terça-feira, 12 de julho de 2011

Atrações confirmadas para festa de emancipação do Bom Jardim-PE

Dia 19 de julho em Bom Jardim-PE

Bandas de Forró








As informações foram anunciadas pelo Diretor de Cultura do município.
Blog Bom Dia Bom Jardim

EREM Dr. Mota Silveira nas comemorações da Emancipação Política do Bom Jardim

BOM JARDIM, 140 ANOS - Com muito brilho, musicalidade e alegria as ruas de Bom Jardim-PE, foram palco para o desfile de homenagens da Banda Marcial da EREM Dr. Mota Silveira, na manhã de hoje, 12 de julho de 2011.






Blog  do Professor Edgar
O Novo e O Velho
Hoje (12-07-11) - às 8:00 - Ginásio 19 de Julho



Vejam algumas fotos:
 
Fotos de Lúcio Mário

Pelada da Comunidade

Vejam as fotos



Fotos: Lúcio Mário

Beira Mar de Olinda interditada por mais meia hora para exercícios

A partir desta quarta-feira, os moradores de Olinda que praticam esportes na beira-mar vão contar com mais tempo para se exercitar com segurança ao longo da avenida Ministro Marcos Freire.  A prefeitura vai ampliar o horário de bloqueio da via em meia hora. 
Com a medida, a avenida fica fechada para os carros das 5h às 7h30 da manhã. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é estendido até às 8h da manhã. 
O bloqueio começa na altura da Praça 12 de Março, no bairro do Carmo, e segue até a Rua Tertuliano Francisco Feitosa, em Casa Caiada.

Jaboatão cobra licença para realizar obras de contenção ao avanço do mar

O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes e o secretário de Meio Ambiente do município, Hermírio Rego, participam de reunião hoje na sede da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH). O objetivo da visita é a cobrança de mais agilidade na emissão da licença ambiental para realização das obras de contenção do avanço do mar e engorda da faixa de areia.
O litoral do município de Jaboatão dos Guararapes será o primeiro a ter o plano de combate à erosão marinha concluído. Ele é um dos quatro municípios que estão sendo contemplados com o projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a recuperação das praias do Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão.
Para fazer a regeneração das praias de Piedade e Candeias, uma das alternativas apontadas pela  Coastal Planning , empresa norte-americana à frente dos projetos, é readequar o quebramar de Piedade construído, sem nenhum estudo técnico, na década de 1980. Uma das propostas é realizar cinco cortes na estrutura para permitir a passagem dos sedimentos até a areia da praia. A engorda prevista para o trecho crítico de 5,3 quilômetros é de 776 metros cúbicos de areia.
As obras prometem alívio para os moradores das residências mais próximas da beira-mar que, nos últimos anos, clamavam por medidas do poder público para reorganização da orla marítima. Entre as alterações estruturais estão o engordamento da faixa de areia das praias e construção dos espigões que funcionam como quebra-mares

Governo anuncia Pacto pela Educação para o Estado

Eleição para diretores das escolas, reforço nas equipes pedagógicas e avaliações semestrais de português e matemática em todas as séries dos ensinos fundamental e médio. Essas são algumas das ações que o governo do Estado vai implantar no Pacto pela Educação, programa previsto para ser lançado até o início de agosto. O objetivo, conforme o governador Eduardo Campos, é melhorar a educação pública do Estado. Em 2007, Pernambuco ficou em penúltimo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries finais do ensino fundamental, com 2,9 pontos, ganhando no País apenas para Alagoas (2,7). A escala vai de 0 a 10. Dois anos depois, em 2009, o índice pernambucano subiu para 3,4, mas ainda continuou baixo.
"Nossa prioridade é a educação. Não é prioridade no discurso, mas no orçamento. Passamos de R$ 1,3 bilhão para R$ 2,9 bilhões por ano em investimentos na educação. Queremos que Pernambuco tenha os melhores indicadores educacionais do Brasil", ressaltou o governador, nesta segunda-feira (11), durante premiação dos municípios que tiveram as maiores notas no Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco (Idepe).
Lei mais na edição desta terça-feira (12) Jornal do Commercio

Mais chuvas e transtornos no Recife


Água cobre toda a pista da Avenida Mascarenha de Moraes, na Zona Sul / Foto: Reprodução do Twitter
Água cobre toda a pista da Avenida Mascarenha de Moraes, na Zona Sul

A chuva forte voltou a castigar o Recife nesta terça-feira (12). Junto com ela, os mesmos transtornos dos últimos dias chuvosos. Motoristas dependendo de vias alagadas, esburacadas, sem presença da administração pública e, logo, engarrafadas. Passageiros de ônibus espremendo-se no pouco espaço das cobertas das paradas. Pedestres aventurando-se em ruas que transbordam água e sofrendo com a falta de educação de alguns condutores que passam pelos pontos de alagamento sem pena de molhar quem está do lado de fora do veículo.
» Veja a situação na Avenida Agamenon Magalhães, na área central, uma das principais artérias da cidade:


O empresário Leonardo Dias, de 28 anos, geralmente, chega ao trabalho às 7h. Mas, às 9h10 desta terça (12), ele ainda estava num estabelecimento comercial do bairro dos Aflitos, na Zona Norte, esperando a chuva passar para ir ao Curado, na Zona Oeste, onde funciona sua loja. "Meu carro está na oficina, então peguei uma moto da empresa e estou sem capa de chuva. Eu moro na Encruzilhada, então tive que parar e estou esperando a chuva passar para seguir", lamentou.

O mesmo problema enfrentou o funcionário público Nilson Rapouso, 54. Ele reside na Rua Amapá, no Espinheiro, também na Zona Norte, e trabalha na Avenida Rosa e Silva. Os cinco minutos que ele costuma levar para ir andando ao emprego transformou-se em mais de uma hora nesta terça (12). Às 9h30, ele ainda estava num posto de combustível, esperando a trégua da chuva.
»Veja o o depoimento de Nilson Rapouso:

Na rede social Twitter, internautas informam outros pontos de alagamento, que estão deixando o trânsito lento nesta manhã: Cais de Santa Rita, BR-101, avenidas Cruz Cabugá e Mascarenha de Moraes, além das ruas Capitão Temido, Imperial.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça (12) no Recife, é de tempo nublado com chuva e períodos de melhoria. A temperatura na capital varia entre 28°C e 21°C. Ou seja, a volta para casa promete ser o mesmo caos.
De acordo com o órgão, entre os dias 1º e 11 de julho já choveu 141 mm na capital pernambucana. A média mensal é de 388mm, isto é, ainda deve cair muita água.

OUTRAS REGIÕES - Nas outras regiões pernambucanas a previsão do Inmet também é de tempo nublado com chuva. Pode haver períodos de melhoria no litoral, na Zona da Mata e no Agreste. No Sertão do Pajeú, há possibilidade de chuva. A tempertaura fica estável, com máxima de 31°C e mínima de 15°C.

No Agreste, a previsão é de temperatura estável, variando de 27°C a 17°C. Na Zona da Mata, os termômetros marcam entre 28°C a 21°C. Já no Sertão do Agreste do Pajeú, a variação é de 30°C a 15°C. Para o Sertão do São Francisco e do Araripe, o instituto prevê temperaturas entre 31°C e 20°C.
Confira vídeo em instantes
A repórter da Rádio Jornal, Karoline Fernandes, esteve no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, onde também há vários pontos de alagamento. Confira entrevista com moradores da região:

Homem preso acusado de tentativa de estupro em Carpina

Um homem foi preso acusado de tentar estuprar a enteada, de 3 anos, e uma menor de 14, no município de Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, na madrugada da última segunda-feira (11). De acordo com a polícia, Renato Antônio dos Santos Cavalcanti, 29, estava bêbado quando tentou praticar o crime e também no momento da prisão.

Segundo a mãe da criança mais nova, e companheira do acusado, todos dormem no mesmo quarto e Renato teria tentado praticar o crime enquanto elas dormiam. Em depoimento, a menor de 14 anos disse sentir quando o homem tentava buliná-la e que, ao acordar, ele fugiu de casa.

Pela manhã, prestaram queixa contra o acusado, que foi capturado ainda bêbado. Renato não confessou o crime, mas por conta da riqueza de detalhes do depoimento da menor, foi atuado em flagrante por estrupro de vulnerável.

O acusado está no Presídio de Lagoa do Carro, no Agreste, onde ficará à disposição da justiça.