terça-feira, 5 de julho de 2011

Começou o Férias com Cristo

O grupo de Oração Linguas de Fogo organiza o III Férias com Cristo, que começou ontem na Igreja Matriz de Santana, aqui em Bom Jardim.


Já na primeira noite grande público esteve presente e a animação foi total.

O grupo Trilha da cidade do Limoeiro esteve presente e apresentou uma peça teatral e momentos de reflexão.

Hoje, terça (05-07-11), tem:
Tema: Curai-me Senhor com as tuas Chagas de Amor.
Animação: Grupo Cristo é Vida – Surubim
Pregação e Oração: Iranildo
Testemunho: Edilene Iracema
Apresentação Musical: Mak, Maninho e Jeová


Fonte:Cidade de Bom Jardim

Operação Tapa Buracos

Depois de atender a zona rural, onde vivem 60% da população do nosso município, a PMBJ começou a tapar os buracos das entradas da cidade e da estrada do Bonfim.
Fonte: Blog Cidade de Bom Jardim

Vereador Walter Borges

Festa de Comemoração dos 25 anos de vida politica do Vereador Walter Borges do Municipio de Casinhas no último domingo dia 03/07/2011.


Presença do Padre Antônio Maria, do Governador Eduardo Campos e do Prefeito João Lira e também o batizado e aniversário de Joana Sofia, filha de Walter Borges.


Governador Eduardo Campos e Prefeito João Lira na tarde deste domingo 03-06-11

Pe. Antônio Maria e Prefeito João Lira


Convite da Pelada da comunidade de Bom Jardim-PE

Convite
Comprimento cordialmente, gostariamos de lhe convidar para participar da PELADA DA COMUNIDADE DE BOM JARDIM, que contecerá no dia 11 de julho do corrente ano, a partir das 20h00min, no Ginásio Poliesportivo Dr. Oswaldo Lima Filho.
Informamos que haverá uma concentração na praça São Sebatião, a qual se deslocará as 19h00min, com destino ao local das partidas. Essa caminhada será acompanhada por Paredão Sonoro( Som AUTOMOTIVOS), que animará o público presente.
Essa iniciativa tem como objetivo principalmente estimular à prática da Saúde, Esporte e Lazer.
SUA PRESENÇA É INDISPENSÁLVEL!!!
VAI SER SHOW DE BOLA!!
Atenciosamente: Equipe Organizadora
Fonte: Bom dia Bom Jardim

Patrocínio de escola de samba que homenageia Luiz Gonzaga deve vir da iniciativa privada

Por Ana Laura Farias, do Blog de Jamildo
O Governo de Pernambuco ainda não fechou a negociação financeira com a escola de samba carioca Unidos da Tijuca, sobre Luiz Gonzaga. O Maranhão já liberou cerca de R$ 8 milhões para a escola Beija-Flor. O gasto médio dos desfiles da Unidos da Tijuca é de R$ 12 milhões.

O diretor de comunicação da escola de samba, Bruno Tenório, garante que a captação de recursos vai ser feita integralmente com a iniciativa privada, inclusive com empresas locais, ainda sob negociação. A escola preferiu não revelar os nomes.

A Unidos da Tijuca vai ter um novo encontro com o governador Eduardo Campos, ainda sem data marcada.

O enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o rei Luiz do Sertão" vai ser feito pelo carnavalesco Paulo Barros e apresentado no carnaval de 2012."Nós queremos lançar esse novo olhar para a cultura pernambucana", diz Paulo.

Antes disso, a escola vai promover ações de divulgação, como um show no Mrco Zero, no dia 13 de dezembro e uma apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com cerca de 40 integrantes.

O desfile conta com apoio institucional da Empetur, que faz intermédio da escola com a iniciativa privada e os produtores locais, para as apresentações em Pernambuco.
A Escola Unidos da Tijuca vai participar de encontros com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como o professor José Mário Austregésilo, autor do livro "Luiz Gonzaga: o Homem, Sua Terra e Sua Gente".

Os integrantes visitam também o Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste. Na sexta-feira (8), visitam a Oficina Brennand. Paulo Barros vai embora de Pernambuco no próximo sábado (9).

Esta deve ser a última visita feita pelo carnavalesco antes do desfile. Já a equipe técnica da escola de samba deve vir ao Recife ao menos uma vez por més, até o fim de 2011.

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos comercializados durante o FIG

Equipes estarão fiscalizando todos os pontos de venda para verificar acondicionamento dos alimentos
Equipes estarão fiscalizando todos os pontos de venda para
 verificar acondicionamento dos alimentos
Foto: divulgação
A Vigilância Sanitária de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, está preparada uma operação de fiscalização durante o 21º Festival de Inverno que acontece no período de 14 a 23 de julho.
O objetivo é proteger a saúde da população, aperfeiçoar as ações de controle sanitário e proporcionar a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos alimentos vendidos na festa.
O Órgão Municipal irá fiscalizar hotéis, bares, restaurantes, quiosques, supermercados, barracas e camarotes, como forma de garantir um consumo saudável de alimentos entre os participantes do evento.
Data da validade, acondicionamento e manipulação dos produtos, além da inspeção da qualidade da água utilizada, serão fatores preponderantes para o bom funcionamento gastronômico desses espaços e itens a serem observados pelos profissionais da Prefeitura de Garanhuns.
O ambiente que não estiver de acordo com as normas da Vigilância Sanitária poderá ser notificado, ter a mercadoria recolhida, podendo inclusive ser retirado do espaço de comercialização, em caso de resistência.

Polícia Federal identifica falso médico que atendia no Hospital Regional de Caruaru

Um operação realizada pela Polícia Federal em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) na noite dessa segunda-feira (4) chegou até o nome de Leonardo de Moura Cintra, de 36 anos, acusado de se passar por médico no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, a principal emergência pública  da região.
As suspeitas sobre a formação profissional de Cintra surgiram após o Departamento de Recursos Humanos do Regional em Caruaru solicitar documentos ao falso médico para atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), sistema de informações do Ministério da Saúde.
Em nota oficial, o Cremepe informou que o nome de Leonardo de Moura - que usava o número de registro no Cremepe de uma médica cardiologista que atua no Recife - constava na escala de plantonistas do HRA e também trabalhava no hospital Prontolinda, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
''Além de fraudar o CRM e outros documentos, ele não gerou suspeitas por parte dos colegas de profissão. Ele possuía habilidades como cirurgião e, nesse período em que atuou pelo Regional do Agreste, não foram registrados erros médicos ou cirurgias que resultassem em óbitos ou sequelas para os pacientes'', explica o diretor-geral do hospital, José Bezerra.
Ainda de acordo com as equipes do Cremepe e da PF, apesar de não ter concluído o curso de medicina, Leonardo atuava no Estado desde 2001 como cirurgião-geral. Um inquérito será aberto na delegacia da PF de Caruaru.
Várias cópias de documentos foram apreendidas no HRA, como ficha funcional, ordens bancárias de pagamento de salário emitidos pela secretaria da Fazenda (Sefaz), fichas de frequência funcional e um prontuário de paciente operado por ele. Até o momento, a polícia não localizou o acusado.
Este é o segundo caso de exercício ilegal identificado em apenas quatro dias por uma ação conjunta Cremepe/PF. Na última sexta-feira (1º), uma mulher foi presa em flagrante em Caetés, no Agreste, usando o registro do Cremepe de outra pessoa e sem diploma médico reconhecido pelo Ministério da Educação.

Homem é preso com drogas e dinamites em Garanhuns

Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco,  prenderam no início da tarde desta terça-feira (5), Anderson Max Novíssimo Ferraz de 26 anos.
Ele foi preso quando tentava comercializar crack na comunidade Batalha do Tuití em Garanhuns. Com o acusado, a polícia encontrou 61 pedras de crack, 27 dinamites e uma balança de precisão.
A prisão foi resultado de um trabalho de investigação do Serviço de Inteligência do 9º BPM.

Santa Cruz fica uma semana distante da torcida

O amistoso do Santa Cruz contra o campinense, que estava marcado para o domingo (10) foi cancelado. A equipe paraibana desistiu do jogo porque o Tricolor se recusou a disputar a partida na Paraíba por conta da chuva.

A direção coral corre atrás agora de outro adversário para enfrentar no Arruda no próximo fim de semana. Mas, até lá, o elenco vai ficar longe de casa esta semana. O time embarcou nesta terça-feira (05) para uma pré-temporada na cidade de Cupira, no Agreste.

Serão apenas oito dias. Assim como aconteceu no Campeonato Pernambucano, para a Série D o Santa Cruz vai fazer também uma temporada de preparação longe do Arruda. No começo do ano, a pré-temporada do tricolor foi em Chã Grande, no Agreste. Iniciativa que deu sorte, afinal o título estadual foi para o Arruda.

Agora o destino será outro: o Santa vai para Cupira, um pequeno município do Agreste pernambucano. Tem pouco mais de 23 mil moradores e fica a 173 quilômetros do Recife. Para chegar lá, o caminho é pela BR-232 até caruaru. Depois entra na BR-104.

A torcida vai ficar com saudades de acompanhar a movimentação do time, mas sabe que o período será importante. “A gente sabe que esse sacrifício aí vai ser válido, que a gente sabe que o Santa Cruz vai sair dessa quarta divisão este ano”, disse o torcedor Mateus Felipe Pereira da Silva.

E o discurso da torcida e dos jogadores está bem afinado. “Gostar, a gente não gosta, mas faz parte do futebol. Como o professor Zé mesmo fala: vale a pena o sacrifício porque a gente está representando uma grande nação. Para nós isso é importante. Temos que fazer o nosso trabalho muito bem feito para que a gente possa voltar no sábado”, explicou Jeovânio (foto).

Para o técnico Zé Teodoro, o momento agora é de unir ainda mais o grupo para o desafio, cada vez mais próximo, chamado Série D. “A gente vai para lá porque é uma cidade que deu condições. Nós vamos conviver mais, relacionar...viver...e se conhecer mais ainda e trabalhar. O intuito é de botar a equipe no ponto, de entrosar cada vez mais e de chegar aqui com o comportamento do time que vai jogar sempre para vencer, que vai ter atitude e vai se impor."

Greve dos médicos da rede municipal tem 80% de adesão

Cerca de 80% dos 1.500 médicos vinculados à Prefeitura do Recife aderiram hoje à paralisação de 24 horas realizada hoje pela categoria. A avaliação é do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), que realiza, no início desta tarde, uma reunião na sede da entidade, na avenida João de Barros, para avaliar o movimento.
Ainda de acordo com o Simepe, a greve atingiu os Postos de Saúde da Família e os ambulatórios, mas manteve os serviços de emergência. Entre os PSFs mais afetados estão os de Brasília Teimosa, Campina do Barreto, Vila União e Ipsep.
No início da manhã os grevistas se concentraram na sede do sindicato e de lá seguiram em comissões para visitar diversas policlínicas da rede municipal de saúde. A greve foi aprovada na semana passada durante a assembleia geral da categoria, realizada no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), bairro da Boa Vista. Durante a plenária, os médicos criticaram o não cumprimento de vários itens do Termo de Compromisso para a valorização do trabalho médico, assinado em 12/06/09, com as entidades médicas (Simepe e Cremepe).

Amanhã acontece nova rodada de negociação com a secretaria municipal de saúde.
A próxima assembleia da categoria será na quinta-feira, dia 7 de julho, às 14h, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), para definição dos rumos do movimento.
Com informações do repórter Ciro Guimarães, da TV Clube

Duas faculdades não aprovaram nenhum aluno no exame da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira a lista das 90 entre as 610 faculdades cujos estudantes de Direito participaram da última edição do Exame de Ordem, mas não tiveram nenhum candidato aprovado após as duas etapas do exame. Duas instituições de Pernambuco estão na lista: a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (Facig) e a Faculdade de Olinda (FOCCA).
A entidade informou que vai encaminhar ainda nesta terça-feira a relação das faculdades ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Com isso, a OAB pretende pedir ao ministro que tais faculdades sejam colocadas em regime de supervisão. Desta forma, estas instituições deverão cumprir algumas metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), para não serem penalizadas com redução de vagas, suspensão de cursos ou até mesmo o fechamento do curso.
Para o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, algumas instituições tem cometido “um verdadeiro estelionato educacional” com estudantes que acreditam estar recebendo uma boa educação. "O descompasso na qualidade do ensino contribui para desmerecimento das profissões jurídicas como um todo."
Atualmente, o MEC monitora faculdades que tiveram nota baixa no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Nesses casos o ministério estabelece metas a serem cumpridas sob pena de redução de vagas, suspensão e até fechamento de cursos.
Em junho, o MEC anunciou o fechamento de quase 11 mil vagas em 136 cursos de direito que apresentaram resultado insatisfatório no conceito preliminar de curso - o índice considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infra-estrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens. Mas, no mesmo mês, O MEC autorizou a abertura de mais dez cursos de Direito no país. O que gerou a abertura de mais 1.360 vagas em instituições de ensino superior. De acordo com o último Censo da Educação Superior, mais de 650 mil estudantes estão matriculados em mais de 1 mil cursos de direito registrados no MEC.
O presidente da OAB disse que estuda a possibilidade de questionar na Justiça as aprovações de novos cursos feitas pelo Conselho Nacional de Educação “Não podemos conceber que o Conselho Nacional de Educação, fugindo dos parâmentos técnicos, autorize novas vagas”, afirmou.
Com relação às críticas de candidatos à dificuldade do exame, Cavalcante disse que não há reserva de mercado. “A OAB vive exclusivamente da contribuição dos integrantes. Os advogados pagam anuidade. Se tivéssemos dois milhões, teria recursos para desenvolver atividades bem maiores. Temos 700 mil advogados. Para a OAB, seria confortável. Nossa preocupação não se mede pelo número, mas pela qualidade”, disse.
Em março deste ano, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rejeitou a proposta que acaba com exame da OAB. Em seu parecer, o relator da matéria, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), argumentou que a aprovação da proposta iria impedir que diplomados em cursos de graduação sejam submetidos a avaliações ou registros profissionais. A matéria, agora, será examinada em plenário.
Reprovação - A prova realizada em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas.

A próxima está marcada para 17 de julho. A segunda fase está prevista para 21 de agosto. Os resultados serão divulgados em 13 de setembro.
Da Agência O Globo

Portas fechadas para Carlinhos Bala em Pernambuco

Chegou ao fim mais um ciclo do atacante Carlinhos Bala em um dos três grandes de Pernambuco. Dispensado pelo Sport, o jogador parece estar encerrando, também, o tempo de reinado no futebol local. Assim que a notícia da saída do atleta foi divulgada, Náutico e Santa Cruz, seus ex-clubes no estado, trataram de negar, veementemente, a possibilidade de contratá-lo, antes mesmo que qualquer especulação surgisse.

Com cinco jogos disputados, Bala ainda pode atuar por outras equipes na própria Série B do Brasileiro. Logo após o anúncio da dispensa, a imprensa de Santa Catarina procurou saber sobre a possibilidade de uma transferência para o Avaí. O time, porém, é dirigido por Alexandre Gallo, responsável pelo pedido de dispensa dele no Náutico, em 2010.

A diretoria do Náutico descartou a contratação de Bala. Assim como descartou a vinda de Geraldo. A prioridade, segundo os alvirrubros, é pagar os salários do atual elenco, e não trazer reforços. No Santa Cruz, os dirigentes também foram bastante claros. “Não existe possibilidade alguma do Santa Cruz contratar o atleta Carlinhos Bala”, afirmou o diretor de futebol Constantino Júnior.

Revelado nas categorias de base do Santa Cruz, Carlinhos Bala tem passagens marcantes nos três clubes da capital, dentro e fora de campo. Com o Tricolor, conseguiu o acesso à Série A em 2005. Em 2008, foi contratado pelo Sport e foi campeão da Copa do Brasil. A pedido de Nelsinho Batista, não teve o seu contrato renovado. Encontrou no Náutico uma nova casa. Foi camisa 10 e capitão do time. Por cobrar salários atrasados, foi dispensado.

Manifestantes do 3º do Grito da Terra Pernambuco são recebidos no Palácio

Cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais devem participar esta tarde do 3º do Grito da Terra Pernambuco. Enquanto os manifestantes realizam uma  caminhada da rua Gervásio Pires até o Palácio do Campo das Princesas, uma comissão formada por integrantes da diretoria da Federação dos Trabalhdaores em Agricultura de Pernambuco (Fetape), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da CONTAG será recebida pelo governador Eduardo Campos para discutir a pauta com 157 reivindicações entregue no dia 31 de maio.
A pauta é divididaem quatro grandes eixos: combate à pobreza e desenvolvimento rural; combate à desigualdade de gênero e geração; sustentabilidade social, ambiental e econômica e qualidade de vida no campo, todos apontando ações prioritárias para a interiorização do desenvolvimento do estado de Pernambuco.
Embora a Fetape já venha dialogando com algumas secretarias de Governo desde a quarta-feira passada, vários itens ainda estão pendentes. Por isso, a expectativa é de que, ao chegar ao Palácio do Campo das Princesas, os trabalhadores e trabalhadoras ouçam do governador quais metas e recursos serão direcionados para as ações solicitadas pelo movimento sindical. Para garantir que todos os acordos firmados durante esse período de mobilização se concretizem, a Federação solicitou ao Governo que possa entregar, por escrito, as respostas para todas as reivindicações.
Preocupada com as questões ambientais, uma comissão organizada pela Coordenação de Meio Ambiente da Fetape estará recolhendo o lixo que possa ser produzido pelos participantes e distribuirá, com os agricultores e agricultoras, mil mudas de diferentes espécies, estimulando o plantio para o reflorestamento de áreas desmatadas no interior. Esta ação visa sensibilizar os/as trabalhadores/as para o fato de que produzir para o consumo é importante, mas a preservação da natureza deve ser garantida.No percurso, uma atenção também será dedicada aos transeuntes e motoristas, que receberão um panfleto indicando o motivo da mobilização e as principais reivindicações apresentadas.