quarta-feira, 25 de maio de 2011

Informativo:

Hoje ao editar algumas  postagens antigas ocorreu um erro e todas foram atualizadas com a data de hoje, estou tentando organizar. Obrigada pela a atenção e desculpe.

Defesa Civil está em alerta com aumento do volume de chuvas

Com as fortes chuvas que caem em Alagoas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está em alerta e em contado diário com as coordenadorias municipais e os municípios em que não existe esse departamento para evitar desastres. A previsão meteorológica aponta para chuva intensa nesta quarta (25) no Litoral e na Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste.
Para evitar o que aconteceu em julho de 2010, quando 27 pessoas foram mortas e milhares ficaram desabrigadas em 19 municípios do estado de Alagoas, a Cedec está em contato direto com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) para desencadear ações preventivas e evacuação de áreas ribeirinhas quando o nível dos rios começar a subir.
Para orientar as famílias e tirá-las dessas áreas de risco, caso ocorra alguma situação de anormalidade, a Cedec conta com as informações e previsões da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A Sala de Monitoramento Hidrológico conta com plataformas de coleta de dados que estão interligadas à Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, e emitem relatórios sobre o nível dos rios e a quantidade de chuva que chegar aos rios Mundaú e Paraíba, que integram as bacias hidrológicas dos estados de Pernambuco e Alagoas.
O secretário executivo da Cedec, tenente-coronel bombeiro Gilson Romeiro, informou que a Defesa Civil está monitorando diariamente o nível das chuvas e dos rios e que desde o início do ano, está em contato direto com os municípios. “Estamos em alerta 24 horas para qualquer caso de anormalidade que possa acontecer. Desde o início do ano, estamos com um elo estreito com a AMA (Associação de Municípios Alagoanos). Investimos na precaução, pois sabemos que vai chover ainda mais em junho e julho”, relatou Romeiro.
De acordo com o último quadro de normalidade enviado pela Cedec nesta terça-feira (24), os municípios de Atalaia e Barra de Santo Antônio foram os mais afetados pelas chuvas esta semana. Nos demais municípios que decretaram situação de emergência, as populações ribeirinhas estão em alerta e a os que ficaram desabrigados ou desalojados foram transferidas para abrigos.
Em todo o Estado, a orientação da Cedec às coordenadorias municipais de Defesa Civil é para que retirem os moradores de áreas de risco, onde for detectada ameaça de desabamento ou deslizamento de barreira e nas casas construídas às margens dos rios.
Até esta terça-feira (23), haviam decretado situação de emergência os municípios de Novo Lino, Colônia Leopoldina, Campestre, Jequiá da Praia, Jundiá, São Miguel dos Milagres, Paripueira, São Luiz do Quitunde, Japaratinga, Maragogi, Porto de Pedras, União dos Palmares e Jacuipe.
“Os cuidados estão redobrados principalmente nas cidades que estão às margens dos rios Mundaú e Paraíba, pois não podemos perder mais vidas como em 2010. Estamos fazendo o possível e trabalhando para isso”, enfatizou o secretário executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Romeiro.
Riacho Burarema
Em Atalaia, o nível do riacho Burarema, um dos afluentes do rio Paraíba, subiu, mas a situação já está normalizada. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) da cidade está providenciando a limpeza do riacho, assoreado pela quantidade de entulhos que ficaram depositados em suas margens.
Já o município de Barra de Santo Antônio encontra-se em estado de alerta devido ao grande volume de água que caiu nos últimos dois dias, provocando deslizamento de barreiras. Levantamento preliminar dos danos apontou 3.300 pessoas atingidas diretamente pelas chuvas, 250 desalojadas e 50 pessoas desabrigadas.
Previsão meteorológica
A Sala de Alerta da Semarh mostra a previsão meteorológica para esta quarta-feira (25) com possibilidade de chuva intensa, que pode durar o dia inteiro nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste. Nas outras regiões, o céu deverá permanecer encoberto, com possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas terão um pequeno declínio no Estado, com mínimas entre 18°C e 20°C, e máximas entre 28°C e 30°C. Os ventos serão predominantes de leste/sudeste com intensidade moderada.
Na quinta-feira (26), o dia poderá começar com pancadas de chuva nas primeiras horas e tempo parcialmente nublado nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Nas demais localidades, o céu deverá permanecer encoberto com possibilidade de chuvas passageiras. As temperaturas terão ligeira alta, com mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 30°C e 32°C. Os ventos permanecerão predominantes de leste/sudeste com intensidade de fraca a moderada.
Segundo informações da Semarh, os técnicos da Sala de Alerta realizam o monitoramento das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba durante 24 horas, inclusive nos fins de semana, e os dados dos níveis dos rios e da previsão meteorológica podem ser acessados no site http://www.semarh.al.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas através do perfil no Twitter @semarh_al .
 
por Agência Alagoas

1º FESTIVAL DE INVERNO DE OROBÓ

VEM AÍ !!!!! (EM JULHO) “O 1º FESTIVAL DE INVERNO DE OROBÓ”
COM GRANDES ATRAÇÕES >MAGNIFICOS >MEL COM TERRA >CALANGO ACESO,
AGUARDE A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA COORDENADORIA DE EVENTOS
DA “PREFEITURA DE OROBÓ”

 
Fonte: Orobó FM

Corpo de Lacraia é enterrado no Rio de Janeiro

Parentes e fãs do dançarino cantaram o hit 'Eguinha pocotó'.
Ele estava internado no Hospital Gaffrée Guinle, na Tijuca.

 Morreu, por volta das 5h desta terça-feira (10), Marco Aurélio Silva da Rosa, o dançarino Lacraia, que ficou famoso por fazer carreira ao lado de MC Serginho. O funkeiro, que tinha 34 anos, estava internado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, na Tijuca, Zona Norte do Rio, se tratando de uma doença crônica.  
O hospital não quis informar a causa da morte. O velório foi realizado na terça-feira, na capela 10 do cemitério de Inhaúma. O enterro aconteceu nesta quarta-feira, às 10h, no mesmo local.
Corpo de Lacraia foi enterrado no cemitério de Inhaúma, no Rio (Foto: Futura Press)
Corpo de Lacraia foi enterrado no cemitério de Inhaúma, no Rio

Funkeiro, conhecido pela irreverência, fez sucesso com o hit ‘Eguinha Pocotó’

A notícia foi dada pelo promoter David Brazil em seu Twitter. “Ô meu pai celestial, acabei de receber uma noticia tão triste, a animadíssima Lacraia faleceu hoje as 5 da manhã. Que Deus a tenha!”. Segundo David, foi a própria irmã da funkeira que deu a notícia. “Amados, não sei a causa, ela estava dodói, cheguei a visita-la na sexta feira, hoje cedo sua irmã me ligou dando a triste noticia.”  

A fama nos palcos 

MC Serginho chora durante o enterro. Parceria dele com o dançarino Marco Aurélio da Silva Rosa foi desfeita há dois anos (Foto: Futura Press)
MC Serginho chora durante o enterro. Parceria dele com o dançarino
Marco Aurélio da Silva Rosa foi desfeita há dois anos

Em 1999, Lacraia saiu da comunidade do Jacarezinho e, junto com MC Serginho, formou uma dupla que ficaria para sempre na memória de muitos brasileiros. Com os hits ‘Vai, Lacraia’ e ‘Eguinha Pocotó’, Lacraia, que antes se apresentava como Volpi Jones, em homenagem à performista e cantora Grace Jones, virou celebridade.MC Serginho e Lacraia fizeram muito sucesso no início da década. Juntos, participaram de muitos programas televisivos, embalados pelo hit “Equinha Pocotó”.
“O apelido veio quando vi uma lacraia do tamanho de um palmo e era igual ao Marquinhos, porque, quando ele dançava, parecia que não tinha osso”, lembrou MC Serginho.

Lacraia deixou a dupla em 2009, quando optou por seguir seu sonho: ser DJ de música eletrônica. “Ele quebrava no funk, mas, quando ouvia uma música eletrônica, brilhava como ninguém”, conta MC Serginho.



Ex-médico é condenado a 42 anos de prisão por erros em cirurgias em MS

Alberto Rondon fazia cirurgias plásticas sem habilitação específica.
O advogado do ex-médico, René Siufi, disse que vai recorrer.

O ex-médico e ex-deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Alberto Jorge Rondon, foi condenado pela Justiça de Campo Grande, na segunda-feira (9), a 42 anos de prisão em regime fechado por lesão corporal dolosa grave e nove meses de detenção, em regime semiaberto por lesão corporal contra 14 mulheres que foram submetidas à cirurgias plásticas e denunciaram Rondon pelo resultado dos procedimentos.
A condenação imposta por juiz Ivo Salgado Rocha refere-se ao crime agravado por deformidade permanente a dez das 14 mulheres. Na denúncia, consta que Rondon trabalhava, a partir de 1999, sem habilitação de especialista em cirurgia plástica.
A partir de 2000, começaram a surgir as denúncias contra Alberto Rondon. As pacientes, a maioria submetida a plástica nos seios, denunciaram que os procedimentos deixaram cicatrizes. Segundo o processo, instaurado em 2003, restaram “quelóides enormes e marcas horríveis e que, mesmo após a cirurgia reparadora por uma junta médica, estes problemas estéticos ainda persistem”.
Em 2002, Rondon foi condenado a seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de lesão corporal dolosa repetido sete vezes. Chegou a ser preso em 21 de setembro de 2009, em cumprimento a mandado de prisão por esta sentença. Em outubro, foi beneficiado com regime domiciliar, depois que a defesa alegou que ele precisava de alimentação diferenciada por causa do diabetes. Desde então mora em Bonito, a 249 quilômetros de Campo Grande.
O advogado René Siufi, que defende Rondon nos processos, diz que irá recorrer da sentença, contestando o método utilizado para quantificar as penas. Siufi diz que não foi adotada contagem de crime continuado, o que poderia reduzir a sentença, já que o ex-médico foi condenado por cada caso, com avaliação de agravantes em separado.

Pai não vê e mata filha de 5 anos que passava em frente a caminhão no RJ

Segundo a polícia, criança andava de bicicleta quando foi atropelada.
Vizinhos disseram que crianças costumavam correr para ver o pai chegando.

Uma criança de 5 anos morreu atropelada pelo caminhão dirigido pelo próprio pai no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu na terça-feira (10).
De acordo com policiais que atenderam a ocorrência, testemunhas disseram que o homem estava chegando a sua casa e não viu sua filha passar de bicicleta na frente do caminhão. Segundo os vizinhos, ela e o irmão de 6 anos tinham o costume de correr para ver o pai chegando.
Ao perceber o acidente, segundo os agentes, o pai e a mãe da menina passaram mal e precisaram ser levados para o hospital. Não há informações sobre o estado de saúde do casal. O caso foi encaminhado para a 126ª DP (Cabo Frio), onde foi registrado.

Ingressos para o Rock in Rio 2011 estão esgotados

Festival deve receber cerca de 600 mil pessoas em seis dias de evento.
Cerca de 18 mil entradas foram vendidas nesta terça (11), no Engenhão.

Os ingressos para o Rock in Rio 2011 - que acontece nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro, 1º e 2 de outubro - estão esgotados. Desde o início da manhã desta terça-feira (10), os fãs formaram longas filas no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), na Zona Norte do Rio de Janeiro, para garantir suas entradas. 


Vista aérea de fila de pessoas para compra de ingressos do Rock in Rio 2011, no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), na Zona Norte do Rio de Janeiro (Foto: Agência O Globo/Genilson Araújo)
Vista aérea de fila de pessoas para compra de
 ingressos do Rock in Rio 2011, no Engenhão, nesta terça-feira (11).

Segundo a organização do festival, cerca de 18 mil pessoas adquiriram seus ingressos nos 16 pontos de venda concentrados no Engenhão nesta terça. Somando com as pré-vendas realizadas pela internet em dezembro e março passados, mais as vendas nos shoppings do Rio no último final de semana, a Cidade do Rock deverá receber um público de 600 mil pessoas nos seis dias de shows.
Na última segunda-feira (9), o festival anunciou a última atração de seu line-up: a banda americana de new metal Evanescence. O Rock in Rio terá mais de 70 atrações nacionais e internacionais, entre elas Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay, Elton John, Shakira, Katy Perry, Jay-Z, System of a Down e Guns N' Roses.


Presidente Dilma libera R$ 750 milhões para os municípios

Quatro mil prefeitos foram a Brasília pedir mais dinheiro para a saúde e recursos da extração do petróleo que, hoje, ficam apenas com quem produz.

Criança mora a sete anos no IMIP


Marlos Denílson Barbosa

Mãe do garoto

Esta história mostra o poder de superação de uma família natural Da cidade de Jataúba, que surpreende a tantos que não têm conhecimento do caso de Marlos Denílson Barbosa, nascido em 16 de outubro de 2003 e que após oito dias de nascido, deu entrada da UTI do Hospital IMIP e até hoje está lá.
Marlos é filho do casal Josefa Iris Barbosa e José Rogério Guimaraes que tem outros dois filhos menores. Devido a constante choro do recém nascido, o pai pediu para a mãe da criança que a levasse à Unidade Mista Ana Argemira Correia em Jataúba para passar no ambulatório, e o médico de plantão no momento passou medicação para gases. Chegando em casa o pai discordou do médico e não comprou a medicação, voltando a unidade após um pequeno período, tempo em que já havia acontecido a troca do plantão, o outro médico transferiu a criança imediatamente para Caruaru, e chegando ao Regional do Agreste, foi transferido para o IMIP onde está até hoje na Unidade de Tratamento Intensivo desde que lá chegou.
Segundo informações do pai da criança, a dificuldade de respiração da qual foi acometida a criança, deve-se a negligência na hora do parto. Marlos só tem oxigênio nos pulmões para um período de 30 a 40 minutos e respira com ajuda de aparelhos, sopro no coração, tem uma alteração no crânio (Afundamento), o estômago apresenta inchaço, os pés e as mãos não são normais em termos de desenvolvimento, ele não fala apenas só agora começa balbuciar as palavras papai e mamãe. De acordo com os conhecimentos da medicina, passaram para a família que o garoto só teria condições de se manter vivo até os sete anos, tempo este já superado, mesmo sendo batizado no leito do hospital e sendo comemorados seus aniversários junto com familiares e equipe médica da unidade hospitalar que já tem uma afinidade com o protagonista desta história.

Ex-chefe da Receita Federal de Caruaru é preso acusado de corrupção e lavagem de dinheiro

Saulo de Tarso foi preso por acusações de corrupção e lavagem de dinheiro.
Saulo de Tarso foi preso por acusações de corrupção
 e lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, uma operação para prender suspeitos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

As investigações, iniciadas há pelo menos dois anos, apontaram um esquema montado por um auditor da Receita Federal que fazia propostas de sonegação fiscal, principalmente através da blindagem patrimonial (esquema que burla o fisco da União através de declarações de Imposto de Renda forjadas, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas) e lavagem do dinheiro com compra de imóveis registrados em nome de “laranjas”.Ex-chefe da Receita Federal em Caruaru de 2007 a 2011, Saulo de Tarso Muniz dos Santos é o principal suspeito do crime e foi detido pela PF esta madrugada em Maceió (AL). Estima-se que o patrimônio levantado por ele com as fraudes possa chegar a R$ 12 milhões, valor incompatível ao salário de funcionário público federal. Entre os mais de quarenta bens investigados com suspeita de irregularidades, estão edifícios de luxo, lotes em condomínio, pousadas, casas de veraneio em Caruaru, Gravatá, Recife e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; e Maragogi e Maceió, no estado de Alagoas, além de vários carros de luxo.

A operação tem como objetivo confirmar os indícios já levantados pela investigação, além de buscar novas provas, levantar mais detalhes do modus operandi, identificar mais pessoas que participem do esquema e bens adquiridos ilicitamente, assim como realizar o bloqueio dos bens adquiridos por meio criminoso. A operação conta com a participação de 60 policiais.

Ministra diz que ajuda dos prefeitos será essencial para plano de erradicação da miséria

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse nesta quarta (11), em Brasília, que, a exemplo da cooperação das prefeituras com o Programa Bolsa Família, a participação delas no desenvolvimento e na implementação do Plano Brasil sem Miséria será fundamental para o sucesso da iniciativa que o governo federal promete lançar em breve.

Segundo a ministra, a intenção do governo é discuti-lo com os prefeitos antes de apresentá-lo à sociedade. "Nossa ideia não é impor um plano pronto, mas sim pactuá-lo, principalmente com os prefeitos, que serão importantes para sua implementação", explicou a ministra durante a 14ª Marcha dos Prefeitos.

Tereza Campello voltou a explicar que o Brasil sem Miséria irá integrar as várias ações federais de combate à miséria – transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva – voltadas prioritariamente às famílias que vivem em extrema pobreza, ou seja, com renda per capita mensal de até R$ 70.

De acordo com a ministra, erradicar a condição de extrema pobreza que, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atinge 16,2 milhões de brasileiros, exige, além da continuidade do crescimento econômico com distribuição de renda, políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social. Por isso, entre os principais objetivos do Plano Brasil dem Miséria estão elevar a renda familiar per capita, ampliar o acesso aos serviços públicos, às ações de cidadania e às oportunidades geradas por políticas e projetos públicos.

"Não basta [o país] crescer [economicamente] para incluir estes 16,2 milhões brasileiros. Eles não serão naturalmente incluídos. Precisa do apoio do Estado brasileiro para superar sua condição de vulnerabilidade", afirmou Tereza Campello, garantindo que o plano não implicará em qualquer mudança nas prioridades do governo federal na área social.

"Não estamos falando em modificar a forma como o Estado vem atuando. Nossos planos, nossos programas, como o Bolsa Família e os das áreas da Saúde e da Educação, continuam", garantiu a ministra, assegurando que o governo pretende continuar "ampliando e fortalecendo" o Programa Bolsa Família.
Fonte: Agência Brasil

''Não vamos entrar na euforia'', defende Zé Teodoro

Depois do 2x0 contra o Sport, o elenco tricolor começou com calma a semana de preparação para o último jogo do Campeonato. Fugindo da chuva, o grupo escolheu o Ademir Cunha, em Paulista, para realizar o treinamento. O péssimo estado do gramado, entretanto, não permitiu realização de trabalhos mais táticos e a equipe terminou por fazer apenas treino com bola. Gilberto e Weslley ficaram no Departamento Médico devido a dores musculares, mas nenhum dos dois preocupa a comissão técnica.

O clima leve do primeiro dia de treino desta semana, entretanto, não significa excesso de tranquilidade. Para Zé Teodoro, humildade, disciplina e aplicação ainda são fundamentais neste último confronto.  "A gente sabe que o 2X0 é  um resultado em que nada está definido, está em aberto. Mesmo jogando diante da nossa torcida, não vamos entrar na euforia. O grupo está blindado, os jogadores estão comprometidos", alerta Zé Teodoro.

Em entrevista coletiva nesta tarde, o treinador tricolor afirmou que nem a escalação nem a postura do time diante do adversário devem mudar muito, o que irá variar será a formação, de acordo com o que o Sport apresentar. A postura mais ofensiva, portanto, deverá ser mantida. "Não podemos mudar a maneira de jogar. Nós temos que jogar. Não vamos jogar para defender ou empata", afirmou o comandante do Santa Cruz.

Como reforço para a partida, o comandante coral afirmou que vai esperar até o último momento pela recuperação do lateral-direito Cléber Goiano, mas lembrou a volta de Natan e o fato de Thiago Cunha vir ganhando ritmo como pontos positivos. Ele aproveitar para citar que, apesar de vir mantendo regularidade nas escalações, os jogadores que estão no banco ainda estão sendo bem observados. "Ontem, em Carpina, eu obeservei o trabalho de alguns jogadores, fiz algumas experiências. Com Léo com Laécio, com Jackson", contou.

IMIP inaugura serviço de radioiodoterapia

O serviço ajudará pessoas com hipertireoidismo, câncer de tireóide, bócio e nódulos na tireóide

Será inaugurado as 10h desta terça-feira (10), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o serviço de radioiodoterapia para pacientes com hipertireoidismo ou que tiveram câncer de tireóide. O setor atenderá cerca de 80 pacientes por mês, vindos do IMIP ou de outros hospitais de Pernambuco e estados vizinhos.
A equipe que é liderada pelo médico nuclear Tien Chang e contará com mais um médico desse setor, dois enfermeiros, supervisores de radioproteção e técnicos dessa medicina. O serviço de radioidoterapia está localizado na Clínica Médica, no primeiro andar do Hospital Pedro II.
A radioiodoterapia é um tratamento à base de iodoradioativo e serve para destruir células da tireóide que estão produzindo hormônios em excesso, no caso de pacientes com hipertireoidismo.No caso de pacientes com câncer de tireóide, o tratamento serve para destruir as células cancerígenas que ainda se encontram no organismo do paciente.
A utilização de radioiodoterapia é indicada para pessoas com hipertireoidismo, câncer de tireóide, bócio, nódulos na tireóide, de acordo com a indicação do médico endocrinologista.

Motoqueiros assassinam serralheiro a tiros em Paulista

Um serralheiro identificado como José Carlos Barbosa da Silva, 41 anos, foi assassinado na noite da última terça-feira (10), na Vila Antônio Maria, bairro de Jaguarana, em Paulista, Grande Recife.
De acordo com a polícia, dois homens, ainda não identificados, chegaram na Serralharia do Carlão, que José Carlos era dono, conversaram com ele e depois efetuaram os disparos. Foram três tiros nas costas e um no tórax.
O caso foi registrado pela equipe de plantão da Força Tarefa Norte, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo da vítima já se encontra no Instituto de Medicina Legal do Recife (IML).

Princípio de incêndio congestiona Boa Viagem

Um incêndio em um carro modelo Palio congestionou o trânsito de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã desta quarta-feira (11).
O Corpo de Bombeiros foi acionado e uma viatura se encaminha para o local, que fica na Rua do Canal, proximidades do Shopping Recife.
Brigadistas do shopping ajudaram a conter o fogo enquanto a viatura dos Bombeiros não chegavam. O carro, que pertence a uma mulher, ficou completamente destruído.
As causas do incidente serão investigadas pelo Injstituto de Criminalística (IC).

Gravatá pode participar da Copa de 2014


A cidade de Gravatá, Agreste de Pernambuco, está trabalhando para ser sede de um dos Centros de Treinamento (CT) da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

O município acaba de ser inserido em uma lista com 145 locais, espalhados pelo país, que vão receber seleções para concentração e treinamento.

O anúncio foi feito pela FIFA no último final de semana. Gravatá entrou na seleção com o Estádio José Salgado da Silva, o Salgadão, que será vistoriado em breve pelos inspetores da entidade organizadora da competição.

Além de Gravatá, Pernambuco tem entre os candidatos a cidade do Recife, com o Centro de Treinamento Wilson Campos (do Náutico), Paulista, com o Estádio Ademir Cunha, e o Centro de Treinamento do Sport, em Paratibe. Além disso, Jaboatão dos Guararapes, com o CT da Lagoa Azul, também está na corrida para sediar um CT.

O difícil trabalho de reconstrução em Bom Jardim

Ontem circulou na cidade a notícia de que não haverá festejos juninos patrocinados pela prefeitura municipal neste ano em Bom Jardim. Segundo a fonte, o prefeito João Lira dará prioridade à recuperação dos bens públicos estragados pelas últimas chuvas. Na verdade, o prefeito não veria justificativas em gastar com apresentações de bandas e outras despesas das festas, enquanto que muita gente passa por dificuldades e muita coisa a reconstruir no âmbito municipal.

Semana do Meio Ambiente com atividades do Grande Recife ao Sertão Pernambucano

Em Pernambuco, a Semana do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 01 a 05 de junho, terá várias atividades descentralizadas desde a Região Metropolitana do Recife ao Sertão. As ações englobam atividades educativas e mobilizadoras como oficinas de construção de aquecedor solar alternativo de água feito com garrafas pet; ato público em prol de um horto florestal, no Sertão; seminário na Zona da Mata; feira agroecológica no Dia do Meio Ambiente (05), no Recife; e debates nas escolas do Agreste. A iniciativa, coordenada pelo Centro Sabiá, tem como objetivo ampliar o debate acerca das práticas sustentáveis e das políticas públicas que contribuem com a recuperação de biomas afetados historicamente como a Caatinga e a Mata Atlântica. Fatores que impactam diretamente na segurança alimentar e na qualidade de vida das populações rurais e urbana.
Neste ano, a semana tem como tema: “Mude com a gente, plantando mais vida para um mundo melhor”, em referência a necessidade de mudança nos hábitos individuais e de ampliação das políticas públicas voltadas ao meio ambiente. “Pernambuco tem uma discussão histórica sobre o impacto da monocultura da Cana-de-Açúcar em biomas como a Caatinga e a Mata Atlântica. Ainda existem áreas, como Cabrobó, no Sertão, que são verdadeiras ilhas de desertificação pelo uso indevido de práticas agrícolas. Paralelamente, há um interessante movimento de convivência com o semi-árido e de utilização sustentável dos recursos naturais através dos sistemas agroflorestais. Todos esses assuntos têm que ser discutidos coletivamente”, afirma Aldo dos Santos, coordenador do Centro Sabiá.
Segue abaixo a programação:
PROGRAMAÇÃO
25 DE MAIO A 04 DE JUNHO
Escolas do município de Bom Jardim trabalham questões ligadas ao Meio Ambiente
Local: Bom Jardim, Agreste do estado
Contato: Centro Sabiá
01 DE JUNHO
Palestra em escolas do município de Triunfo sobre preservação ambiental
Contato: Centro Sabiá
Escola Monsenhor, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 14h
Local: Escola Alfredo de Carvalho, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 8h
02 DE JUNHO
Oficinas para a construção de aquecedor solar alternativo de água com garrafas pet
Local: Pousada Verde, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 9h
Contato: Centro Sabiá
Palestra em escolas do município de Triunfo sobre preservação ambiental
Local: Lar Santa Elizabeth, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 14h
Local: Escola São Vicente, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 8h
Local: Escola Stella Maris, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 8h
02 A 10 DE JUNHO
SEMEIA – Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente no Pajeú
Tema: A SEMEIA dos 100 anos. Que desenvolvimento queremos?
Local: Afogados da ingazeira, Sertão do Pajeú
Contato: Diaconia
03 DE JUNHO
Oficinas para a construção de aquecedor solar alternativo de água com garrafas pet
Local: Pousada Verde, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 9h
Contato: Centro Sabiá
Seminário Agricultura Familiar e Agroecologia na Zona da Mata de Pernambuco
Local: Museu da Intendência, Centro de Rio Formoso, Zona da Mata Sul de Pernambuco
Horário: 9h
Contato: Centro Sabiá
Lançamento do vídeo Agrofloresta é mesa farta e Vida Nova e da cartilha Espécies Agroflorestais na Mata Atlântica
Local: Museu da Intendência, Centro de Rio Formoso, Zona da Mata Sul de Pernambuco
Horário: 19h
Contato: Centro Sabiá
04 DE JUNHO
Oficinas para a construção de aquecedor solar alternativo de água com garrafas pet
Local: Pousada Verde, em Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: a partir das 9h
Contato: Centro Sabiá
Feira de Saberes e Sabores na Zona da Mata
Local: Mercado das artes, Rio Formoso, Zona da Mata Sul
Horário: 8h
Contato: Centro Sabiá
Ato público em prol da Agricultura Familiar da Zona da Mata
Local: Mercado das artes, Rio Formoso, Zona da Mata Sul
Horário: 9h
Contato: Centro Sabiá
05 DE JUNHO
Feira Agroecológica no Recife e divulgação da campanha “Mude com a Gente”, que incentiva o uso de sacolas de tecido
Local: Sindicato dos Bancários, Boa Vista, Recife
Horário: 17h
Contato: Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Ato público no Sertão com entrega de um abaixo-assinado para a prefeitura solicitando um horto florestal em Triunfo
Local: Lago João Barbosa, centro de Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 8h30
Contato: Centro Sabiá
Feira escolar em Bom Jardim e distribuição de mudas para agricultores familiares
Local: Escola Justulino Ferreira Gomes, em Umari, Bom Jardim (agreste)
Horário: 13h
Contato: Centro Sabiá
Apresentação dos trabalhos das escolas municipais de Bom Jardim sobre Meio Ambiente
Local: Praça São Sebastião, Bom Jardim, Agreste de Pernambuco
Horário: 9h
Contato: Centro Sabiá
06 DE JUNHO
Aniversário da Feira Agroecológica de Serra Talhada
Local: Praça Sérgio Magalhães, Serra Talhada, Sertão do Pajeú
Horário: 8h
Contato: Centro Sabiá
Aniversário da Feira Agroecológica de Triunfo
Local: Praça do Museu do Cangaço, Triunfo, Sertão do Pajeú
Horário: 6h
Contato: Centro Sabiá
17 DE JUNHO
II Seminário sobre Crédito, Agroecologia e ATER
Local: Ouricuri, Sertão do Araripe
Hora: 9h
Contato: Caatinga

Grupo político aliado ao prefeito dará dor de cabeça na oposição


Prefeito de Orobó - Sr. Manoel João

Mesmo sem os três vereadores mais influentes e bem colocados nas ultimas eleições, nos quais defendia o mesmo palanque e proposta do Prefeito Manoel João, o grupo político da base governista fará das eleições de 2012 umas das mais disputadas na história de Orobó.
Ficando com apenas (4) quatro dos (9) nove vereadores eleitos em 2008, o prefeito Manoel João ainda conta com grandes nomes da política oroboense como Lucio Ramos e Orlando, conta com grandes comerciantes de Orobó, e sem contar que sua gestão agradou bastante a população oroboense, na qual casas populares foram construídas, saneamento foram feitos na cidade e no campo, o lazer dos oroboenses foram estimulados, em fim, o palanque governista tem tudo para fazer uma eleição super disputada e emocionante.

Gorete Interaminense - Sec. de Finanças e
 pré-candidata a Prefeita.

A pré-candidata do Prefeito as eleições de 2012, a Senhora Gorete Interaminense, é uma pessoa de uma grande paz espiritual, uma grande administradora e comerciante de Orobó, está fazendo um belíssimo trabalho na frente da secretaria de finanças, e é muito aprovada pela população de nossa cidade.
Muitas expectativas estão no ar para saber quem serão os candidatos a prefeito de Orobó, muitas supressas estão por vim, vamos aguardar quem em breve o segredo será revelado.
Postado por Orobó News

Cidade cenográfica faz uma viagem ao tempo no São João de Caruaru

Projeto audiovisual apresentado nessa segunda (23), mostrou, entre outras coisas, como ficará a Estação Cor
Projeto audiovisual apresentado nessa segunda (23),
 mostrou, entre outras coisas, como ficará a Estação Cor
Quem for a Caruaru, durante os festejos juninos, que este ano acontecem de 4 a 29 de junho, poderá conferir de perto uma cidade cenográfica erguida no Polo Cultural da Estação Ferroviária.
O objetivo é relembrar as origens de Caruaru, quando a antiga vila servia como entreposto para os viajantes que percorriam o Agreste pernambucano.
Além disso, o São João deste ano contará ainda com a ''Estação Cor'' que é um espaço adotado por arquitetos, lojistas, decoradores, construtores e engenheiros da cidade. Ao todo, serão 10 instalações com a sala de reboco, sala de artes plásticas, sala de adivinhações, hospedaria, salão dos ceramistas, cozinha junina, mercearia, casa dos noivos e forró da terra.

Lançamemto de cartilha marca o Dia Internacional da Adoção

A Corregedoria Geral de Justiça e a Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Pernambuco, em parceria com Tribunal de Justiça de Pernambuco lançam hoje a  cartilha Direitos da Criança e do Adolescente, Uma Atitude Adotiva. O evento, aberto ao público, marca o Dia Internacional da Adoção e acontece esta noite, na Faculdade Boa Viagem.
Na ocasião serão haverá as palestras do psicólogo e professor Luiz Schettini Filho, que possui uma vasta experiência na área da psicologia da infância, adolescência e adoção, do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, da procuradora do Ministério Público de Pernambuco Laís Tarcila Rosa de Queiroz e da psicóloga Suzana Sofia Moeller Schettini.
A cartilha traz uma linguagem simples e trata dos direitos e deveres das crianças e adolescentes justificando a necessidade de uma proteção integral. A atitude adotiva é um ponto forte da historia em quadrinhos, direcionada para que se compreenda melhor o termo “adoção” em um contexto amplo

Quadrilha é presa ao tentar fugir em matagal em Pernambuco

Em uma operação conjunta da Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, oito pessoas foram presas na madrugada desta quinta-feira, 25, em Caruaru - PE. Eles são acusados de assalto a bancos, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo.
De acordo com os policiais, na primeira abordagem foram apreendidas seis armas de fogo, sendo três pistolas e três revólveres, além de muita munição e material utilizado para arrombamento de caixas eletrônicos.
Ainda informações dos policiais, após a primeira abordagem o restante da quadrilha tentou fugir, e alguns elementos adentraram ao matagal. A busca foi intensa na região de Agrestina – PE, com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PRF/PE, a policia conseguiu prender Carlos Vieira de Melo, conduzindo o veículo Fiat Palio, JTS0673, que tentava resgatar os elementos que estavam na mata.
No período noturno as equipes retornaram as buscas e foram presas Midian dos Santos Nascimento e Mirian do Nascimento Moura Galvão, que haviam fretado um táxi em Maceió e iriam resgatar Everton Soares Lima, que também foi preso no momento do resgate. Todas as ocorrências foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal em Caruaru.
Ao todo foram apreendidas, seis armas, cinqüenta e uma munições, cem gramas de maconha, cinco pedras de crack, três veículos, oito prisões e dois maçaricos para arrombamento de caixas eletrônicos.

Promotor pede prisão preventida de Dinarte, irmão de Delma

O promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) André Rabelo pedirá ainda hoje à Justiça a prisão preventiva de Dinarte Dantas Medeiros, irmão de Delma Freire. De acordo com o promotor, durante entrevista coletiva concedida esta manhã na sede do MPPE, a medida será tomada para evitar a fuga do acusado, diante das declarações de Delma Freire publicadas em um jornal pernambucano. Ambos são acusados de participação do assassinato da alemã Jennifer Klokler, morta em fevereiro do ano passado com três tiros no tórax, às margens da BR-408.
Em entrevista publicada hoje por um jornal de grande circulação, Delma confessou ser a autora intelectual do crime e afirmou ter planejado a morte de Jennifer em companhia do irmão, Dinarte Medeiros. Ela també levantou a suspeita de que do irmão tivesse a intenção de fugir para São Paulo.
Para o promotor, esta é mais uma estratégia de Delma com o objetivo de livrar Pablo e Ferdinando Tonelli, marido e sogro da vítima, para que eles possam ter direito ao seguro de vida de Jennifer, motivação principal do assassinato da jovem alemã.
Confira o especial sobre o assassinato de Jennifer Kloker
Dinarte recorreu à Justiça por discordar do juri popular e por isso não está sendo julgado pelo assassinato da alemã Jennifer Kloker ao mesmo tempo que os outros quatro réus: Pablo e Ferdinando Tonelli, Alexsandro Neves dos Santos, autor dos disparos, contratado pelos mandantes e Delma Freire (sogra da vítima).Ele é acusado de intermediar a compra da arma e apresentar o pistoleiro à Delma e cumpre pena em liberdade por ter colaborado com as investigações.
A prisão de Dinarte foi solicitada ainda ontem pela promotoria ao juiz Gjaci Salustiano, no Fórum de São Lourenço da Mata. Na ocasião, o promotor André Rabelo disse que acusado se recusou a colaborar com o Ministério Público, descumprindo um acordo firmado anteriormente que o favorecia com a chamada delação premiada. “Não seria justo a manutenção da liberdade de acordo com o artigo 312 do código de processo penal”, disse Rabelo ontem.
Julgamento adiado - Por volta de 11h30 de ontem, quase duas horas após o início dos trabalhos, o juiz Djaci Salustiano de Lima decidiu adiar o julgamento do caso Jennifer. A nova data foi marcada para 27 de julho.
A decisão do juiz foi tomada depois que o advogado de defesa de Delma Freire, José Carlos Penha, apresentou um requerimento para a realização de uma segunda verificação mental da cliente. Isso porque, segundo ele, haveria dúvidas sobre a sanidade da ré, fato levantado por uma declaração da delegada Gleide Ângelo em entrevistas à imprensa e supostamente confirmado por um atestado da Comissão de Prima Instância da Itália, que a teria classificado como paciente de transtorno bipolar, com episódios depressivos recorrentes cuja capacidade de trabalho teria que ser reduzida 74%. O fato, inclusive, teria sido suficiente para que ela viesse recebendo pensão por invalidez no país.
Em julho deverão ser submetidos a júri popular quatro dos cinco acusados pelo crime: Pablo e Ferdinando Tonelli, Alexsandro Neves dos Santos e Delma Freire. Alexsandro, Delma, Pablo e Ferdinando são acusados de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima). Contra Delma pesa ainda a acusação de fraude processual, quando ela tentou induzir a erro as investigações policiais, oferecendo R$ 20 mil a Fabiano Siqueira Duarte para que ele assumisse a autoria do assassinato.
Também contra Delma e Pablo há o agravante de terem sido sogra e marido da vítima, o que deverá resultar no aumento da pena, em função da relação familiar. A Promotoria de Justiça arrolou como testemunhas os delegados de polícia Alfredo Jorge e Gleide Ângelo. Durante a acusação, André Rabelo e Bruno Melquíades vão exibir cenas da reconstituição do assassinato e do depoimento de Fabiano. Dinarte será levado a julgamento posteriormente, por ter recorrido da sentença de pronúncia.
De acordo com os promotores, Pablo responde na Itália pelas acusações de dois roubos, Ferdinando é acusado de homicídio culposo e Delma acusada de lesão corporal e invasão de domicílio