segunda-feira, 23 de maio de 2011

Senador Humberto Costa visitou Limoeiro

 O senador Humberto Costa (PT) esteve em Limoeiro, neste sábado, para fazer uma visita de cortesia ao prefeito Ricardo Teobaldo (PSDB) e se colocar à disposição do município no Congresso Nacional. O líder do PT no Senado se declarou pronto para ajudar o prefeito a recuperar o que foi destruído pelas chuvas que atingiram o município nas últimas semanas. ”Desde o início, o senador Humberto se prontificou a nos ajudar. Sua assessoria me ligou, logo quando começou a chover forte aqui no município, para dizer que o gabinete dele estava à nossa disposição”, disse o prefeito Ricardo Teobaldo.

Incrições para o ENEM começam hoje

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão se inscrever a partir desta segunda-feira, às 10h, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso em universidades. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis no edital publicado na semana passada no Diário Oficial da União.

Igreja Nossa Senhora Sant'ana

Calendário de Eventos

Noiteiros do Mês de Maio

1 - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim
2 - Roberto Ivo, Edileide Henriques e Erenice Rêgo
3 - Maria Tereza da Silva Lopes e Família
4 - José Alves da Silva e Família
5 - Maria Madalena Salvino Barbosa e Família
6 - Apostolado da Oração
7 - José Maria de Albuquerque, Carlos Frederino de Miranda e Famílias
8 - Pastoral Familiar
9 - Lenice Pereira Salvador e Família
10 - Associação Comercial e Banco do Brasil
11 - Movimento Terço dos Homens
12 - Escola Raimundo Honório (14horas)
13 - Colégio Sant’Ana
14 - Ednaldo de Oliveira Santos e Família
15 - Noé Souto Maior e Família
16 - Vicentinos, MECES e O.V.S.
17 - Paula Maria, Josinaldo Barbosa, Joseildo Barbosa e Família
18 - Movimento Mãe Rainha
19 - Confraria de São José
20 - Maria Pereira e Família
21 - Escola Sonho Meu
22 - Pastoral Litúrgica, RCC e Informática São Severino
23 - Crismandos e Catequisandos
24 - Escola 19 de Julho (14 horas)
25 - Prefeitura Municipal e Secretarias
26 - Escola Dr. Mota Silveira (14 horas)
27 - Severino Gomes de Araújo, Manoel Cabral de Arruda e Famílias
28 - Zilde Souto Maior, Antonia Aleixo Barbosa e Famílias
29 - Escola São Francisco de Assis
30 - Escola Marina Rufino Ribeiro (14 horas)
31 - Cel. Sebastião Rufino Ribeiro e Família
As Missas aos Sábados e Domingos são transmitidas pela net. Acesse: http://www.bomjardimnet.com.br/ link: CultFM

Grupo da 3ª Idade Promete abrir com Chave de Ouro,o Forroboró na Cidade.

O Grupo da 3ª Idade de Orobó fará a sua apresentação no dia 12 de Junho, abrindo as comemorações juninas do Forroboró 2011na Cidade. Todos os grupos existentes no município que se totalizam 5(cinco), farão desta apresentação mais brilhante, alegre e cultural, onde que os grupos da 3ª Idade de Chã do Rocha, Matinadas, Serra de Capoeira e de Caraúbas, se Juntaram ao grupo da 3ª Idade da Cidade, que com muito forró pé de serra e animação irão abrir com chave de Ouro o Forroboró 2011 com a sua apresentação.

Informações cedidas por: Terezinha
Escrito por: Orobó News

Enem terá duas edições em menos de um ano, diz MEC

 Prova deverá acontecer nos dias 22 e 23 de outubro; Ministério prepara uma outra edição para maio de 2012

O Ministério da Educação (MEC) vai publicar na próxima semana o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão realizadas duas edições do exame em menos de um ano. A primeira deverá acontecer nos dias 22 e 23 de outubro.  A outra prova deve ser marcada para maio de 2012. A assessoria do MEC confirma as duas edições neste período, mas as datas oficiais serão anunciadas no edital.

Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano. Em recente entrevista ao G1, o ministro Fernando Haddad disse que a realização de duas edições "dependeria de muita gente", como as organizadores, gráficas e esquema de segurança envolvidos, e que o processo seria aperfeiçoado para evitar problemas em edições passadas, como o vazamento de provas em 2009 e os erros de impressão em um lote de provas em 2010.  "Eu, sinceramente, acho que o processo de 2010 foi muito melhor que o de 2009. Então, eu entendo que o de 2011 será melhor que o de 2010", disse o ministro.

O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Tio é acusado de estuprar sobrinha de três anos em Bezerros

A polícia de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, está à procura de um homem acusado de estuprar a própria sobrinha de apenas três anos. O crime chocou a comunidade de Sapucarana, na zona rural do município, local onde a vítima e o acusado moravam.
O caso chegou à delegacia na tarde dessa quarta-feira (18). Segundo a polícia, a mãe da criança informou que a menina vinha sentindo muitas dores e ao verificar as roupas íntimas dela viu muito sangue.  Além disso, a menina apresentou um comportamento muito estranho, ela já estava muito assustada e nervosa com a presença do tio, Gerson Antônio da Silva, 18 anos. 
O acusado fugiu antes mesmo que a polícia chegasse no local. Na manhã desta quinta-feira (19) a menina irá fazer um exame sexológico no IML de Caruaru, também no Agreste do Estado, para confirmar se houve mesmo o estupro. A polícia continua realizando buscas na zona rural de Bezerros para prender o acusado.

Adolescente mata o próprio irmão na frente da mãe em Quipapá

Um crime durante esse fim de semana chocou a cidade de Quipapá, no Agreste de Pernambuco. Um adolescente matou o próprio irmão depois de uma discussão.
O crime aconteceu neste domingo (22) por volta das 22h na Rua Nova, distrito de Vila do Cruzeiro, na zona rural do município. Segundo informações de testemunhas, o acusado que tem 17 anos, teria discutido com o irmão, José Aglailson Soares Calado, 21 anos e depois esfaqueado ele na barriga. A mãe do acusado e da vítima, que não teve o nome revelado pela polícia, assistiu ao crime. 
Após cometer o crime o menor fugiu do local, tomando destino desconhecido. A Polícia Civil foi acionada para realizar o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru, também no Agreste do Estado.

Tia e sobrinha são assassinadas em Caruaru

Um duplo homicídio foi registrado durante o fim de semana em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Duas mulheres foram mortas a tiros na noite do ultimo sábado (21) no bairro José Carlos de Oliveira.
Segundo a Polícia Militar, Maria do Socorro da Silva, 43 anos e Maria Ednalva do Nascimento, 14 anos, estavam em casa, na Rua João Francisco da Silva, quando um homem chegou em uma moto amarela, invadiu a residência e disparou vários tiros contra as duas vítimas.
Os disparos atingiram Maria do Socorro na nuca,no rosto e na mão, ela morreu no local. Já Maria Ednalva, foi atingida com um tiro na cabeça, ela chegou a ser socorrida para o Hospital Regional do Agreste, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu.
Ainda de acordo com a polícia, o autor do crime seria um ex-namorado de Maria Ednalva, identificado apenas como Rafael. Ele fugiu logo depois do crime.
Os corpos das duas vítimas foram levados para o IML da cidade. A polícia continua realizando buscas para prender o acusado. 

Operação da polícia prende três pessoas acusadas de tráfico de drogas em Limoeiro

A droga, os documentos roubados e o dinheiro apreendidos foram levados para a delegacia da cidadeDurante uma operação realizada pela Polícia Militar, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, três pessoas foram presas acusadas de tráfico de drogas.
A ação denominada de Operação Crack, aconteceu no sábado (21). Foram apreendidas 19 pedras de crack, 32 trouxinhas de maconha e ainda de 26 papelotes da droga. Além disso também foram encontrados R$ 277,00 em espécie, dois celulares, um carro Corsa cor prata, placa KLJ-8582, e uma carteira de motorista roubada. 
Segundo a polícia, parte do material estava na residência de Carlos Alexandre de Souza, 31 anos. Ao ser preso ele indicou a polícia outro local onde também estariam sendo vendidas drogas. Ao chegar na segunda residência, mais duas pessoas foram presas, Eber Fernando Gomes da Silva, 24 anos, e Silmara Ysolda de Aguiar Silva, 18 anos, são acusados de tráfico e roubo de veículo e carteira de motorista.
Todos os suspeitos foram levados para a delegacia da cidade, e na manhã desse domingo (22) Carlos Alexandre e Eber Fernando foram para Penitenciária da cidade e a acusada Silmara Ysolda foi encaminhada para Colônia Penal Bom Jesus, no Recife. Todo o material apreendido está na delegacia de Limoeiro.

Carreata tricolor comemora título

Mesmo sem contar com a presença de nenhum dos "heróis" do título, a carreata em comemoração à conquista do Pernambucano 2011 foi um sucesso. A festa, que contou com oito trios-elétricos, partiu do Arruda às 10h30 deste domingo e reuniu centenas de tricolores que exibiam a alegria pela conquista do Campeonato Pernambucano 2011.

Ao som de Araketu a festa tricolor que durou quase sete horas acabou neste final de tarde na Avenida Boa Viagem. Durante todo o percurso, os tricolores não cansavam de cantar músicas sobre o Santa, mas também não esqueciam de brincar com o principal adversário. O boi do Sport foi lembrado a todo momento, através de faixas, músicas ou objetos.

"Não foi preciso nenhum milagre para o Santa ser campeão. Com o time que tinha e com Zé Teodoro, a gente ia conseguir de qualquer jeito", defende o estudante Pedro Renato, conhecido como Jesus Tricolor. Quem também participou da festa foi o representante comercial Ângelo Giovani. Ele resolveu levar a brincadeira do carnaval de Olinda para a carreara coral e pintou de vermelho, branco e preto a carcaça de um fusca que normalmente usa na folia de momo só para homenagear o time campeão.

Beatificada em Salvador, freira brasileira passa a ser chamada Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

Com a beatificação, a religiosa passa a ser chamada de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres
Com a beatificação, a religiosa passa a ser chamada de
 Bem-Aventurada Dulce dos Pobres
 Milhares de católicos celebram neste domingo (22), em Salvador (BA), a beatificação de irmã Dulce. A religiosa dedicou sua vida a ajudar os pobres e excluídos, passando a ser chamada de Anjo Bom da Bahia. A solidariedade aos carentes e o reconhecimento de um milagre levaram a freira a ser proclamada beata, o que a deixa mais próxima de se tornar santa.

A cerimônia, iniciada às 17 horas, no Parque de Exposições de Salvador, é acompanhada por diversas autoridades, entre elas, a presidenta Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O rito é conduzido pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, representante do papa Bento XVI. Com a beatificação, a religiosa passa a ser chamada de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

Como beata, um grande quadro com o retrato da religiosa foi mostrado ao público, que agitou lenços e cantou em homenagem à freira baiana, que morreu há 19 anos.

O processo de canonização começou em 2000. Em 2003, a Santa Sé emitiu validação jurídica do milagre atribuído à freira. Irmã Dulce intercedeu por uma mulher, no interior do Nordeste, que sofreu grave hemorragia após o parto, em 2001. Em 2009, o papa Bento XVI concedeu o título de venerável à freira baiana – reconhecimento de que viveu de forma heroica as virtudes da fé cristã, caridade e esperança. O feito foi investigado por peritos médicos e teólogos.

No ano passado, a Congregação para a Causa dos Santos certificou a autenticidade do milagre atribuído à irmã Dulce – última etapa para a beatificação. Em 10 dezembro de 2010, o papa promulgou o decreto de beatificação. Após o decreto, deu-se início o processo para a santificação. Para ser considerada santa, o Vaticano precisa reconhecer mais uma graça por intercessão da religiosa que tenha ocorrido a partir de 11 de dezembro.

BIOGRAFIA - Filha do dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, na capital baiana. Aos sete anos, a mãe morreu. Na adolescência, já dava sinais da vocação para ajudar os excluídos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa.

Em 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no município sergipano de São Cristovão. Aos 20 anos, foi ordenada freira e adotou o nome de irmã Dulce, em homenagem à mãe.

Em Salvador, prestava assistência à comunidade pobre de Alagados, ajudou na fundação de uma associação católica de operários e também de uma escola para filhos dos operários. No início da década de 50, a freira usava o galinheiro do convento para abrigar doentes – foi o começo da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, criada oficialmente em 1959. Depois, fundou o Convento Santo Antônio.

Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Com a saúde extremamente debilitada, a religiosa morreu em 1992, com 77 anos de idade. Com o processo de canonização, os restos mortais foram levados para a Capela do Convento Santo Antônio. Depois de receber o título de venerável, foram transferidos para a Capela das Relíquias, ambos em Salvador.
Fonte: Agência Brasil