domingo, 8 de maio de 2011

Dilma retoma agenda e diz que está recuperada de pneumonia

Brasília - Após passar os últimos dias despachando em casa, em função de uma pneumonia, a presidente Dilma Rousseff retomou nesta quinta-feira a agenda de compromissos no Palácio do Planalto. Ao receber o presidente da Alemanha, Chistian Wulff, Dilma afirmou que está recuperada.
"Recuperada eu estou, mas estou em fase de descanso", disse aos jornalistas. No último fim de semana, a presidente passou por exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticada uma leve pneumonia, acompanhada de forte gripe.
Em visita oficial ao Brasil entre os dias 4 e 7 de maio, Chistian Wulff está acompanhado de delegação empresarial e passa por Brasília, São Paulo e pelo Rio de Janeiro. No encontro de hoje, os dois mandatários discutem o aprofundamento da parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha, estabelecida em 2002.
Os dois países têm interesse em intensificar a cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. Serão tratadas também questões da agenda internacional, em particular a participação dos dois países no Conselho de Segurança das Nações Unidas e sua atuação no G-20 (grupo das 20 nações mais ricas do mundo).
Na última segunda-feira, o embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vieira Vargas, afirmou que as obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 interessam aos alemães. "A ideia é trazer a experiência alemã, por exemplo, na organização de grandes eventos. A Alemanha também teve sequência de Copa do Mundo e Olimpíadas, nos anos de 1972 e 1974", disse.
O Brasil é o maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. A Alemanha, por sua vez, é o quarto principal parceiro comercial do Brasil. O intercâmbio em 2010 totalizou US$ 20,6 bilhões, o que representou 23% do comércio entre o Brasil e a União Europeia.
As informações são da Agência Brasil

Sem saber que estava grávida, mulher tem filho no chão do banheiro

O pequeno Dylan já está com três meses.
À direita, uma foto de Lauren quando já estava com quase
 seis meses de gravidez, sem saber | Foto: Reprodução Internet
Londres (Inglaterra) - A britânica Lauren Peberdy, de 20 anos, ficou chocada ao dar à luz um bebê sem fazer ideia de que estava grávida. A terapeuta estava usando o lavatório de seu namorado quando sua bolsa estourou e veio ao mundo o pequeno Dylan-James, com pouco mais de três quilos, conta o jornal Daily Mail.Lauren tinha ido ao médico, algumas noites antes, para começar a tomar pílulas contraceptivas e os exames não apontaram nenhuma alteração em seu corpo. "No início, eu não sabia o que estava acontecendo. Achei que estivesse morrendo", conta. "Quando os médicos chegaram, cerca de cinco minutos depois, eu já havia dado à luz no chão do banheiro".
O namorado de Lauren, Gavin Jones - um instrutor de atividades físicas - ficou tão chocado quanto ela. Ele conta que não percebeu, em nenhum momento, mudança em seu peso ou corpo. Uma foto de Lauren tirada quando ela estava com cinco meses e meio mostra que seu corpo não apresentava nenhum indicativo de gravidez.
"Eu estava sentada no vaso sanitário, quando ouvi algo cair. Chamei a mãe do Gavin e ela disse que podia ver a cabeça de um bebê. Logo depois, eu já estava com o Dylan nas mãos", relatou.
O casal - que está procurando um lugar para morar - ainda não entende como tudo aconteceu. "No médico, tudo estava normal. Meu dia a dia era o mesmo. Ainda não sei como pode. Só sei que, hoje, o pequeno Dylan é um menino alegre e sorri o tempo todo", conclui Lauren.
Lauren tinha ido ao médico, algumas noites antes, para começar a tomar pílulas contraceptivas e os exames não apontaram nenhuma alteração em seu corpo. "No início, eu não sabia o que estava acontecendo. Achei que estivesse morrendo", conta. "Quando os médicos chegaram, cerca de cinco minutos depois, eu já havia dado à luz no chão do banheiro".
O namorado de Lauren, Gavin Jones - um instrutor de atividades físicas - ficou tão chocado quanto ela. Ele conta que não percebeu, em nenhum momento, mudança em seu peso ou corpo. Uma foto de Lauren tirada quando ela estava com cinco meses e meio mostra que seu corpo não apresentava nenhum indicativo de gravidez.
"Eu estava sentada no vaso sanitário, quando ouvi algo cair. Chamei a mãe do Gavin e ela disse que podia ver a cabeça de um bebê. Logo depois, eu já estava com o Dylan nas mãos", relatou.
O casal - que está procurando um lugar para morar - ainda não entende como tudo aconteceu. "No médico, tudo estava normal. Meu dia a dia era o mesmo. Ainda não sei como pode. Só sei que, hoje, o pequeno Dylan é um menino alegre e sorri o tempo todo", conclui Lauren.

EUA mostram vídeos achados na casa de terrorista

Líder da Al-Qaeda assistia a noticiários sobre ele e gravava ameaças à América

Rio - O governo dos Estados Unidos divulgou ontem série de vídeos caseiros de Osama bin Laden apreendidos na fortaleza onde o líder da Al-Qaeda foi morto na semana passada, no Paquistão, pelas forças especiais americanas.
 
Terrorista gravou mensagem para os EUA,
mas governo não liberou áudio | Foto: Reprodução
Foram apresentados cinco vídeos. Em um deles, Bin Laden aparece assistindo noticiários sobre ele. Na ocasião, o terrorista tinha barba grisalha, usa chapéu preto e está envolvido num cobertor. Aparece sentado sobre uma mesa e manipulando o controle remoto da televisão que exibe sua imagem.
Um outro vídeo, que o Serviço de Inteligência dos EUA acredita ser do período entre 9 de outubro e 5 de novembro de 2010, Bin Laden aparece com uma veste dourada por cima de roupa branca e sua barba está pintada de preto. Ele faz uma mensagem para os EUA, mas o áudio não foi divulgado pelo governo. Teriam sido consideradas inapropriadas. Os outros três vídeos mostram o terrorista ensaiando discursos diante de câmeras.
O Pentágono analisa o material (vídeos, cem pen drives, dez computadores, etc.) encontrado na fortaleza onde o terrorista se escondia, em Abbottabad, cidade a 100 Km da capital paquistanesa. Não ficou claro o lugar de gravação dos vídeos, mas um deles, feito em frente a um guarda-roupas, pode ter sido produzido no complexo.
Dia histórico para o mundo
Face global do terrorismo desde que sua organização levou a cabo os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, o saudita Osama bin Laden, 54 anos, costumava usar frases de efeito para impressionar seguidores, chegando a dizer que gostaria de “morrer pela bala”. Mas os últimos momentos dele, domingo, no Paquistão, tiveram momentos nada heroicos. O líder da Al-Qaeda usou uma mulher — possivelmente uma de suas 5 esposas — como escudo humano enquanto trocava tiros com militares de elite americanos que o eliminaram em apenas 5 minutos de batalha.
Inimigo público número 1 dos EUA e chefe de uma organização que fez ataques importantes contra alvos ocidentais também na Europa e na África, Bin Laden foi localizado em Abbottabad, cidade a duas horas da capital paquistanesa, Islamabad. Ele foi encontrado através de pistas obtidas em interrogatórios de presos na polêmica Base Militar americana de Guantánamo, em Cuba.
Bin Laden estava há alguns anos na casa de três andares com certo conforto e muita segurança — bem diferente das cavernas onde se acreditava que ele estava no início da caçada humana por sua cabeça. Para os padrões do Paquistão, o imóvel é uma mansão.
Os interrogatórios em Guantánamo levaram os americanos a identificar mensageiro de confiança de Bin Laden — o mesmo que acabou morto domingo. A CIA passou pelo menos dois anos seguindo seus passos. Graças a isso, em agosto descobriu o imóvel que serviu de refúgio ao terrorista.

Vingando-se do ex

Cada vez mais mulheres recorrem à cirurgia plástica após uma separação

Rio - Uma pesquisa do jornal britânico Daily Mail revelou uma nova tendência na área de cirurgia plástica. Não se trata de nenhum novo método ou procedimento, mas sim de mais um motivo para entrar no bisturi: vingar-se do ex. É a chamada ‘cirurgia de vingança’. De acordo com o levantamento, 25% das pessoas que fazem cirurgia plástica no Reino Unido são mulheres divorciadas — segundo o jornal britânico, a grande maioria admite que se submeteu aos procedimentos para “surpreender” ou fazer com que o companheiro se arrependa. No Brasil, ainda não há estatísticas sobre o tema, mas especialistas garantem: nos consultórios, o que não falta é mulher procurando aliviar a dor de cotovelo à base de silicone e bisturi.

“As pessoas não contam, têm vergonha. Mas o cirurgião percebe. Muitas mulheres acham que, se mudarem o visual, vão conseguir provocar o ex. No fundo, pode até ser uma tentativa desesperada de reconciliação. É claro que isso não funciona”, afirma o diretor do Centro de Medicina Integrada, o cirurgião Ruben Penteado. Segundo o especialista, cirurgias plásticas só devem ser feitas por pessoas que desejam melhorar a autoestima com base em um problema real. Ou seja: se só você enxerga aquele defeitinho no nariz e acha que aquilo atrapalha sua vida, a solução pode não ser um procedimento estético, mas sim um psicólogo. “Quando a queixa do paciente não condiz com o tamanho do problema, o médico deve ficar atento e até recusar a cirurgia. Se o profissional, que é treinado para enxergar defeitinhos, não os viu, é porque o paciente pode, sim, estar fantasiando por estar emocionalmente abalado”, explica Ruben.

O melhor é ser feliz

Em alguns casos, entretanto, a separação deixa de ser vilã e se torna um estímulo para que a pessoa passe a se cuidar. “Ser feliz é a melhor vingança. E se isso inclui cirurgia, não tem problema. O importante é se cuidar e estar bem consigo mesmo”, diz Ruben. Foi o caso de Carol Cardoso, 28. Depois de terminar com o namorado, a estudante perdeu 52 quilos e fez gastroplastia (redução de estômago). Agora, ela pretende colocar silicone nos seios e fazer lipoaspiração. “Quando ele me chamou de gorda, decidi que não dava mais. Fiz 6 meses de terapia e depois cirurgia. Estou muito feliz e realizada”, conta Carol.
SBT substitui 'Cinema em Casa' pelo seriado 'Chaves', diz jornal

Rio - Devido aos baixos índices de audiência, o tradicional Cinema em Casa, do SBT, será excluído da programação da emissora. As informações são da coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo.
No lugar, serão exibidas as reprises do seriado mexicano Chaves, velho curinga de Silvio Santos para recuperar os índices no Ibope

Sport x Santa Cruz - Clássico das Multidões agita final em Pernambuco!

O primeiro duelo acontece na tarde deste domingo, às 16 horas, na Ilha do Retiro

Recife, PE, 07 (AFI) - Neste domingo, a cidade de Recife vai parar. O motivo é que será realizado a edição de número 525 do tradicional "Clássico das Multidões". Santa Cruz e Sport entram em campo às 16 horas, no Estádio da Ilha do Retiro, pela partida de ida da final do Campeonato Pernambucano. O confronto é disputado desde 1916 e o Sport leva vantagem nos duelos. O rubro-negro venceu 219 vezes, enquanto que o tricolor festejou em outras 159. Além disso, foram mais 147 empates.
No Estadual atual, o Santa Cruz venceu os dois jogos da primeira fase diante do que o Sport. No primeiro confronto, no Arruda, o time Coral fez 2 a 0. O mesmo placar foi repetido no returno, na Ilha do Retiro.Nas semifinais, o Leão da Ilha eliminou o rival Náutico, que tentava acabar com as chances do rival de chegar ao tão sonhado hexacampeonato. Já o Tricolor foi superior diante do Porto e mandou o time de volta para Caruaru.

Problemas!

O Sport tenta utilizar o fator casa para largar em vantagem na luta pelo seu sexto título estadual de forma consecutiva. Apesar disso, o técnico Hélio dos Anjos terá como desfalque o zagueiro Montoya, que cumpre suspensão automática. Dessa maneira, Igor assume a posição na zaga, pois na semifinal havia jogado improvisado na lateral. Além da zaga, o ataque também terá mudança, pois o Carlinhos Bala sente dores na coxa direita e deve ser substituído por Ciro. O lateral Renato e o volante Hamilton retornam após suspensão e, assim, Germano deve ir para a reserva.
“Fizemos bons treinos ao longo da semana e testamos algumas variações. Eu conheço o esquema que ele (Zé Teodoro) joga e ele também sabe como o Sport joga”, disse Hélio dos Anjos.
Qual o esquema?Pelos lados do Santa Cruz, o técnico Zé Teodoro tem dúvida somente no esquema tático. O treinador ainda mantém o mistério sobre o 3-5-2 ou o 4-4-2. Se Éverton Sena for atuar na zaga, o primeiro esquema será o escolhido, mas se a opção for por Leo significa que o time Coral vai a campo com o segundo esquema. No ataque, Lande está confirmado ao lado do destaque Gilberto, que aguarda pelas finais do Estadual para definir seu futuro.

“Já vinha estudando o adversário e montando as propostas que o Sport possa vir. Analisamos até mesmo sem mexer em nossas peças para encaixar o quebra-cabeça. Já passei tranquilidade e confiança para cada jogador nesse jogo decisivo e os detalhes que podem acontecer durante o jogo e também as oportunidades. Não podemos errar e temos que ter o controle do jogo”, afirmou o treinador.

FICHA TÉCNICA
Sport x Santa Cruz
Local: Ilha do Retiro, Recife-PE
Data: 08/05/2011
Horário: 16 horas
Árbitro: Cláudio Mercante
Assistentes: Ubirajara Ferraz e Erich Bandeira
SportMagrão; Renato, Alex Bruno, Igor e Dutra; Hamilton, Daniel Paulista, Marcelinho Paraíba e Wellington Saci; Ciro (Carlinhos Bala) e Bruno Mineiro.
Técnico: Hélio dos Anjos.
Santa CruzTiago Cardoso; Éverton Sena (Leo), Thiago Matias e Leandro Souza; Cléber Goiano, Jeovânio, Memo, Weslley e Renatinho; Landu e Gilberto.
Técnico: Zé Teodoro.

Confira a previsão do tempo para o Dia das Mães

As nuvens aumentam com o tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia; o Recife tem mínima de 23 °C e máxima de 29 °CO sol brilha forte em Pernambuco neste domingo (8), Dia das Mães. A nebulosidade diminui e o tempo fica seco no Sertão pernambucano. Nas demais áreas do Estado, as nuvens aumentam com o tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia.
No Recife, o sol aparece com algumas nuvens e chove rápido durante o dia e a noite. A temperatura mínima na capital pernambucana é de 23 °C e a máxima deve atingir 29 °C.  Já em Petrolina, no Sertão, não deve chover. A mínima é de 21 °C e a máxima é de 30 °C.

Com menos chuvas, barragens do interior registram reduções
A vazão da Barragem Ipojuca, localizadas em Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, baixou e está 12 centímetros acima do seu sangradouro. O reservatório funciona como barragem de contenção para as águas do rio Ipojuca que passa por 25 municípios. Em caso de vazamento, as primeiras cidades afetadas seriam Tacaimbó, São Caetano e Caruaru.
Ainda em Belo Jardim, a barragem de Bitury permanece com mais de um metro abaixo da sua capacidade. Essa barragem é responsável por abastecer o município e em caso de sangramento a cidade correria o risco de sofrer com inundações.
Em Caruaru o nível do Rio Ipojuca baixou outros dois centímetros nas últimas 24h e as passagens molhadas da região urbana não precisaram ser interditadas.
Os levantamentos da Defesa Civil de Caruaru, realizados até as 11h deste sábado (7). Desde o início de maio choveu 136,4 milímetros na área urbana de Caruaru. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) há previsão de chuvas com menor intensidade para a tarde e a noite deste sábado.

PF faz a maior apreensão de pasta base de cocaína em Pernambuco
RECIFE - A Polícia Federal (PF) prendeu na tarde de sábado cinco suspeitos de tráfico de drogas no Recife (PE). Entre os presos está um policial militar. Com o grupo, os policiais encontraram 165,2 kg de pasta base de cocaína. Esta foi a maior apreensão de pasta base de cocaína já feita pela PF em Pernambuco.
De acordo com a PF, as prisões são fruto de dois meses de investigações realizadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE. Os investigadores descobriram que uma casa no bairro de Iputinga seria local de armazenamento e negociação de uma grande quantidade de pasta base de cocaína. De posse dessas informações e das características físicas dos suspeitos, três equipes da PF se dirigiram ao local para efetuar as prisões em flagrante.
A operação teve início por volta das 13h. Quando o suspeito Wendel Batista Guimarães deixou a residência, foi abordado pelos policiais federais, a quem confessou pretendia transportar em um automóvel Celta três sacolas contendo drogas, com peso total de 57 kg. Em um dos cômodos da casa, os agentes encontraram mais 108,2 kg de pasta base, além de duas armas e R$ 155.860 em dinheiro.
Quando os policiais federais faziam buscas na residência, o suposto líder da quadrilha, Marcos Roberto Marques Lisboa, tocou o interfone da casa e recebeu voz de prisão. Interrogado, Wendel disse aos policiais que ia se encontrar com mais três pessoas - Gilvan Manoel do Nascimento, José João da Silva e o policial militar Arthur José da Silva - que estavam em um bar próximo à sua residência. Segundo Wendel, o trio aguardaria a sua chegada para receber a droga. Os policiais acompanharam o suspeito até o ponto de encontro e prenderam o trio.
Os presos foram autuados por tráfico interestadual de entorpecentes e associação ao tráfico e, caso sejam condenados, poderão pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. A PF considera esta a maior quadrilha de fornecimento de pasta base de cocaína do Estado. Segundo a PF, caso a droga fosse transformada em crack em laboratórios clandestino, seria suficiente para produzir aproximadamente 661 kg do entorpecente, o que corresponde a 2,6 milhões de pedras. O crack seria comercializado na região metropolitana do Recife, agreste e sertão de Pernambuco.
As investigações apontam que o policial militar dava cobertura à quadrilha, fazendo a escolta da droga e informando os membros da organização criminosa a respeito da realização de blitzes ou rondas policiais.

Três homicídios são cometidos no Agreste na madrugada deste sábado

Os crimes ocorreram em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Alagoinha; os corpos seguiram para o IML de Caruau

Três pessoas foram assassinadas no Agreste pernambucano na madrugada deste sábado (7). Os crimes de homicídio aconteceram em cidades diferentes: um em Caruaru, outro em Santa Cruz do Capibaribe e um terceiro em Alagoinha.
Em Caruaru, o crime ocorreu no bairro Centenário. Arlindo Afonso Gomes, de 39 anos, foi morto a tiros. A polícia ainda não encontrou suspeitos do assassinato. Já no homicídio de Santa Cruz do Capibaribe, a vítima foi Edivan Alves da Costa, de 23 anos. Ele foi morto por dois homens ainda não identificados que estavam em uma moto.
No município de Alagoinha, Carlos André da Silva, de 22 anos, foi morto a pauladas próximo a casa dele, no Sítio Macambira. Todos os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Sem entender anúncio de assalto, deficiente auditivo é morto com quatro facadas

O crime aconteceu em Caruaru, no Agreste, na noite da última sexta; vítima ia buscar a irmã no colégioUm adolescente foi assassinado na noite da última sexta-feira (6) em Caruaru, no Agreste pernambucano. O crime de homicídio aconteceu próximo ao Colégio Nicanor Souto Maior, no bairro Indianopólis.
Maviável Sena Silva, de 17 anos, estava a caminho do colégio para buscar a irmã quando, a 400 metros do local, foi abordado por homens numa moto que anunciaram um assalto. Como o adolescente era deficiente auditivo, não entendeu e reagiu. Ele levou quatro facadas e morreu no local.
De acordo com a Força-Tarefa de Homicídios de Caruaru, dois homens chegaram a ser detidos suspeitos desse crime, mas não foi encontrada nenhuma ligação com o assassinato, e eles foram liberados.

Sétimo Feirão Caixa Casa Própria: mais de 450 mil imóveis

Feirão Caixa Casa Própria – a Caixa Econômica Federal promove, entre os dias 13 de maio e 12 de junho, em treze cidades, a sétima edição do Feirão da Casa Própria. Considerado o maior evento do setor, o Feirão promete impulsionar o segmento habitacional, oferecendo mais de 450 mil imóveis, nas modalidades: novo, usado e na planta.
Segundo o presidente da CAIXA, Jorge Hereda, “no Feirão a compra do imóvel é facilitada pelo fato de o evento reunir, num único espaço, todos os agentes da cadeia da habitação, como construtoras, corretores, cartórios e técnicos da CAIXA, responsáveis por analisar e liberar os financiamentos, o que poupa tempo e dinheiro para o comprador”. Este ano, o evento contará com cerca de 700 construtoras, e mais de 500 imobiliárias.
São Paulo, Uberlândia, Curitiba, Fortaleza e Salvador recebem o Feirão de 13 a 15 de maio. Entre os dias 20 e 22 do mesmo mês chega a vez de seis cidades simultaneamente: Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em Belém, o evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de junho e Florianópolis encerra o feirão de 10 a 12 de junho. Durante os eventos do ano passado, mais de 576 mil pessoas visitaram os Feirões, onde foram assinados e encaminhados 93 mil negócios, o equivalente a mais de R$ 8,4 bilhões.
No primeiro trimestre de 2011, a CAIXA assinou 226.381 contratos habitacionais, totalizando R$ 14,7 bilhões em financiamentos. Registrou uma média de R$ 236,6 milhões e 3.651 contratos de financiamento ao dia, sendo que 50% das famílias beneficiadas têm renda de até 10 salários mínimos. Para imóveis novos, foram destinados 56% de todo o montante contratado no período, o que corresponde a R$ 8,1 bilhões. Na nova versão do Programa Minha Casa Minha Vida já foram realizados aproximadamente R$ 4,6 bilhões em financiamentos, propiciando a construção de 64.422 novas unidades habitacionais, a maioria das moradias na faixa de renda de até 6 salários mínimos.
Condições
As linhas de financiamento para a casa própria da CAIXA atendem a todas as faixas de renda familiar, com prazo de pagamento de até 30 anos. Os juros podem variar de de 4,5% até 13,5% ao ano, mais TR, para todas as modalidades de financiamento. Os interessados na compra de uma moradia vão encontrar oportunidades de negócios com financiamento de até 100% do valor do imóvel.
Atendimento do Feirão CAIXA da Casa Própria
Para quem quer sair do Feirão com imóvel próprio, basta levar documentos como RG, CPF e comprovantes de renda (três últimos contracheques ou seis últimos extratos bancários, para o caso de renda informal).
Além dos Feirões, os interessados podem obter informações em todas as agências da CAIXA, pela Serviço de Atendimento ao Cliente do banco (0800-726-0101), disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Para quem tem acesso à internet, nem precisa sair de casa, basta acessar o sítio www.feirao.caixa.gov.br.
Outra opção na internet é o simulador habitacional, que pode ser acessado no portal da instituição (www.caixa.gov.br). Na ferramenta, é possível calcular e visualizar vários cenários e valores, e ainda escolher a opção que mais se encaixa no rendimento familiar. No mês de março, o banco registrou 11,2 milhões de simulações de financiamentos habitacionais. Desde a sua criação, em 2008, o sítio já realizou mais de 411 milhões de simulações.
Feirão nas Redes Sociais
A sétima edição do Feirão CAIXA da Casa Própria contará com cobertura ao vivo pela internet. Os eventos contarão com informações transmitidas em tempo real via twitter, facebook e blog, por meio de posts em textos, fotos e vídeos.
No twitter, o internauta terá um panorama completo do evento antes mesmo de visitá-lo. Serão centenas de informações atualizadas minuto a minuto, como por exemplo: como chegar ao evento; a localização dos estandes; quantos negócios estão sendo fechados; e quantos visitantes já passaram por lá.
A cobertura no feirão tem o objetivo de facilitar a visita das pessoas e também de aproximá-las do imóvel próprio. Para deixar isso mais real e tangível, os porta-vozes serão os próprios visitantes que irão dividir experiências sobre o evento, contando, por exemplo, como fizeram para encontrar o imóvel ideal, como foi o processo de financiamento e, principalmente, como a história de cada visitante no Feirão pode se tornar a história de todo brasileiro.

Flexibilização de Licitações para obras da Copa e Olimpíadas

Licitações para obras da Copa e Olimpíadas (Brasília) – O ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, disse hoje (4) ser favorável a flexibilização da Lei de Licitações para atender aos projetos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, mas enfatizou a necessidade de fiscalização das obras. “Algumas exigências são irracionais e já não são cumpridas na Lei de Licitações. Sou a favor de que a lei seja funcional, seja posta em termos de razoabilidade e tudo que ficar nela tenha absoluto vigor na exigência de seu cumprimento”, afirmou.
A flexibilização das regras foi inserida na Medida Provisória 521 pela relatora da matéria, deputada Jandira Feghali (PCdoB- RJ), e foi feita em conjunto com técnicos do Tribunal de Contas da União.
O ministro Hage deu essas declarações logo depois de participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.

 Agência Brasil

Bancos elevam novamente estimativa de inflação para este ano

Os bancos aumentaram a expectativa de inflação para este ano. Segundo levantamento divulgado hoje (4) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a previsão é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche 2011 em 6,3%, apenas 0,2 ponto percentual abaixo da meta oficial de inflação para este ano. Em março, a projeção estava em 5,8%. A estimativa para o acumulado do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) passou de 6,8% em março para 6,9%.
A pesquisa ouviu 32 analistas de instituições financeiras entre os dias 28 de abril e 3 de maio. De acordo com o economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg, a previsão dos bancos leva em consideração que as medidas adotadas pelo governo para conter a inflação devem continuar produzindo efeitos nos próximo meses. “Nos próximos números você vai continuar vendo os efeitos dessas medidas macroprudenciais”.
O economista ressaltou que, com base na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, os bancos passaram a prever um política de juros altos por um período mais prolongado. A perspectiva é que ocorram dois aumentos de 0,25 ponto percentual ainda neste ano, levando a Selic (taxa básica de juros) para 12,5%.
A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) teve uma ligeira revisão para baixo, de 4,2% em março para 4,1% no levantamento deste mês. A maior queda foi verificada nas expectativas para o PIB industrial, de 4,3% para 4%.
Em relação a expansão do crédito, a expectativa caiu de 17,4% na pesquisa anterior para 16,7%. Segundo Sardenberg, efeito das medidas fiscais e monetárias adotadas ao longo dos últimos meses para reduzir o volume de empréstimos. O economista destacou que a modalidade mais afetada foi o financiamento de veículos, que deve crescer 15,4% este ano.
O câmbio deve continuar valorizado, segundo o levantamento. A expectativa das instituições financeiras é que o dólar feche o ano valendo R$ 1,62. Hoje (4), a moeda americana está cotada a R$ 1,60. “Provavelmente, todas essas ações do governo vão moderar a valorização do real, mas ela vai continuar”, afirmou o economista.

Agência Brasil

Concurso Correios Cespe/UnB – consulta local da prova em 09/05

Concurso Correios Cespe/UnB (local da prova) – os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta na Internet a partir da data provável de 9 de maio de 2011, no endereço eletrônico para Agente dos Correios http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, ou no endereço eletrônico para concurso nível superior http://www.cespe.unb.br/concursos/CORREIOS2011/.
O(A) candidato(a) deverá, obrigatoriamente, acessar o referido endereço eletrônico para verificar o seu local da prova, por meio de busca individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados. O(A) candidato(a) somente poderá realizar a prova no local designado pelo CESPE/UnB. São de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.
A prova objetiva Concurso Correios Cespe/UnB para os cargos Agente dos Correios Atividade 1 (Atendente Comercial) e Agente dos Correios Atividade 3 (Operador de Triagem e Transbordo) terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada na data provável de 15 de maio de 2011, no turno da manhã.
A prova objetiva Concurso Correios Cespe/UnB para o cargo Agente dos Correios Atividade 2 (Carteiro) terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada na data provável de 15 de maio de 2011, no turno da tarde.
A prova objetiva Concurso Correios Cespe/UnB para os cargos de nível superior e de nível médio terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada na data provável de 15 de maio de 2011, no turno da manhã.
Para todo cargo/atividade de Agente Concurso Correios Cespe/UnB
A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, com 5 opções de respostas para cada uma, havendo somente uma opção correta e abrangerá os objetos de avaliação constantes do item 17 do edital. Para obter pontuação na questão, o(a) candidato(a) deverá marcar um, e somente um, dos cinco campos da folha de respostas. O(A) candidato(a) deverá transcrever as respostas da sua prova objetiva para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do(a) candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas no edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do(a) candidato(a).
O CESPE/UnB divulgará a imagem da folha de respostas dos(as) candidatos(as) que realizaram a prova objetiva, exceto dos(as) candidatos(as) eliminados(as) na forma do edital, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, cinco dias após a data de divulgação do resultado final da prova objetiva. A referida imagem ficará disponível até quinze dias corridos da data de divulgação da imagem da folha de respostas. Após o prazo determinado no subitem anterior, não serão aceitos pedidos de disponibilização da imagem da folha de respostas.
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Concurso Correios Cespe/UnB
Veja: Concurso Correios Cespe/UnB – retificação da data de divulgação do Gabarito

Supremo reconhece legalidade da união homossexual estável

As ações pediam que a união estável homossexual fosse reconhecida juridicamente e que os casais homossexuais pudessem ser considerados como entidade familiar. Com o resultado, os casais homossexuais passam a ter direitos, como herança, inscrição do parceiro na Previdência Social e em planos de saúde, impenhorabilidade da residência do casal, pensão alimentícia e divisão de bens em caso de separação e autorização de cirurgia de risco.
De acordo com a advogada Maria Berenice Dias, do Instituto Brasileiro de Direito da Família (Ibdfam), antes da decisão de hoje, pelo menos 112 direitos eram restritos aos casais hererossexuais.
O julgamento começou ontem (4) à tarde com o voto do ministro Carlos Ayres Britto, relator da matéria. Ele entendeu que o Código Civil deve ser interpretado de acordo com os princípios de liberdade e igualdade previstos na Constituição, de forma que exclua qualquer significado que vede ou impeça a união de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. “O reconhecimento deve ser feito com mesma regra e mesma consequência da união heteroafetiva”, disse Britto.
Retomado na tarde de hoje, o julgamento teve os votos favoráveis dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso.
O ministro Antonio Dias Toffoli não votou porque se declarou impedido devido ao trabalho que exerceu à frente da Advocacia-Geral da União (AGU). Em 2009, quando ainda era chefe do órgão, a AGU chegou a receber um prêmio da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABLGT).
Apesar de todos terem votado com o relator, Lewandowski, Mendes e Peluso fizeram algumas ressalvas quanto ao alcance da decisão. Eles entenderam que o Supremo está apenas suprindo uma lacuna deixada pelo Legislativo, e que a Corte extrapolaria suas funções ao se posicionar sobre os efeitos da decisão.
De acordo com os ministros, o reconhecimento da união estável é urgente para a proteção do direito das minorias e para evitar episódios de preconceito e violência. Entretanto, eles acreditam que proposta de lei específica sobre o tema deve ser discutida pelo Congresso Nacional.

Repórter da Agência Brasil
ProUni – o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou  que a medida provisória que vai alterar as regras de funcionamento do Programa Universidade para Todos (ProUni) será enviada ao Congresso Nacional ainda neste semestre. Ontem (4), ele se reuniu com o secretário da Receita Federal para discutir como será o novo mecanismo de isenção concedida às instituições de ensino que participam do programa. Segundo ele, a ideia é que a mudança passe a valer a partir de 2012.
Atualmente, os estabelecimentos de educação superior recebem isenção fiscal proporcional ao total de número de bolsas ofertadas, mesmo que não tenham sido todas elas preenchidas. Mas o Tribunal de Contas da União (TCU) já se posicionou contrário a esse formato e quer que as instituições só recebam a isenção caso as vagas sejam, de fato, ocupadas.
O Ministério da Educação (MEC) concorda com a mudança e estudará, com a Casa Civil, a melhor forma de implementá-la. Segundo Haddad, o MEC defenderá que seja feita por medida provisória, já que a tramitação deste tipo de projeto é mais rápida.
Outra mudança que ainda está sendo discutida no ministério é o fim das bolsas parciais. O ProUni oferece, além do benefício integral, bolsas parciais que custeiam 50% da mensalidade. Mas são essas vagas que costumam ficar ociosas. Esse benefício pode ser pleiteado por famílias com renda per capita (por pessoa) até três salários mínimos. “Ainda estamos discutindo esse ponto porque, dentro do MEC, há pessoas que defendem que a bolsa parcial é benéfica para uma parte da população”, disse Haddad.

ProUni (adesão 2º sem 2011) – as instituições de educação superior interessadas em participar do processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm prazo até o dia 20 próximo para emitir o termo de adesão. O mesmo prazo vale para aquelas que já participam do programa providenciarem o termo aditivo.
O prazo e as normas de adesão foram estabelecidos pela Portaria Normativa nº 10, do dia 2 último, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 4. Todos os procedimentos operacionais referentes à adesãoao Prouni serão efetuados exclusivamente por meio do Sisprouni, sendo sua validade condicionada à assinatura digital.
Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes em instituições particulares de educação superior. Desde o início do programa, 863 mil bolsas foram concedidas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
A emissão dos termos de adesão deve ser feita na página eletrônica do ProUni.
Assessoria de Imprensa da Sesu