quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Festival leva cinema, música e oficinas a nove cidades de PE e PB


Jorge Mautner Viradão (Foto: Lucíola Villela/G1)
Cantor Jorge Mautner é uma das atrações
(Foto: Lucíola Villela/G1)


Começa na sexta-feira (18) o Festival Canavial, uma programação ampla que passa por diversas cidades de Pernambuco e da Paraíba. O evento se estende até dezembro e inclui mostras de cinema, shows, seminários, oficinas, entre outras atividades. A entrada é gratuita.

Além do Recife, o festival passa pelas cidades de João Pessoa, na Paraíba, e ainda Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Nazaré da Mata e Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco; e Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A programação começa no município de Vicência, a partir da próxima sexta (18), com o Seminário de Celebração da Consciência Negra.

Olinda recebe atividades a partir do dia 10 de dezembro, no Parque do Carmo, a Mostra Canavial de Cinema, onde será realizado o lançamento nacional do filme “Maracatu Atômico – Kaosnavial”, de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso, com Jorge Mautner e mestre Zé Duda. No local, ainda acontecem shows de Silvério Pessoa e Italo Pay e a Zabumba Mundi.
Jorge Mautner e o mestre Zé Duda também serão destaque em João Pessoa. Os dois fazem show na capital paraibana no dia 11 de dezembro, na companhia do grupo Afonjah, Nelson Jacobina e o maracatu Estrela de Ouro.

Em Tracunhaém, o Ponto de Cultura Andaluza sedia uma oficina de ciranda, com o Mestre Genivaldo da Ciranda Girassol do Amor, nos dias 5 e 6 de dezembro. Nos dias 10 e 11 ainda acontecem várias apresentações de maracatu e ciranda na Praça de Eventos da Cidade.
A programação completa, com todas as atividades que acontecem nas cidades que integram o Festival Canavial, além de outras informações estão disponíveis no site do evento.
G1 PE