sexta-feira, 13 de maio de 2011

Críticas a Compesa

  
QUERIA REGISTRAR A MINHA INDIGNAÇÃO COM O PÉSSIMO ATENTIMENTO DO ESCRITÓRIO DA COMPESA NA CIDADE DE BOM JARDIM.  JÁ PEDIMOS EXPLICAÇÃO NO AR ATRAVÉS DA RÁDIO CULT FM 98,5 E EM NENHUM MOMENTO FOI ESCLARECIDO O PORQUÊ DE ESTÁ FALTANDO ÁGUA EM VÁRIAS RUAS DA CIDADE DE BOM JARDIM.
O ESCRITÓRIO LOCAL ESTÁ CARENTE DE PESSOAS QUALIFICADAS PARA TRABALHAR COM O BOM ATENDIMENTO E ATENCIOSIDADE COM OS CLIENTES QUE PROCURAM O LOCAL PARA TIRAREM SUAS DÚVIDAS E OBTER ESCLARECIMENTOS.
A COMPESA NA CIDADE DE BOM JARDIM  PASSA POR UM MOMENTO CRÍTICO, FALTA DE ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS, MAL ATENDIMENTO AOS CLIENTES, NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE TODA A CIDADE. DE TODAS AS FORMAS PROCURAMOS EXPLICAÇÕES POR VÁRIOS ERROS SEGUIDOS, MAS NÃO OBTIVEMOS EXPLICAÇÕES.
VEJO A ÚNICA SOLUÇÃO ACIONAR O  PÚBLICO PARA TENTAR  SOLUCIONAR TAMANHO IMPASSE. A COMPESA VEM SE CONSTITUINDO NO PIOR SERVIÇO PRESTADO EM NOSSA CIDADE E O SEU ATENDIMENTO É SIMPLESMENTE DE REVOLTAR QUALQUER CLIENTE QUE PROCURE ESCLARECIMENTO, EXPLICAÇÕES OU QUE PRECISE TIRAR ALGUMA DÚVIDA. O ÚNICO MEIO DE COMUNICAÇÃO DA COMPESA ESTÁ DESATIVADO OU SEJA MAIS UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO. A FALTA ´D'ÁGUA TEM INCOMODADO OS MORADORES EM GERAL, ELES RECLAMAM QUE FALTA ÁGUA PARA AS ATIVIDADES DO COTIDIANO, EX.: LAVAR ROUPAS, TOMAR BANHO, LAVAR AS LOUÇAS, DESCARGAS EM BANHEIROS, ENTRE OUTRAS.
A ÚNICA ATIVIDADE QUE A COMPESA  MOSTRA COMPETÊNCIA É NA HORA DE ENTREGAR AS CONTAS, EM ALGUMAS RUAS AS CONTAS JÁ FORAM ENTREGUES, MAS AI É QUE ESTÁ O PROBLEMA, A POPULAÇÃO PAGA AS CONTAS EM DIA, PORQUE, SE NÃO PAGAR O NOME ENTRA PARA O SPC E O SERASA DEIXANDO OS CLIENTES INSATISFEITOS. E MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO DE BOM JARDIM-PE SOFRE COM À MÁ PRESTAÇÃO SE SERVIÇOS DA COMPESA.

Costumes Tradições | Festas Juninas

Algumas fontes apontam a origem no nome Festas Juninas, por serem comemoradas no mês de Junho, e outras fontes relacionam o nome 'Festas Juninas' por ser o mês de comemoração do dia de São João. Suas tradições são oriundas de diversos países, para a comemoração aos santos:
Santo Antônio | Dia 13 de Junho Na noite que antecede ao Dia de Santo Antônio, é costume as moças solteiras fazerem simpatias para encontrar um grande amor e se casarem, já que Santo Antônio é o santo casamenteiro.
São João | Dia 24 de Junho Diz a tradição que as cinzas de uma fogueira de São João curam problemas de pele, também dizem que se as moças que cortarem as pontas dos cabelos antes de nascer o sol, os cabelos crescem mais fortes. São crendices populares que foram passadas de geração em geração.
S. Pedro | Dia 29 de Junho As tradições e crendices populares indicam São Pedro como guardião do 'Céu'.
Em todo Brasil é possível no mês de Junho encontrar festas juninas, entretanto em cada região a festa possui uma caracteristica diferente. Os pratos tipicos das festas juninas são: pipoca, tapioca, arroz doce, bolo de amendoin, bolo de pinhão, bombocado, bolo de fubá, pé-de-moleque, batata doce, pão-de-ló, vinho quente, canjica, bolo de milho, milho verde, pamonha, cural, quentão.
Mas  a população de Bom Jardim nesse ano de 2011, segundo fontes seguras, vai ficar sem Festas Juninas promovidas pela prefeitura, pois tivemos informações que o gestor municipal não vai fazer  pois a sua prioridade no momento é ajudar as vítímas da enchente e reconstruir novamente tudo o que foi destruido pelas fortes chuvas.  Portanto, quem quiser comemorar as Festividades Juninas  vai ter que se deslocar para as cidades vizinhas.

Obras da COMPESA deixa a cidade esburacada

A execução do projeto de melhoria no sistema de abastecimento d’água de Bom Jardim e Orobó, que visa às trocas dos canos onde as águas circulam, tornaram  as ruas das cidades esburacadas. Há meses que a empresa responsável pela obra vem executando o serviço, porém ainda não fo concluida. Os buracos continuam abertos, os entulhos estão espalhados pela cidade e o lamaçal é constante durante as chuvas. A maior preocupação da população é durante o período chuvoso, pois os barros que foram tirados dos buracos continuam nas ruas e a cada chuva se espalha pela cidade, deixando assim as ruas escorregadias se tornando um perigo para os pedestres e motoristas que trafegam por elas, pois o risco de acidente é maior por conta do barro que se espalha pelas vias e as deixam deslizantes.

Quadrilhas juninas já se preparam para o São João 2011 em Orobó


O Carnaval mal acabou, a semana santa recém passou e Orobó já está vivendo o clima de São João. As quadrilhas juninas de nossa cidade já começaram a maratona de ensaios, nas quais estão se preparando para mostra o melhor de sim nos concursos e festivais juninos do Nosso Nordeste.
Junina Adrenalina
A Junina Adrenalina é a mais antiga e tradicional quadrilha de nossa cidade, ela participa dos maiores e principais arraiás Junino do nosso nordeste, se tornando assim conhecida em todo o Brasil. O Festival de Quadrilha da Rede Globo Nordeste, o Concurso de Quadrilhas Juninas de Caruaru-PE, o festival de Quadrilhas de Campina Grande, são alguns exemplos dos maiores festivais juninos que a Quadrilha Adrenalina participa.
A Quadrilha Junina Oro’Art de Orobó, é uma quadrilha que encanta o público por onde quer que vá, com muita garra, alegria e determinação a Junina Oro’Art levanta a arquibancada em suas apresentações, também participa de grandes Arraiás Junino e sempre se destaca nas suas colocações. O amor, a dedicação e a união da quadrilha Oro’Art faz com que o seu resultado seja brilhante.

Junina Oro'Art
 Apesar da população oroboense ter perdido o gosto pela cultura junina, estas duas quadrilhas fazem o possível para não deixar com que esta tradição seja extinta. A exportação de quadrilheiros vindos de outras cidades se tornou normal entre estas duas quadrilhas, é muito comum andarmos pelas ruas de Orobó e encontrarmos pessoas de Lagoa de Itaenga, Limoeiro, João Alfredo, Timbauba, Paudalho entre outras cidades.
Este fato se dar por conta que grande parte dos nossos Jovens, perderam o interesse pela arte da quadrilha Junina, fazendo assim com que as coordenadoras das quadrilhas buscassem dançarinos de outras cidades. Também é levando em conta o lado da competitividade entre as quadrilhas, o fato dos confrontos que geralmente acontecem entre as quadrilhas de Orobó, fazem com que os jovens percam o interesse pela cultura justamente por causa dos conflitos que acontecem entre os conterrâneos da terra.
Devemos brinca e se divertir, e não entrarmos em conflitos, somos todos da mesma cidade, representamos o mesmo município e devemos ser unidos. Existem dois tipos de competitividades, a competitividade sadia e a competitividade destrutiva, vamos adotar a competitividade sadia, que é aquela na qual nos estimula para apresentarmos e mostrarmos o que há de melhor em nós, e vamos deixar a competitividade destrutiva de lado, que é aquela na qual denegrimos, caluniamos e fazemos o mau uso da imagem do nosso concorrente. Junina Adrenalina e Oro’Art, neste São João mostrem o que há de melhor em vós, e representem Orobó da Melhor forma possível, na Paz, no Amor e na União.

Apesar das chuvas que assolaram o agreste pernambucano nos últimos dias, sol é forte no autódromo

Após dias consecutivos de chuva, o sol brilha entre nuvens em Caruaru. O calor na cidade pernambucana é forte e as equipes já estão se preparando para o primeiro treino livre da categoria às 12h.

Após dias consecutivos de chuva, o sol brilha entre nuvens em Caruaru. O calor na cidade pernambucana é forte e as equipes já estão se preparando para o primeiro treino livre da categoria às 12h.
Acompanhe tudo que acontece na Fórmula Truck em Caruaru pelo L!

Pesquisa revela que o Brasil é o terceiro país que mais acredita em Deus

 
Pesquisa revela que o Brasil é o terceiro
país que mais acredita em Deus

Uma pesquisa realizada pela Ipsos para a agência de notícias Reuters fez um levantamento em 23 países sobre a crença em Deus, deuses ou ‘entidade divina’ e relatou que o Brasil é o terceiro pais que mais acredita em ‘Deus ou em um ser supremo’.
Em nosso país 51% dos entrevistados ‘definitivamente acreditam em uma ‘entidade divina’ comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza’, de acordo com a pesquisa que ouviu 18.829 adultos.
A Indonésia é o país que mais acredita na existência de Deus com 93% dos entrevistados, em segundo lugar está a Turquia com 91% e o Brasil em terceiro lugar com 84% dos entrevistados.
O estudo também levantou dados sobre a crença em vida após a morte e o Brasil também ficou em terceiro lugar. O México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.
Entre os que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas ‘não especificamente em um paraíso ou inferno’, 19% acreditam ‘que a pessoa vai para o paraíso ou inferno’, outros 7% acreditam que ‘basicamente na reencarnação’ e 2% acreditam ‘no paraíso, mas não no inferno’.
Quanto à reencarnação o Brasil fica em segundo lugar na pesquisa neste quesito, com 12% dos entrevistados. Em primeiro lugar está a Hungria onde 13% dos pesquisados acreditam na reencarnação. Em terceiro lugar está o México com 11%.
Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.

Descrentes e Indecisos

Do lado oposto está 18% do total mundial que afirmam que não acreditam em ‘Deus, deuses, ser ou seres supremos’. A França lidera a lista de descrentes com 39% dos entrevistados.
A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. Mas por aqui, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.
A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo ‘às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em ‘Deus, deuses, ser ou seres supremos’.
Entre estes, o Japão está em primeiro lugar, com 34%, seguido pela China, com 32% e a Coréia do Sul, também com 32%. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados.

Criação X Evolução

O Instituto Ipsos também abordou questões sobre o evolucionismo e o criacionismo e entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas, acreditam que os seres humanos foram criados por um Deus e não acreditam que a origem do homem viesse da evolução de outras espécies como os macacos.
Enquanto que 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.
Fonte: Gospel Prime

Anna Carolina Jatobá se converte em presídio e prega em momentos livres

Anna Carolina Jatobá, de 29 anos, está presa há três anos em regime fechado, condenada juntamente com o marido Alexandre Nardoni, 33, por asfixiar e jogar pela janela Isabella Nardoni, de 5 anos, na noite de 29 de março de 2008.

Na próxima terça-feira três desembargadores vão se reunir na 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo para julgar o requerimento que pode resultar na anulação da pena de 31 anos imposta para ele e de 26 para ela. Os desembargadores podem ainda decidir por uma redução da pena ou mesmo deixar tudo do jeito que está.
Alexandre e Anna Carolina estão presos em penitenciárias no município de Tremembé, a 140 quilômetros de São Paulo. Ambos estão adaptados à rotina no presídio e trabalham para reduzir a pena.
Enquanto ele atua na lavanderia, a madrasta de Isabella conseguiu colocação na cozinha. Segundo informações do jornal O Estado de Minas, Anna Carolina virou evangélica e faz pregações nos momentos em que está em grupo.
Ela tem recebido visitas esporádicas do pai, Alexandre Jatobá. Já o pai de Isabella recebe visitas de parentes e advogados com mais frequência. Os dois filhos de Anna Carolina e Alexandre Nardoni também visitam os pais uma vez por mês.

Taxistas receberiam R$ 3 mil para transportar 24,4 kg de pasta base de cocaína

Dois taxistas foram presos esta madrugada com 25,4 kg de pasta base de cocaína escondidos na lataria das portas, forro do teto e embaixo do banco traseiro do táxi que dirigiam em esquema de revezamento. Domício Teixeira da Silva, de 55 anos e José Orlando de Souza, 44 , foram detidos em flagrante no posto fiscal de Goiana.
De acordo com a polícia, a dupla iria receber R$ 3 mil para levar a droga de Fortaleza para o bairro do Varadouro, em Olinda. O entorpecente seria distribuído pela Região Metropolitana do Recife (RMR). A prisão foi realizada pelo Departamento de de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). O caso está sendo coordenado pelo delegado Luis Andrey. A dupla foi encaminhada para o Cotel.

Operação tapou 300 buracos desde quarta. Meta de hoje é atingir 50 vias

A Prefeitura do Recife divulgou hoje um balanço parcial da operação tapa-buracos na cidade. De acordo com o diretor de Manutenção Urbana da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Fernando Melo, desde quarta-feira passada, 352 buracos foram fechados nas vias do Recife.

A meta desta sexta-feira é atingir 50 ruas e avenidas, com o trabalho de 10 equipes com cinco funcionários, cada nos bairros como Boa Viagem, Jardim São Paulo e Campina do Barreto. Na programação do dia, estão importantes corredores de trânsito como as avenidas Abdias de Carvalho, Caxangá, Cruz Cabugá e 17 de Agosto. Além delas, serão beneficiadas pelo menos outras 46 vias, consertando aproximadamente 100 buracos.

Adolescente é apreendido com mil papelotes de maconha

Um adolescente foi apreendido pela Policia Militar no final da manhã desta sexta-feira (13), com um total aproximado de mil papelotes de maconha, no bairro de Água Fria, no Recife. A descoberta foi realizada pela Rádio Patrulha, em um uma blitz realizada no bairro. O material apreendido, bem como o adolescente, estão sendo conduzidos à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente.

Sintepe denuncia tiroteio em escola de Olinda

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe) denunciou hoje(13) um tiroteio registrado na noite de ontem em frente à Escola Estadual Tabajara, na Cidade Tabajara, em Olinda. De acordo com o sindicato, funcionários e alunos viveram momentos de pânico por volta das 20h30 e as aulas tiveram que ser suspensas e só foram retomadas na manhã desta sexta-feira.
 Cerca de 200 pessoas estavam no local no momento. Segundo Jarbas Correia,  um dos envolvidos chegou a entrar na escola. A comunidade acredita que a troca de tiros pode ter sido travada envolvidos em tráfico de drogas na região. Testemunhas disseram que um homem que estava vindo da igreja com a família foi baleado.

Concluída primeira etapa do processamento das declarações do Imposto de Renda

 A Receita Federal informou hoje (13) que praticamente concluiu toda a primeira etapa do processamento de dados das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 entregues dentro do prazo, encerrado no dia 29 de abril.

A expectativa, agora, é que seja finalizado o cruzamento dos dados dos contribuintes com outras fontes, como administradoras de cartão de crédito, bancos, prestadoras de serviços médicos ou de saúde ou da empresa onde o contribuinte é empregado, por exemplo. Esta nova etapa deve terminar na próxima semana.

Se não houver problema, as declarações começarão a ser liberadas. Nas que for verificado algum problema, ficarão retidas na malha fina. O primeiro lote de restituições do IR está previsto para o dia 15 de junho. Depois, serão liberados mais seis lotes regulares: o segundo, no dia 15 de julho; o terceiro, no dia 15 de agosto; o quarto, no dia 15 de setembro; o quinto, no dia 17 de outubro; o sexto, no dia 6 de novembro; e o sétimo, no dia 15 de dezembro.

Os valores de cada lote dependem de fatores como as disponibilidades financeiras do Tesouro Nacional e a ordem de entrega das declarações. O contribuinte com 60 anos ou mais também tem prioridade em cumprimento ao Estatuto do Idoso.

O contribuinte não deve esperar até o final das liberações das restituições, em dezembro, para procurar a Receita e verificar porque deixou de ser incluído em qualquer um dos lotes regulares. Para evitar futuros problemas e multas, o ideal é consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC) e verificar se a declaração tem pendências ou está correta.

O e-CAC foi criado para educar e permitir ao cidadão fazer a autorregulamentação fiscal, antes mesmo de ser notificado pela Receita Federal. É preciso fazer um cadastro para a obtenção de uma senha e, assim, ter acesso ao centro virtual.

Este ano, 24.370.072 contribuintes enviaram a declaração no prazo. Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Aqueles que tiverem que fazer a declaração retificadora, seja porque não entregaram o documento a tempo, ou porque têm que corrigir algum dado informado na declaração entregue, podem baixar a versão atualizada do programa gerador do documento, disponível no site da Receita.

Da Agência Brasil

Convênios para construção de barragens são assinados em Brasília

Os convênios para a construção das barragens de Panelas II e Gatos foram assinados, nesta sexta-feira, em Brasília, pela presidenta Dilma Rousseff, o governador Eduardo Campos e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O edital de licitação para as duas obras foi publicado no último sábado no Diario Oficial de Pernambuco. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas acontecerá no dia 15 de junho. O início das obras está previsto para o segundo semestre. A previsão é de que as barragens sejam entregues antes do próximo inverno. O custo para construção é de R$ 65 milhões.

Os dois reservatórios terão papel importante na contenção de enchentes na Mata Sul e em parte do agreste pernambucano. Localizada no município de Cupira, a 168 km do Recife, Panelas II vai ocupar uma área de 324 hectares. Terá capacidade para acumular 17 milhões de m³ e será erguida no Rio Panelas, afluente do rio Una. Sua construção vai custar R$ 50 milhões (sendo R$ 11,5 milhões de contrapartida do governo do estado). Vai beneficiar mais de 13 mil pessoas dos municípios de Belém de Maria, Catende e Palmares.

Outras 5.500 pessoas desses mesmos municípios serão beneficiadas com a Barragem de Gatos. Com 241 hectares, ela será construída no município de Lagoa dos Gatos. O reservatório poderá receber até 6,3 milhões de m³ e custará R$ 15 milhões. Ela será construída sob o Riacho dos Gatos, um afluente do rio Panelas, que deságua no Piranji, tributário do Una.

Alcoa investe R$ 23 milhões para aumentar produção em Pernambuco

Uma das maiores fabricantes de alumínio do mundo, a Alcoa, está aportando R$ 23 milhões em sua unidade de Pernambuco. O investimento na fábrica, localizada em Itapissuma, será destinado ao aumento de cerca de 40% da produção de perfis anodizados (película protetora contra corrosão), além de chapas e folhas de alumínio.

Nos últimos cinco anos, a empresa aplicou R$ 118 milhões na planta pernambucana, que neste mês comemora 30 anos. A unidade de Itapissuma é um dos mais importantes complexos industriais da Alcoa América Latina e Caribe. Com cerca de mil funcionários, possui operações das divisões de Extrudados e Laminados.

Em todo o país, são sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos em Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Em 2010 a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil.

Temer pede mais uma semana de discussão do novo Código Florestal

O vice-presidente Michel Temer defendeu nesta sexta-feira, após palestra na Universidade Mackenzie, em São Paulo, a necessidade de mais uma semana de debates sobre o Código Florestal, como forma de evitar um desgaste na base aliada no Congresso.
"A sensação que tenho, com toda a franqueza da minha experiência, é de que a discussão vai continuar e não será votado na semana que vem. Mas eu penso que em mais uma semana votaremos esse código. Não haverá necessidade de nenhuma atitude mais drástica", disse Temer, que viaja ainda nesta sexta-feira para a Russia, acompanhado pelo lider do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves. Deputados do partido chegaram a se rebelar, dizendo que não votariam mais nada na Câmara enquanto não se votasse o Código Florestal.
Temer minimizou o conflito na base aliada.
"Não é o governo que está segurando a votação. Mas uma tentativa de fazer uma conciliação",disse Temer, explicando que a repercussão internacional das causas ambientais no Brasil tem levado à essa maior discussão do Código Florestal brasileiro.
"Será mais útil para o país que se chegue a um acordo, mas se houver divergências, deve se votar no plenário", disse Temer, prevendo que a votação não acontecerá "nem na semana que vem", mas na outra semana.
Na palestra no Mackenzie, Temer falou sobre a reforma política e voltou a defender a adoção do "distritão". Temer sugere que os Estados e o Distrito Federal sejam transformados em distritos com a escolha dos candidatos pelo voto majoritário, em que os mais votados devam ser eleitos. Citou o exemplo de São Paulo que tem 70 vagas para a Câmara dos Deputados. Ele defendeu que os 70 mais votados sejam os eleitos. Hoje, segundo Temer, nem sempre acontece isso, pois há casos de deputados com 128 mil votos que não foram eleitos por causa do quociente eleitoral, enquanto que foram eleitos candidatos com apenas 275 votos.
Temer confirmou que o deputado Gabriel Chalita deverá mesmo ser pré-candidato do PMDB a prefeito de São Paulo e que, por isso, vai mesmo deixar o PSB para ingressar no PMDB no próximo dia 4 de junho, quando haverá a realização de um grande ato de filiação na Assembleia Legislativa de São Paulo. O vice-presidente desconversou sobre a proximidade de Chalita com o governador tucano Geraldo Alcklmin.
"Eu também sou muito próximo ao Alckmin. Entretanto, estamos em campos políticos opostos atualmente", disse Temer.
O vice-presidente defendeu que o PMDB tenha candidatos em todos os municípios de São Paulo e que preferencialmente faça alianças com o PT, mas onde isso não for possível, o partido deve buscar alianças com outros partidos, alertando que os entendimentos precisam ser aprovados pela direção do partido no estado.
"Vamos sempre tentar uma coligação com o PT. Se não for possível no primeiro turno, será no segundo turno", disse Temer.
O vice-presidente informou que nesta sexta-feira mesmo viajaria para a Russia, onde terá encontro na segunda-feira com o primeiro-ministro da Russia, Vladimir Putin, para discutir acordos comerciais entre o Brasil e Russia. Os russos estão ameaçando deixar de comprar novamente carne brasileira alegando problemas sanitários no rebanho brasileiro. Temer vai liderar uma comitiva brasileira, inclusive funcionários do Ministério da Agricultura. Farão parte da comitiva também diretores da Eletrobras para discutir a questão energética e os acordos de cooperação dos russos com o Brasil.
Da Agência Brasil

Financiamento imobiliário faz Caixa lucrar R$ 812 milhões no trimestre

A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido de R$ 812,4 milhões de janeiro a março, aumento de 4,5% em relação aos R$ 777,5 milhões contabilizados no primeiro trimestre do ano passado. Resultado impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho das operações de crédito habitacional, que cresceram 50,5% na comparação trimestral.
De acordo com o balanço divulgado hoje (13) pela Caixa, foram concedidos R$ 46,3 bilhões em crédito no período, dos quais R$ 14,5 bilhões no financiamento de 119,7 mil moradias. Foram R$ 7,8 bilhões com recursos da poupança; R$ 5,2 bilhões com dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); R$ 1,2 bilhão em subsídios e R$ 189 milhões para consórcios e arrendamentos residenciais.
Os ativos administrados pela Caixa somaram R$ 893,8 bilhões no final de março, sendo R$ 431,4 bilhões de recursos próprios R$ 268,7 bilhões do FGTS e R$ 134,8 bilhões em fundos de investimento, com destaque para os recursos próprios, que aumentaram 18,6% em relação ao primeiro trimestre de 2010.
O balanço da Caixa ressalta também que o patrimônio líquido da instituição somou R$ 17,5 bilhões, evolução de 27,2%, que gerou retorno médio de 21,3%. O estoque de créditos, no valor de R$ 190,5 bilhões, gerou receita de R$ 6,2 bilhões no trimestre. As receitas com serviços totalizaram R$ 2,8 bilhões, com aumentos de 48,3% e de 15,1%, respectivamente, na base trimestral.
A Caixa informou, também, que a base de clientes cresceu 13,5% no período, atingindo 17 milhões de contas-correntes e 41 milhões de contas-poupança. Em decorrência dessa evolução, os depósitos encerraram o trimestre com saldo de R$ 227,7 bilhões (19,4% a mais que o saldo de 2010, de R$ 132,6 bilhões em cadernetas de poupança e R$ 95,1 bilhões em depósitos à vista e a prazo.
Outro bom desempenho foi o do patrimônio de referência, que atingiu R$ 34,3 bilhões, evolução de 14,3%, o que permite à Caixa manter a expansão na oferta de crédito. Esse crescimento possibilitou que o Índice de Basileia, no trimestre, ficasse em 15,2%, superior ao mínimo de 11% exigido pelo Banco Central. Quanto mais alto esse índice, maior a liquidez da instituição, o que sinaliza garantia para o investidor.
A instituição revelou ainda que as operações de crédito da Caixa cresceram 41,5% nos últimos 12 meses terminados em março, totalizando R$ 190,5 bilhões. Mais que o dobro do percentual de crescimento do mercado total de crédito, que foi de 20,7% no período em análise. De acordo com nota técnica da Caixa, “a expansão foi bastante influenciada” pelo crédito imobiliário, que é responsável, atualmente, por 61,5% das operações de crédito do banco estatal.
Da Agência Brasil

PREFEITURA DE LIMOEIRO RECUPERA RUAS E AVENIDAS DANIFICADAS PELAS CHUVAS E PELOS ESTOURAMENTOS DE CANOS


Esta sendo feito o capeamento

A população agradece a iniciativa
Com as fortes chuvas que caíram no início do mês em Limoeiro, diversas ruas e avenidas da cidade sofreram a degradação do asfalto e inúmeros buracos foram se formando ao longo do Centro. Mas com a estiagem, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura entrou em ação para efetuar a recuperação das vias.
Os operários iniciaram os trabalhos na tarde de ontem, quinta-feira (12) e continuam percorrendo a cidade para deixar tudo de volta a normalidade. Com a ação, os motoristas são os mais beneficiados. “Com a água intensa os buracos foram se formando e os carros sofrendo. Mas agora a situação já está resolvida e temos que comemorar a ação rápida da prefeitura”, disse o comerciário Paulo Ricardo.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Jeferson Mirabeau, o objetivo da administração é recuperar todas as avarias ocasionadas pelas chuvas e, consequentemente, pelos estouramentos dos canos de abastecimento d’água. Algumas aberturas ainda não foram cobertas com asfalto, tendo em vista o tempo de cura para o caso de recuperação de cano – onde é colocado o calçamento, para em seguida vir o capeamento.
Fonte: Departamento de Imprensa

Apenas de 10% dos convocados atualizaram dados no Bolsa Família


Cerca de 130 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, convocadas este ano, compareceram às respectivas prefeituras entre janeiro e março para atualizar informações cadastrais. O primeiro relatório do processo de atualização cadastral mostra que apenas 10% dos convocados renovaram as informações na base de dados nos municípios onde moram e não correm o risco de ter o benefício bloqueado.

No total, 1,3 milhão das 13 milhões de famílias beneficiárias foram convocadas para a atualização de dados, como mudança de endereço ou de renda, localização do colégio dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar. A atualização é feita pela gestão municipal do Bolsa Família em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, conforme determina Decreto 6.135/2007. No início de cada ano, o MDS identifica todas as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. As famílias identificadas recebem avisos nos extratos bancários de pagamento.

Nos últimos dois anos, foram cancelados aproximadamente 820 mil benefícios, porque as famílias não atenderam ao chamado do MDS. Em novembro de 2009, o ministério bloqueou o benefício de 975.601 famílias que não atualizaram os dados. À época, eram 3,4 milhões de famílias que estavam com cadastros desatualizados. Outras 387.738 famílias tiveram seus valores bloqueados em novembro do ano passado pelo mesmo motivo.

Os beneficiários que não conseguirem renovar as informações até 31 de outubro terão o pagamento bloqueado a partir de novembro. Mas, elas podem procurar o gestor municipal do programa até 31 de dezembro para atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Caso a situação permaneça sem alterações, o benefício será cancelado em 2012.
Fonte: Agência Brasil