domingo, 5 de junho de 2011

SÃO JOÃO EM BOM JARDIM

É lamentável chamar isso que estamos vendo de Programação Junina...
Eu não sei quem fez esta bela seleção de bandas... Sinceramente, acho que os mesmos não conhecem o que é festa de verdade, ou não gosta de freqüentar as festas da nossa cidade.
Se ao menos tivessem a inteligência de colocar uma Banda de nome conhecido pelos jovens, com certeza mudaria um pouco. Mas, vamos nessa. E viva São João, São Pedro e Santo Antônio!!
A fogueira ta queimando...

PROGRAMAÇÃO:
Dia 18 Maurinho Forró cultura Nordestina e Anjos do Forró.
dia 23 Banda Território Nordestino e Harvey e Abner
dia 24 Banda gata de luxo e Paulinho Forró Pauleira
dia 28 Banda Cristina Amaral e Banda da Lourinha
dia 29 Banda Galeguinho de Gravatá e Banda Benil e banda.

Estávamos reclamando que não ia ter, agora que tem, reclamamos da programação... vocês achavam que ia ser diferente ? Todos queriam que tivesse pelo menos alguma coisa...


Nós Bomjardinenses sabemos que é difícil prestigiar a festa da nossa cidade, e porque ficamos pedindo festa? Nós sabemos que o atual gestor sempre foi assim, a atual administração não dá muito valor para as festividades durante todo o ano... enfim...
Acho que se tivesse ao menos uma banda famosa, íamos ficar mas satisfeitos.
Tem pessoas que realmente acha que se não houvesse festa ou se as bandas fossem fracas o gestor municipal ia tapar os buracos da cidade, mas não é assim, porque o dinheiro gasto nas bandas não serviria pra tapar a metade dos buracos... pois...a cidade tem muito buracos e é só olhar a programação pra ver que ele não gastou muito na contratação das bandas.

A festa ser boa ou não, quem faz são as pessoas, a banda, nesse caso, é um mero detalhe que faz toda a diferença....Se queremos que a festa de Bom Jardim seja divertida, convidem os amigos e se divirtam. Porque tenho certeza, que  somos nós que fazemos as festas das cidades vizinhas serem boas... mas se em Bom Jardim tivesse pelo menos uma atração de nome estaríamos mas felizes.

Dentro da limitação(visão) dessa administração, acredito que estão tentando fazer o melhor, visto que, pelo prefeito, não teria festa nenhuma...
Então quem não quiser prestigiar o São João da cidade de Bom Jardim tem várias opções, por ex: Orobó, João Alfredo , Limoeiro entre muitas outras.


Bom forró para todos...

São joão em Limoeiro

Programação – Grandes nomes da música nordestina prestigiaram a festa, entre eles Novinho da Paraíba, Israel Filho, Débora Ramalho e a dupla Mano e Mariely, que inclusive estão confirmados na programação oficial. Com o tema: “Festa do Interior é Aqui”, Limoeiro entrou de vez no hall das grandes festas juninas do País.
 
Confira a Programação

23 de Junho: Luciano Magno e Banda - Fábio Júnior - Kátia Rodrigues
24 de Junho: Alta Pressão, Zezé di Camargo e Luciano – Débora Ramalho
25 de Junho: Banda Aquárius – Mano e Mariely – Brasas do Forró
26 de Junho: Capital do Sol – Israel Filho
27 de Junho: Novinho da Paraíba – Rota 69 – Forrozão Santropê
28 de Junho: Amigos Sertanejos – Rodrigo Reis – Unha Cravada

Festas juninas esquentam a zona rural com muito arrasta pé

É chegado o mês de junho e, é num clima de forró, com comidas típicas, quadrilhas e muito arrasta pé, que escolas, clubes e comunidades comemoram a festa de São João.
No dia 10 de junho, contando com a organização das ACS´s Simone e Rosângela, integrantes dos grupos de hipertensos, diabéticos e toda a comunidade de Duas Pedras, a partir das 19h, inicia a festa com muita animação. A programação conta com as quadrilhas da Bela Rosa e do PETI, com o cantor Plínio Rodrigues e para finalizar, um coquetel com comidas típicas.
Ainda no dia 10, mais festa para quem quer “aproveitá o mês com forró arrochado”. A Escola Cônego Deusdedith, conta com a animação do corpo docente e com todo alunado da escola, a partir das 14h. “Vai ser muito animado, pro mode aproveitá a quadria, xaxado, forró e dançar mio.”
Departamento de Imprensa/Gisele Barbosa/imagem: internet

São João de Limoeiro começa no próximo sábado (04), no polo da Cohab

Em Limoeiro, o forró começa mais cedo. Com 40 polos e atrações nacionais, o São João da Princesa do Capibaribe promete ser “danado de bom meu cumpade”. A abertura começa com o São João da Cohab, no próximo sábado (04), no bairro da Cohab Nova.

A festividade abre as comemorações juninas no município e a partir das 22h, o cantor Tony Reggae sobe ao palco “prá cumeço de cunvesa”. Em seguida, a Banda Cravo e Canela faz a festa dos forrozeiros de plantão. O “arraia” fica na outra Cohab, a “Velha”, mas como tradicionalmente acontece, a abertura será mais uma vez na Nova.

Toda a estrutura de som, palco e iluminação já está sendo providenciada para uma abertura em grande estilo. De acordo com a secretaria de Cultura, os polos espalhados pelos quatro cantos da cidade reunirão grande público. Outro aspecto que a gestão vem destacando é a geração de empregos indiretos e renda, provocados pela movimentação junina que a prefeitura preparou.

Parabéns Pe. Elias


em 10/01/1988 começou a sua missão, Pe. Elias.


em 21/10/1990, uma breve passagem por Bom Jardim, mas com grande público jovem!

em 02/06/2009, 19 anos se passaram e a mesma alegria
O novo Bispo, Dom Severino
O novo Padre, Pe. Elias
A alegria da fiel, estampada no rosto e na mensagem na camisa, (SEJA BEM VINDO Pe. ELIAS)
O homem olhando para frente (de perfil: Nau)
A música ao fundo (representada pelos músicos)
As crianças sorrindo...


Alguns cabelos brancos à mais e barba à menos, volta à Bom Jardim. Agora é o Vigário de Nossa Cidade.

E nesses dois anos, como diria Roberto Carlos: muitas emoções

Fonte: Cidade de Bom Jardim

Semana do Meio Ambiente

A Escola 19 de Julho de Bom Jardim - PE, fez um belo trabalho com os alunos sobre a Semana do Meio Ambiente com passeata e confecção de cartazes.

Os Alunos fizeram a festa em frente da Secretaria Municipal de Educação.

Outra Escola desta vez a São Francisco de Assis aproveitou o Momento da Semana do Meio Ambiente para  através do Parlamento Jovem abrir a discussão sobre o tema ambiental.
A sessão ocorreu na Câmara Municipal do Bom Jardim - PE.


                                   Alunos da Escola Cônego se fizeram presentes a sessão.

O Diretor e Professor José Célio coordenou o trabalho feito pelos alunos do ensino fundamental I.



O Edil Genário, o Sr. Dody e a Drª Fernanda Souto, observaram atentos as propostas dos alunos.
 No final todos mostraram a Cartilha confeccionada pela Câmara Municipal explicando como é funcionamento da Casa Desembargador Dirceu Borges.


Postado por Lúcio Mário

Escola Maria Farias de Albuquerque

Projeto de intervenção: “Redescobrindo o fantástico mundo da leitura

   Aos dezoito dias do mês de maio de dois mil e onze, deu-se início na Escola Maria Farias de Albuquerque, localizada no distrito da Encruzilhada, o projeto de intervenção pedagógica, intitulado “Redescobrindo o fantástico mundo da leitura”. As professoras Edina Henrique da Silva Batista e Mirian Marta da Silva Cavalcante (idealizadoras do projeto), ao constatar o déficit de leitura em alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, desenvolveram o referido estudo. A princípio foi feito um diagnóstico individual para detectar o problema. Ao realizar a análise dos diagnósticos pensou-se no desenvolvimento do projeto com atividades lúdicas que estimulassem os educandos.

No dia vinte e cinco de maio, aconteceu no próprio educandário a aula inaugural com as seguintes atividades:

·        ·         História com fantoches;
·        ·         Debate sobre a história;
·        ·         Trailer do filme Central do Brasil ;
      ·         O mistério da caixa vermelha (Chocolates com frase de incentivo);
      ·         Caixa surpresa (Livros para lerem em casa);
      ·         Atividade em dupla: Montando o texto.   
    

       O resultado foi satisfatório, pois vimos os discentes inteirados com a aula, participando e com vontade de ampliar os conhecimentos.

I Balada dos Namorados de Bom Jardim é a pedida para o dia 11 de junho


No próximo dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados, a noite em Bom Jardim promete ser agitada com a I Balada dos Namorados. A festa acontece no Restaurante O Porão, no Centro, a partir das 21h, ao som do DJ Boladão. Os ingressos custam R$ 5 com direito a pulseira de neon e bombom Serenata do Amor.

De acordo com o idealizador da festa, o comunicador Eliel Souza, haverá sorteio de brindes para os “baladeiros”. “Já para as mulheres será sorteado uma transformação de beleza executada pelo cabeleireiro Aparecido Jacson, que é considerado o artista das estrelas”, completou Eliel.

O repertório contará com músicas clássicas do passado, sucessos da atualidade e o som das pistas americanas, com o toque de remix. Para “apimentar” a noite haverá momentos especiais como declarações de amor ao vivo. “Estamos programando uma festa para solteiros, casados, enrolados, encalhados e pra quem só quer se joga na pista”, pontuou o idealizador.
Escrito por Blog do Agreste

Grupo de oposição em Orobó participa de debate

Integrantes do G4 querem candidato próprio
Será o “Dia D”? Neste sábado (04), o município de Orobó vai ficar de ouvido ligado na Rádio FM Surubim. A partir das 12h, os políticos que representam o G4 vão participar de um debate que promete esquentar ainda mais o clima pré-eleitoral na cidade. Nos microfones, os vereadores João Cipriano, Zé Antônio, Chaparral e Biu Abreu vão abrir o verbo e falar da real situação do município.

Na mesa redonda também estará o presidente do Partido Progressista de Orobó, Manoel Mariano, que vem atuando como “ponte” de ligação entre as lideranças que formam a oposição. Na pauta não poderá faltar Eleições 2012. Os vereadores vão tirar dúvidas dos oroboenses sobre o real objetivo do grupo. A grande interrogação é em relação ao nome que o grupo apresentará para concorrer ao cargo de prefeito.

Imagem: Blog Manoel Mariano

Celpe promove troca de lâmpadas usadas por novas

Hoje é o último dia para quem deseja trocar lâmpadas fluorescentes queimadas por novas. O projeto intitulado de Energia Verde é promovido pela Celpe e acontece até às 17h no Shopping Tacaruna num estande montado no estacionamento. Desde o último sábado (28), quando foi iniciado o projeto, cerca de duas mil lâmpadas já foram trocadas.

Cada cliente da Celpe pode trocar até três lâmpadas fluorescentes, desde que apresentem a última fatura da conta de energia quitada. No posto de troca, também é possível descartar adequadamente pilhas, aterias e eletrodomésticos usados.

Todo o material recolhido será entregue a empresas especializadas responsáveis por promover a descontaminação do mercúrio das lâmpadas e a manufatura reversa dos equipamentos. A principal ideia é retirar o material de circulação sem contaminar omeio ambiente.

Homem é preso por matar amante da esposa em São Vicent Ferrer

Um homem suspeito de um homicídio foi preso na manhã desta sexta-feira (3) por policiais da Delegacia de São Vicente Ferrer, no Agreste do Pernambuco. Luis de Souza Farias, de 38 anos, é apontado pela polícia como autor da morte de João Rosa do Nascimento, de 34 anos. O crime ocorreu no dia 2 de maio e a motivação seria passional.

Em depoimento, o suspeito afirmou ter assassinado José Rosa porque havia descoberto um relacionamento extraconjugal da sua mulher com ele. Na zona rural de São Vicente, ele efetuou vários disparos de arma de fogo na vítima, que faleceu no local.

O delegado Pedro Santana de Araújo, que investiga o caso, já havia representado pela prisão do envolvido e só aguardava a autorização da justiça para prendê-lo. Na tarde da última quinta (2), o juiz da comarca da cidade expediu o mandado e hoje ele foi cumprido com a prisão de José Luis que será recolhido ao Presídio de Limoeiro

Homem de 63 anos é acusado de engravidar neta de 14

Preso na cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado,  Severino José de Almeida, 63 anos. Conhecido como Biu Galo, ele é acusado pela polícia de estuprar e engravidar a neta de apenas 14 anos. Segundo o depoimento da garota, os abusos começaram há um ano e meio. Ela decidiu contar aos pais, depois que descobriu a gravidez. O avô foi preso e encaminhado à Penitenciária Ênio Pessoa Guerra

Festa junina de Caruaru (PE) tem cuscuz de meia tonelada

Você sabe onde é realizada a maior festa junina do planeta? É em Caruaru, no interior de Pernambuco. Pelo menos é o que dizem os moradores da pequena cidade. Claro que, ali pertinho, em Campina Grande, na Paraíba, a população discorda. Afinal, segundo eles, o maior festejo de São João do mundo é lá, na cidade paraibana.

Difícil afirmar qual é a maior e melhor festa junina do Nordeste. Mas a festa de Caruaru, que começa neste sábado (4) e segue até o final do mês, em um detalhe se destaca. Somente lá é possível encontrar comidas gigantes.

E não é que sejam grandes, ou bem maiores que os quitutes normais, elas são mesmo gigantes! Tem cuscuz de meia tonelada e pamonha com mais de 100 quilos.

E não é só. Tem chocolate quente, tareco e mariola, pipoca, pamonha, bolo de milho, canjica, cozido de milho, arroz doce, quentão, macaxeira, xerém e quarenta (uma mistura de fubá, verduras e frango ou bacalhau) --todos os maiores do mundo.

São detalhes 'gigantes' como esse que tornam esse momento do ano tão importante, e saboroso, para as crianças de Caruaru. Tanto que, nessa época do ano, elas não vão para a escola. Por ali, as férias começam em junho.

"Antes não dava certo, todos queriam ir pra festa, e a sala de aula se tornava um estorvo", explica Ivana Paschoal, diretora de Educação do município. Ela conta que a festa de São João, que dura o mês inteiro, é a festa mais importante do ano para a região. "É mais divertido que o Carnaval", compara.

"As crianças começam a trabalhar o tema em sala de aula, depois participam da decoração da escola e encerram o semestre com uma enorme festa", conta a diretora. Depois, é só vestir a melhor roupa de caipira porque ainda tem mais um mês de muitas brincadeiras e milho assado.

TRADIÇÃO

Apesar das comidas gigantes, o ponto alto do São João de Caruaru é a competição das quadrilhas infantis. O figurino matuto traduz o espírito da festa. Todas as vinte escolas municipais participam do arrasta-pé em uma estrutura montada especialmente para as apresentações. Tudo fartamente enfeitado por balões e bandeirolas coloridas "É muito importante a dança, o ritmo do forró, que é nossa cultura, nossa tradição", ensina Fernanda Conceição, 12, aluna do 7º ano.

E eles fazem tudo direitinho. Tem o puxador, que faz a marcação da quadrilha, e a trilha sonora quem garante é um trio pé-de-serra, também formado por alunos, com sanfona, zabumba e triângulo. "Através da quadrilha, eles aprendem a história da dança, dos santos e ainda aprendem a trabalhar em equipe", explica a gestora Débora Dias da Escola Municipal Josélia Florêncio.

Eduardo planeja fazer um novo porto em Pernambuco

Pernambuco pode ter um terceiro porto. Depois do de Recife e do de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana, Itamaracá, no Litoral Norte do Estado, poderá receber infraestrutura para ancorar navios. O assunto estava sendo discutido em sigilo, mas a revista Veja deste fim de semana revelou a existência da negociação.

Neste domingo (5), o governador Eduardo Campos (PSB) confirmou que está discutindo a construção de um novo porto, mas não quis entrar em detalhes. "Existe um debate sobre essa questão, mas nós vamos falar sobre isso amanhã", disse encerrando o assunto, em entrevista na Reserva Ecológica de Dois Irmãos, onde plantou mudas de Ipê, Sucupira, Pau Brasil e Visgueiro, abrindo a Semana do Meio Ambiente.

PRESERVAÇÃO - O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), disse que a discussão sobre o empreendimento ainda não chegou a sua pasta. Já em relação ao Porto de Suape, no Litoral Sul, Xavier disse que o governo está traçando um plano para zerar o passivo ambiental da área. Além disso, ficou estabelecido um aumento de 48% para 59% para a área de proteção ecológica. Hoje, dos 6.800 hectares de mata atlântica, apenas 2.100 hectares estão em boas condições. "Cinquenta e oito por cento deste total precisa de uma intervenção leve, basicamente manutençao. Os outros 42% exigem uma ação mais efetiva, com mais trabalho, mais acompanhamento", explicou o secretário.

Além disso, Xavier afirmou que está sendo trabalhado um plano de ação no entorno de Suape para que não haja um colapso dos serviços públicos. Na semana passada foi criado um comitê para trabalhar a gestão integrada da região. De acordo com o secretário, até o final de junho o plano apontando soluções estará definido.

Faltam vagas no 1º fim de semana sem cobrança de estacionamento

No Shopping Recife, as cinco mil vagas do estacionamento estavam ocupadas e os motoristas tiveram que estacionar em locais proibidos

Todo estabelecimento comercial que precisa de licença da Prefeitura do Recife para funcionar não pode cobrar taxa de estacionamento. É o que diz a lei municipal 17.657, em vigor desde dezembro do ano passado. Esta semana, o Ministério Público de Pernambuco exigiu que a lei fosse cumprida.

No primeiro fim de semana sem a cobrança, os shoppings estavam lotados e muitos clientes gostaram de não pagar o estacionamento. “É um absurdo a gente ter que pagar estacionamento, já vamos gastar com consumo”, afirmou uma motorista.

Mas tem outros clientes que pensam diferente. “Essa medida também tem o lado negativo. Agora muita gente vai estacionar o carro no shopping e vai trabalhar”, argumentou o eletricista Sérgio Macedo.

Neste Sábado (4), no Shopping Recife, as cinco mil vagas do estacionamento estavam ocupadas e os motoristas tiveram que estacionar em locais proibidos. Havia trânsito dentro shopping. Por causa do excesso de carros, faltaram cartões nas máquinas que ficam no acesso da rua Padre Carapuceiro e um funcionário teve que repor os cartões.

Apesar da lei municipal, no Aeroporto Internacional do Recife, a cobrança continua. No aeroporto, as pessoas pagam R$ 4 por uma hora de estacionamento. A Infraero, que administra o Aeroporto Internacional do Recife, disse que só vai falar sobre esse assunto quando receber uma notificação oficial do Ministério Público de Pernambuco.