terça-feira, 26 de julho de 2011

Pernambuco Nação Cultural celebra a diversidade do Sertão do Pajeú

Até 31 de julho, a caravana do Pernambuco Nação Cultural (FPNC) leva ao Sertão do Pajeú uma programação variada que engloba atividades artístico-culturais e de formação. O evento terá como polo a cidade de Triunfo, que realiza pela 53ª edição a Festa dos Estudantes. O festival também chega a seis municípios do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Serra Talhada, São José do Egito, Tuparetama e no distrito de Jericó.

A proposta do Pernambuco Nação Cultural é oferecer uma programação que valorize as tradições culturais da região ao mesmo tempo em que são apresentados novos artistas e formatos. Na edição do Sertão Central, além dos shows que acontecerão em Triunfo, serão realizadas apresentações de artes cênicas, plásticas, fotografia, dança, teatro, audiovisual, entre outras linguagens.

O foco na produção artística do Pajeú será ampliado, ainda, pelo Festival de Cinema de Triunfo, que acontecerá de 15 a 20 de agosto, com mostras competitivas de longas e curtas nacionais. O Festival de Cinema, no mesmo período, promoverá  o 3º Encontro de Cineclubles de Pernambuco, e o 2º Seminário Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste. Em torno de R$ 1,2 milhões estão sendo investidos nas ações do Festival.

Programação Completa do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Pajeú | Clique no ícone ao lado e confira a programação completa do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Pajeú

SHOWS
Nomes consagrados e revelações da MPB, além de artistas regionais, subirão ao palco montado na Praça de Eventos em Triunfo, em comemoração a 53ª Festa dos Estudantes.

A segunda-feira (25) da Festa dos Estudantes reserva espaço para música instrumental e autoral contemporânea, com mais três grupos pernambucanos: Wassab, Estuário e A Trombonada. A noite da terça será dedicada ao samba com as apresentações de Karina Spinelli (foto 1), Belo Xis (foto 2) e a Galeria do Ritmo. Na quarta (27), as bandas Kerigma e 4 por 1 ocupam o palco.

Na quinta-feira (28), a animação segue com o pop da banda Fabrício e Os Templários e o forró do cantor Assisão. Para encerrar a noite, o cantor Frejat cantará seus maiores sucessos. Na sexta (29), a produção mais urbana e moderna da música brasileira se fará presente com os cantores Criolo, rapper paulista, e o cantor China (foto 3).

A abertura fica por conta de Ambrosino Martins e Radiola Serra Alta e o fechamento da noite pelo forrozeiro Geraldinho Lins (foto 4). O festival termina ao som do melhor do forró pé-de-serra, com os grupos Junior e Forró Mió, Bia Marinho, Trio Nordestino e Maciel Melo (foto 5). As apresentações começam a partir das 21h e têm acesso gratuito.

DESCENTRALIZADO
A música também será representada em outros eventos do Festival Pernambuco Nação Cultural Sertão do Pajeú. Carnaíba receberá, no dia 26, apresentações de Bandas Filarmônicas com a participação dos grupos Filarmônica Santo Antônio, Filarmônica Maestro Israel Gomes e Banda Musical Isaías Lima.

O evento acontece a partir 19h, na Praça de Eventos da cidade. Em Serra Talhada, no dia 29, o Encontro de Bandas de Garagem levará o som alternativo dos grupos Kaêra, Dopamina, Banda No Sense, Metal Mílicia, Andranjos e Combo Percussivo para pátio da antiga Estação Ferroviária. Antes dos shows, o público confere a palestra Estratégias para construção de carreira musical, ministrada por Gilmar Bola 8, da Nação Zumbi.

O município de São José do Egito, no dia 28 de julho, a partir das 20h, recebe o Quintal da Cantoria. Diversos cantadores irão se reunir no Marcelo’s Bar para pelejas cantadas.

Em Tabira, no dia 26, o festival Nação Cultural promove, na praça Gonçalo Gomes, a partir das 20h, apresentação de grupos de samba de coco. No dia 27, também em Tabira, a escola estadual Alves Cavalcanti recebe um encontro literário com poetas e repentistas. A cidade de Flores, no dia 31, numa promoção da Secretaria de Educação, realiza a 3ª Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras.

Em Carnaíba, a valorização das tradições está devidamente representada na grade de programação das apresentações de grupos de cultura popular. Na quinta (28), o Quilombo Eufrasino José da Silva sediará o Encontro Cultural das Comunidades Quilombolas do Sertão do Pajeú.

O encontro será uma grande celebração da cultura dos povos quilombolas com apresentações, debates e troca de experiências. Em Serra Talhada, na mesma data, os grupos de Xaxado: Bandoleiros de Solidão, Luiz Pedro, Renascer do Sertão e Cabras de Lampião se apresentarão no pátio da antiga Estação Ferroviária, a partir das 19h.

Em Triunfo um dos destaques será o Encontro de Bonequeiras, promovido em parceria com o Sesc, e que acontece na quinta (28), na Escola Escola São Vicente.

AUDIOVISUAL
Além da música e das manifestações da cultura popular, o FPNC do Sertão do Pajeú contempla ações de audiovisual, com a realização da Mostra Curtas do Imaginário. O evento acontece em Afogados da Ingazeira nos dias 26 e 27, a partir das 19h, no Cine São José.
A fotografia será representada por quatro mostras.

A exposição “Um olhar sobre os Pontos de Cultura de Pernambuco” fica em cartaz de 25 a 30 de julho, no Centro Cultural Padre Ibiapina; “Fonofotografia” acontece de 25 a 30 de julho; “Varal Fotográfico”, resultado do 3º Prêmio Pernambuco Nação Cultural com o tema “Cidades: paisagens contemporâneas”, fica de 23 a 30 de julho, na Praça de Eventos.

A visitação do acervo fotográfico da cidade de Triunfo - Diana Rodrigues Lopes está em cartaz de sexta a sábado, 25 a 30 de julho, na avenida Prof. Pompylio Wanderley, 20, no Centro.