segunda-feira, 2 de maio de 2011

MÃE


SER MÃE
A missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de muito enjôo, seguido por anseios incontroláveis por comidas estranhas, aumento de peso, dores na coluna, o aprimoramento da arte de arrumar travesseiros preenchendo espaços entre o volume da barriga e o resto da cama.

Ser mãe é não esquecer a emoção do primeiro movimento do bebezinho dentro da barriga.

O instante maravilhoso em que ele se materializou ante os seus olhos, a boquinha sugando o leite, com vontade, e o primeiro sorriso de reconhecimento.

Ser mãe é ficar noites sem dormir, é sofrer com as cólicas do bebê e se angustiar com os choros inexplicáveis: será dor de ouvido, fralda molhada, fome, desejo de colo?

É a inquietação com os resfriados, pânico com a ameaça de pneumonia, coração partido com a tristeza causada pela morte do bichinho de estimação do pequerrucho.

Ser mãe é ajudar o filho a largar a chupeta e a mamadeira. É levá-lo para a escola e segurar suas mãos na hora da vacina.

Ser mãe é se deslumbrar em ver o filho se revelando em suas características únicas, é observar suas descobertas.

Sentir sua mãozinha procurando a proteção da sua, o corpinho se aconchegando debaixo dos cobertores.

É assistir aos avanços, sorrir com as vitórias e ampará-lo nas pequenas derrotas. É ouvir as confidências.

Ser mãe é ler sobre uma tragédia no jornal e se perguntar: E se tivesse sido meu filho?

E ante fotos de crianças famintas, se perguntar se pode haver dor maior do que ver um filho morrer de fome.

Ser mãe é descobrir que se pode amar ainda mais um homem ao vê-lo passar talco, cuidadosamente, no bebê ou ao observá-lo sentado no chão, brincando com o filho.

É se apaixonar de novo pelo marido, mas por razões que antes de ser mãe consideraria muito pouco românticas.

É sentir-se invadir de felicidade ante o milagre que é uma criança dando seus primeiros passos, conseguindo expressar toscamente em palavras seus sentimentos, juntando as letras numa frase.

Ser mãe é se inundar de alegria ao ouvir uma gargalhadinha gostosa, ao ver o filho acertando a bola no gol ou mergulhando corajosamente do trampolim mais alto.

Ser mãe é descobrir que, por mais sofisticada que se possa ser, por mais elegante, um grito aflito de mamãe a faz derrubar o suflê ou o cristal mais fino, sem a menor hesitação.

Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que chega o bebê.

Que se deseja sacrificar a vida para poupar a do filho, mas ao mesmo tempo deseja viver mais º não para realizar os seus sonhos, mas para ver a criança realizar os dela.

É ouvir o filho falar da primeira namorada, da primeira decepção e quase morrer de apreensão na primeira vez que ele se aventurar ao volante de um carro.

É ficar acordada de noite, imaginando mil coisas, até ouvir o barulho da chave na fechadura da porta e os passos do jovem, ecoando portas adentro do lar.

Finalmente, é se inundar de gratidão por tudo que se recebe e se aprende com o filho, pelo crescimento que ele proporciona, pela alegria profunda que ele dá.

Ser mãe é aguardar o momento de ser avó, para renovar as etapas da emoção, numa dimensão diferente de doçura e entendimento.

É estreitar nos braços o filho do filho e descobrir no rostinho minúsculo, os traços maravilhosos do bem mais precioso que lhe foi confiado ao coração: um Espírito imortal vestido nas carnes de seu filho.
 
A maternidade é uma dádiva. Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe.

E toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu.


João Lyra Neto prestigia inaugurações em João Alfredo



A noite da última sexta-feira (29) foi de festa na comunidade de João Alfredo. A convite do prefeito Severino Cavalcanti, o vice-governador João Lyra Neto esteve nesta cidade, representando o governador Eduardo Campos, onde prestigiou as inaugurações de um Centro de Apoio ao Programa Vida Nova  e mais uma unidade da Academia das Cidades.
Apesar das chuvas que caíram durante todo o dia varando aquela  noite, a festa começou na Rua João Pereira de Moura, no bairro Boa Vista, onde foi  entregue oficialmente o Centro de Apoio ao Programa Vida Nova, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social. O amplo salão, situado ao lado da igreja matriz, abrigará todas as atividades do “Vida Nova”, constituindo-se num autêntico centro da juventude. Após cortar a fita simbólica de inauguração, João Lyra parabenizou o prefeito Severino Cavalcanti e à secretária Olga Milet , pela iniciativa, que prioriza a formação da cidadania. Olga agradeceu o apoio que vem recebendo do Governo do Estado nesta área de assistência social, aproveitando o ensejo para convidar uma aluna beneficiada pelo “Vida Nova” a usar da palavra e fazer a entrega de uma lembrança ao visitante.
No mesmo tom falou o prefeito Severino Cavalcanti, que estava bastante entusiasmado  com o interesse mostrado pelos jovens locais em participar do “Programa Vida Nova”. Também presentes:  José Maurício (deputado estadual), Ana Cavalcanti  (secretária estadual  de esportes), vereadores Wilson França,Leide, Socorro Soares e Márcia Moura, e Dimas Santos (vice-prefeito).
Depois todos rumaram ao bairro Mãe Rainha, na localidade dos Bultrins, para a inauguração da Academia da Cidade, um equipamento esportivo que além de promover saúde física e lazer, também urbanizou aquela área, situada na entrada da cidade. Na solenidade, usaram da palavra o prefeito Severino Cavalcanti, o vereador Wilson França, o deputado José Maurício,a secretária estadual de esportes Ana Cavalcanti e o vice-governador João Lyra Neto. Foram também anotadas as presenças de Luís Belo (prefeito de Salgadinho), Adenilson Pereira (vereador de Salgadinho), vereadores Vânia Oliveira e José Silvino da Silva (João Alfredo), Walter Borges (vereador de Casinhas), secretários municipais, diretores e o representante do secretário estadual das cidades Danilo Cabral.
A iniciativa faz parte do processo de universalização do Programa – que já atende outros 77 municípios divididos pelas 12 regiões de desenvolvimento do Estado – cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população através de atividades físicas, lúdicas e culturais.
A academia de João Alfredo conta com equipamentos e espaços para atividade física. Entre eles, uma pista de cooper, uma quadra poliesportiva, bancos em concreto, quiosques de convivência,  além de mesas de jogos, somando um investimento total de quase 400 mil reais.
O espaço, voltado para a prática de atividades físicas, contará com profissionais das áreas da saúde, educação física e um assistente social. Todos os educadores serão contratados pela prefeitura que também será responsável pela manutenção do equipamento.

Mulher morre após deslizamento de barreira em Camaragibe

Outro jovem que também estava na casa atingida pela barreira foi socorrido para a UPA do Cordeiro

Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV GloboUma barreira deslizou na madrugada desta segunda-feira (02) na rua Rio Jamari, bairro dos Estados, em Camaragibe, no Grande Recife, e matou Lídia Almeida da Silva, 21 anos. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Eduardo Vieira Rodrigues, 19 anos, que estava no mesmo imóvel atingido pelo deslizamento, ficou ferido e está internado na UPA da Caxangá, no Recife.
No Recife, a Empreza de Limpeza Urbana (Emlurb) e a Defesa Civil (Codecir) estão em alerta desde a madrugada, por causa de um boletim do Instituto Nacional de Meteorologia, que indica chuvas intensas que devem se prolongar até o final desta manhã.
Por causa desse alerta, as equipes de plantão foram ampliadas. A Codecir orienta a população que mora nas áreas de risco ou que costumam alagar que fique atenta e em caso de sinal de risco, saia do imóvel.
Em Jaboatão, a Defesa Civil registrou um deslizamento no bairro de Jardim Monte Verde, sem vítimas ou danos materiais. Uma casa foi interditada na UR-06, na rua Antônio de Alcântara Machado, porque um muro ameaça desabar. Os moradores foram removidos.
Em Olinda (fotos), os motoristas estão enfrentando problemas para passar pelas ruas e avenidas alagadas. Na PE-15, em frente à Faculdade de Ciências Humanas (Facho), no bairro de Ouro Preto, a pista está alagada no sentido Recife e os condutores tiveram que usar só a faixa da esquerda para passar.
O canal dos Bultrins transbordou e a água chegou até a avenida Carlos de Lima Cavalcante. Os ônibus passavam e formavam ondas, arriscando o trajeto de ciclistas, motoqueiros e motoristas em carros pequenos que passavam pelo local.

João Paulo II é beatificado diante de 1 milhão de fiéis

Cerimônia destacou dotes intelectuais, morais e espirituais do pontífice; João Paulo II morreu em 2005, aos 84 anos, após 27 anos de pontificado

Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).
A cerimônia teve início às 10 horas no horário local (5h de Brasília), pelo papa e outros 800 sacerdotes presentes. Com um cálice e mitra que foram usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II e com uma vestimenta que também pertenceu a seu antecessor, Bento XVI abriu a cerimônia com uma saudação em latim, que foi traduzida simultaneamente em espanhol, francês, português, francês, inglês, alemão e polonês pela Rádio Vaticano.
Um cardeal leu um texto sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado. Foram destacadas virtudes de João Paulo II, como seus dotes intelectuais, morais e espirituais.
Após a leitura, ocorreu o principal momento da cerimônia, em que foi descerrado um retrato de João Paulo II, a partir de então denominado beato. "Concedemos que o venerado servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou Bento XVI.
A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado.
Muitos aplausos e gritos de "Santo subito" (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.
A freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand - cuja a cura do mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, é tida como a primeira graça de João Paulo II- levou ao altar uma ampola contendo sangue do Papa, enquanto outra religiosa que o acompanhou durante o papado, levou algumas de suas relíquias.
O Papa polonês, nomeado Sumo Pontífice em 1978, faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos.
A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde.
Desde as primeiras horas da madrugada milhares de fiéis, entre eles poloneses, espanhóis, italianos, franceses e latino-americanos, fizeram fila para entrar no local.
Os primeiros que entraram fizeram-no na adjacente Via da Conciliação e durante a madrugada se abriram as entradas à Praça de São Pedro.
O idioma que mais se escutava era o polonês, já que milhares deles assistem à beatificação do primeiro papa polonês da história.
A beatificação de João Paulo II é uma das maiores da história da Igreja, já que, segundo o governador regional de Roma, Giuseppe Pecoraro, assistem mais de um milhão de pessoas.
Também é um evento histórico sem precedentes, já que nos últimos mil anos da Igreja Católica nenhum papa proclamou seu antecessor como beato, como ocorrerá neste domingo.
Vigília
Em uma noite que lembrava as grandes vigílias presididas por João Paulo II, cerca de 200 mil pessoas se reuniram neste sábado no Circo Máximo de Roma para homenagear o papa Karol Wojtyla, que neste domingo será proclamado beato.
"Ele já era santo em vida", afirmou emocionado Joaquín Navarro Valls, o espanhol que durante 22 anos foi seu porta-voz e que neste sábado, ao lado do antigo secretário particular Stanislaw Dziwisz, homenageou Wojtyla junto a dezenas de milhares de fiéis de vários países.
A vigília começou com um vídeo do ano 2000 de João Paulo II durante a Jornada Mundial da Juventude de Roma e prosseguiu com o canto de "Jesus Christ you are my life", interpretado pelo Coro de da Diocese de Roma e da Orquestra do Conservatório de Santa Cecilia
Em seguida, foi feita uma conexão com cinco santuários aos quais o papa era muito ligado: o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México; Fátima em Portugal; Lagniewniki na Polônia, Kawekamo-Bugando na Tanzânia e Notre Dame do Líbano.
"Se vê, se sente, o papa está presente", cantaram os milhares de fiéis reunidos no santuário mexicano.
A vigília foi dividida em duas partes. A primeira, a "Celebração da Memória", começou com uma procissão de 30 jovens romanos com tochas que homenagearam a imagem de Maria Salus Populi Romani, a patrona de Roma, presente no ato, seguida pelos discursos de Navarro Valls, Marie Simon Pierre e Dziwisz.
A segunda parte foi a "Celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário", que foram introduzidos por João Paulo II durante seu Pontificado. O rosário foi recitado em conexão direta com os santuários aos quais Wojtyla era relacionado.
Em Guadalupe as orações foram pela esperança e a paz dos povos, em Fátima, pela Igreja; em Lagniewniki, pelos jovens; em Kawekamo-Bugando, pela família; e em Notre Dame do Líbano, pela evangelização.
Operação da PF erradica mais 93 mil pés de maconha no Sertão

Divulgação / Polícia FederalDivulgação / Polícia FederalSegunda fase da operação Caroá II destruiu 551 mil plantações e 896 mil mudas, nas cidades de Carnaubeira da Penha, Cabrobó, Betânia, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta e Salgueiro.Divulgação / Polícia FederalA Polícia Federal divulgou mais uma parcial da operação denominada Caroá II, que visa erradicar o plantio de maconha no Sertão. Até agora, foram destruídos 93 mil pés da droga, nos 551 mil plantios e 896 mil mudas descobertos. A ação segue até o próximo dia 04 e alcança os municípios de Carnaubeira da Penha, Cabrobó, Betânia, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Salgueiro, tanto em continente como nas ilhas do Rio São Francisco.
Participam da ação aproximadamente 190 agentes, entre policiais federais, militares, Corpo de Bombeiros, Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC), Companhia Independente de Operações Especiais (CIOIE) e o Grupo Tático Itinerante (Gati). Na 1ª fase da Operação Caroá, o resultado foi a erradicação de 337.400 mil pés de maconha nas 131 plantações e 294 mudas.
Estudante universitário anuncia assalto em ônibus, mas é imobilizado e agredido por passageiros
Um estudante de medicina veterinária que tentou assaltar um ônibus na noite de ontem (01), em Paulista, foi imobilizado pelo cobrador e agredido por populares. Adjair Cabral da Silva Júnior, 29 anos, que estuda na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) subiu no coletivo que fazia a linha PE-15, da Itamaracá Transportes, próximo ao bairro de Torres Galvão e disse para o cobrador que não iria pagar a passagem, informando que estava sem dinheiro.

O cobrador, que não teve o nome revelado, negou o pedido do rapaz, que em seguida colocou a mão embaixo da camisa, simulando estar armado, e anunciou o assalto.  Foi aí que entrou em ação o cobrador, lutador de boxe tailandês, que imobilizou o estudante e iniciou-se a agressão. Bastante ferido, o universitário foi levado para Unidade de Pronto Atendimento de Olinda, onde recebeu atendimentos e em seguida submetido a exames.

Após exames, Adjair foi levado para o plantão da delegacia de Paulista. Quando chegou a unidade policial descobriu-se que o estudante já foi presos em outras ocasiões por prática de assalto. Depois de autuado, Adjair foi encaminhado ao Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardi Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Com informações de Moab Augusto, repórter de Grande Recife
Contribuinte que perdeu prazo tem a partir de hoje versão atualizada do programa
O contribuinte que perdeu o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 poderá baixar a versão atualizada do programa gerador do documento disponível no site da Receita Federal a partir de hoje (2).
Com a nova versão do programa, a declaração, ao ser preenchida, gerará o valor da multa por atraso e possibilitará a impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), a ser utilizado para o pagamento dos tributos devidos na rede bancária. A multa mínima para quem perdeu o prazo é R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
O número de declarações entregues chegou a 24.370.072, maior do que a estimativa da Receita, que esperava receber 24 milhões.
O prazo de envio terminou na sexta-feira (29) às 23h59min59s, horário de Brasília. Para a entrega em disquete, acabou antes, devido ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Este ano, o formulário de papel deixou de ser aceito.
O contribuinte que pretende retificar a declaração deve ficar atento à opção escolhida durante o preenchimento, pois, se optou pelo modelo simplificado, não poderá depois mudar para o completo e vice-versa.
Da Agência Brasil
Paquistão: operação Bin Laden foi executada por forças americanas
As autoridades do Paquistão anunciaram nesta segunda-feira que as forças americanas executaram diretamente a operação que matou no território do país o líder terrorista Osama Bin Laden, "em acordo com a política dos Estados Unidos" de luta contra o terrorismo.

Em um comunicado, o ministério paquistanês das Relações Exteriores reconhece que a morte do líder da Al-Qaeda representa um "grande revés infligido às organizações terroristas do mundo" e "ilustra a determinação da comunidade internacional, e do Paquistão, de combater e eliminar o terrorismo".

Ao mesmo tempo, uma fonte do governo americano informou à AFP que as autoridades paquistanesas não haviam sido advertidas antes do início da operação por um comando transportado por helicóptero das forças especiais americvanas que matou Bin Laden em uma casa muito protegida em Abbottabad, 50 km ao noroeste de Islamabad.

Da AFP Paris
Comunidade internacional elogia operação que levou à morte de Bin Laden
comemoração Imagem: Mario Tama/ AFP PhotoA comunidade internacional reagiu hoje (2) à morte do líder e fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden, pelo governo dos Estados Unidos. Para os líderes políticos internacionais, a morte de Bin Laden não pode ser compreendida como o fim do combate ao terrorismo no mundo.  
O presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, disse que a morte de Bin Laden representa “um passo importante” na luta contra a Al Qaeda e traduz uma melhoria da segurança internacional. “Hoje despertamos para um mundo mais seguro”, afirmou.
Buzek acrescentou que "embora a luta da comunidade internacional contra os terroristas não tenha terminado, foi dado um passo importante na luta contra a Al Qaeda que permitirá oferecer segurança a milhões de pessoas: cristãos, muçulmanos e todos aqueles que creem numa coexistência pacífica”.
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, afirmou que Bin Laden pagou pelos seus atos. “As forças norte-americanas mataram ontem [domingo, hoje no Brasil] Osama Bin Laden e o fizeram pagar pelos seus atos, na cidade paquistanesa de Abbbottabad perto de Islamabad”, disse Karzai.
Ele se referiu à morte de Bin Laden no Paquistão como prova da luta contra os terroristas e manifestou esperança de que o fim do terrorismo esteja próximo.
Da Agência Brasil
Imprensa diz que corpo de Obama foi enterrado no mar
Um dos homens mais procurados do mundo, o fundador e líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, teve o corpo submetido a um ritual no mar, segundo a imprensa norte-americana. De acordo com o jornal New York Times e a agência de notícias Associated Press, a cerimônia seguiu os preceitos muçulmanos de enterrar o corpo no mesmo dia da morte.
As autoridades norte-americanas justificaram o enterro no mar informando que seria difícil encontrar um país que aceitasse receber o corpo de um dos mais procurados líderes extremistas do mundo. As fontes não foram identificadas nas reportagens.
Em pronunciamento transmitido em cadeia nacional ontem, por volta das 23h35 (0h35 horário do Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do líder da Al Qaeda. Ele foi morto em uma cidade próxima de Islamabad, no Paquistão, na região de Abbottabad.
Depois do anúncio de Obama, multidões foram às ruas em Washington e Nova York – cidades atingidas pelos ataques de 11 de setembro de 2001, no qual cerca de 3 mil pessoas morreram – para festejar a morte de Bin Laden.
Além de ter sido o principal mentor dos atentados de 11 de setembro, Bin Laden é acusado de outros ataques, entre eles as explosões em duas embaixadas americanas no Leste da África em 1998.
Da Agência Brasil