terça-feira, 24 de maio de 2011

Zé Maurício pede “Polo de Festejos Juninos” para João Alfredo


A Assembléia Legislativa aprovou a indicação nº 1078, de autoria do deputado José Maurício Cavalcanti (PP), que solicita ao Governo do Estado a viabilidade da implantação de um “polo de festejos juninos “ na cidade de João Alfredo.Zé Maurício frisou que João Alfredo tem um período joanesco recheado de manifestações folclóricas e atrativas, além de atrações artísticas e musicais, e neste ano, faz novamente uma animada festa junina com maior brilhantismo.  “Além de todas as atrações típicas das festas juninas nordestinas, como  quadrilhas,bailes populares, bacamarteiros, comidas e bebidas típicas, João Alfredo tem arraiais populares em várias ruas durante o mês de junho”, disse Cavalcanti. O deputado  também enfatizou que para a realização da festa deste ano, o poder municipal espera mais uma vez confirmar a vocação do São João como tradicional e grande evento regional. Sorte dos espectadores, que poderão usufruir de shows e infraestrutura cada vez melhores. “Mas é imprescindível o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Cultura e Turismo, por seus órgãos competentes, no caso a Fundarpe e a Empetur”,completou.

Limoeiro apresenta programação junina

O prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo (PSDB), mantém contatos e convida lideranças políticas regionais para o São João do Município que ele trabalha para ocupar posição de destaque no calendário festivo junino ao Estado. Teobaldo lançará a programação da festa dia 28 próximo no restaurante Sal e Brasa, na Avenida Recife. São mais de 40 atrações locais, regionais e nacionais, com destaque para shows com Fábio Júnior, na abertura, dia 23 e Zezé de Camargo e Luciano, dia 24.

Teobaldo ressalta que o São João já foi uma das festas mais movimentadas de Limoeiro e que este resgate é importante para o município e para nosso estado, pois além de oferecer uma nova opção para quem curte os festejos da época, movimenta a economia municipal. “Todos os hotéis já estão lotando suas reservas e Limoeiro se prepara para receber de 20 a 40 mil visitantes  em alguns dias da programação”,informa o prefeito.

Cuidados básicos contra doenças respiratórias no inverno

Tempo frio e aglomeração de pessoas favorecem o aumento de casos de doenças respiratórias e intensificação de patologias já existentes. Gripe, resfriado, sinusite aguda, pneumonia e rinite estão entre as doenças que geralmente surgem nesta época. Em portadores de rinite, asma e sinusite crônica os sintomas podem se agravar durante o inverno.

Problemas respiratórios acabam sendo confundidos pela população por terem alguns sintomas em comum como coriza e congestão nasal. Contudo, seus agentes causadores e tratamentos são distintos. A rinite, por exemplo, pode ser causada ou intensificada pelo clima ou substâncias que geram alergia. Ar frio, seco e poluição promovem irritação e inflamação intensas da mucosa do nariz. Em consequência surgem os espirros, seguidos de coriza e congestão nasal. São condições iniciais para o aparecimento das chamadas infecções de vias aéreas superiores, ou seja, de nariz, garganta e ouvido.

Por outro lado, ambientes fechados, sem ventilação, com aglomeração de pessoas são fatores que, somados a má higiene, favorecem o aparecimento, proliferação e transmissão de bactérias e vírus de gripe e resfriado, que podem acontecer por contato com superfícies contaminadas, como mãos, corrimão de escada, mesas, balcões entre muitos outros.

Confira algumas recomendações do especialista para evitar doenças respiratórias no inverno:

- Evitar frequentar locais com aglomerações de pessoas, de forma a diminuir a disseminação e o contágio.
– Espirrar e tossir contra o braço (e não na mão) ou em lenços descartáveis.
– Lavar as mãos após contato com superfícies ou ao espirrar e tossir.
– Na impossibilidade de lavar as mãos a higienização pode ser feita com álcool gel.
– Não permanecer em ambientes com poeira excessiva, umidade e mofo.
– Manter os ambientes de convívio e transporte bem ventilados.
– Hidratar-se ingerindo, preferencialmente, água e sucos naturais.
– Procurar manter uma alimentação saudável.
– Manter o ambiente umidificado utilizando bacia com água, toalhas úmidas ou aparelhos umidificadores.
– Crianças, mulheres grávidas ou amamentando devem procurar auxílio médico aos primeiros sinais de problemas respiratórios.
– Evitar o uso de medicamentos contendo o ácido acetilsalicílico sem orientação médica.
– Não tomar antibióticos sem aconselhamento médico.

Prefeitura de Limoeiro faz convite oficial para lançamento do São João 2011

Estão abertas as inscrições para a Plataforma Freire

Informamos que está aberto o período de inscrições na Plataforma Freire para a realização de cursos nos níveis de aperfeiçoamento, extensão e especialização, contemplados pela Rede UAB e pela Chamada Pública de 2010.
Vale destacar que os cursos de formação continuada são destinados aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais que foram registrados no Censo Escolar de 2009 ou no de 2010.
Para tanto, o processo de indicação/inscrição nos referidos cursos será realizado diretamente na da Plataforma Freire, no endereço: http://www.freire.mec.gov.br. Maiores informações dirija-se a Secretaria de Educação do seu município.

Com informações da UAB / Polo Limoeiro


Moradores de Bom Jardim transformam rua da prefeitura em zona rural

Em tom de protesto, rua da sede da prefeitura foi transformada pelos moradores em um pequeno sítio. (Ao fundo, prédio da Secretaria de Educação)
A população de Bom Jardim está revoltada com a prefeitura do município, que fez um sítio em pleno centro da cidade. A rua está uma tragédia. Não está mais passando quase ninguém devido às crateras que estão abertas e ninguém toma nenhuma providência. A prefeitura joga a culpa para a Compesa que, por sua vez, passa a bola de volta para a prefeitura.

Ênio de Andrade / Bom Jardim
Publicado no Blog do Magno.

Prefeito do Bom Jardim sofre atentado em sua residência

O prefeito João Francisco de Lira (sem partido), do Bom Jardim, no agreste setentrional pernambucano , escapou de um atentado na madrugada desta terça-feira (24), em sua residência à Rua Josimar Moreira de Melo, nesta cidade.
João Lira, a mulher Valéria Lira e uma filha menor foram acordados por volta de 2 h da madrugada, incomodados com fortes batidas e gritos no portão frontal da casa, com os meliantes chamando palavrões e desacatos ao político.
A polícia militar foi acionada através de ligações telefônicas por parte de vizinhos do prefeito. Quando os soldados PMs Jarbas Arruda Filho,José Antônio e Alchirley Charlys chegaram ao local, depararam-se com o elemento de nome Márcio Francisco da Silva, embriagado e com aparência de ter usado drogas, armado com um revólver calibre 32, com três balas intactas, tentando arrombar o portão de entrada ao terraço. Outro comparsa de Márcio ao notar a presença policial evadiu-se do local tomando destino ignorado usando uma moto.
Pelas primeiras informações colhidas pelos policiais, Márcio reside na localidade de Altos, zona rural de Bom Jardim, e não esclareceu o motivo de ter tentado agredir o prefeito João Lira. Após ser preso em flagrante delito pelos policiais militares, o elemento encontra-se na Delegacia de Polícia Civil, onde o inquérito está sendo elaborado.
O blog apurou na localidade de Altos, onde Márcio Silva reside, que o mesmo já teve sérios problemas mentais, com internamentos em clínicas de recuperação. No entanto, o mistério está no comparsa fugitivo, que teria influenciado o acusado a ingerir drogas e praticar o crime. O prefeito João Lira e várias testemunhas já foram arroladas para depoimentos no inquérito policial.

Blog do Dimas Santos