISUAL
Além da música e das manifestações da cultura popular, o FPNC do Sertão do Pajeú contempla ações de audiovisual, com a realização da Mostra Curtas do Imaginário. O evento acontece em Afogados da Ingazeira nos dias 26 e 27, a partir das 19h, no Cine São José.
A fotografia será representada por quatro mostras.

A exposição “Um olhar sobre os Pontos de Cultura de Pernambuco” fica em cartaz de 25 a 30 de julho, no Centro Cultural Padre Ibiapina; “Fonofotografia” acontece de 25 a 30 de julho; “Varal Fotográfico”, resultado do 3º Prêmio Pernambuco Nação Cultural com o tema “Cidades: paisagens contemporâneas”, fica de 23 a 30 de julho, na Praça de Eventos.

A visitação do acervo fotográfico da cidade de Triunfo - Diana Rodrigues Lopes está em cartaz de sexta a sábado, 25 a 30 de julho, na avenida Prof. Pompylio Wanderley, 20, no Centro.