terça-feira, 12 de julho de 2011

Mais chuvas e transtornos no Recife


Água cobre toda a pista da Avenida Mascarenha de Moraes, na Zona Sul / Foto: Reprodução do Twitter
Água cobre toda a pista da Avenida Mascarenha de Moraes, na Zona Sul

A chuva forte voltou a castigar o Recife nesta terça-feira (12). Junto com ela, os mesmos transtornos dos últimos dias chuvosos. Motoristas dependendo de vias alagadas, esburacadas, sem presença da administração pública e, logo, engarrafadas. Passageiros de ônibus espremendo-se no pouco espaço das cobertas das paradas. Pedestres aventurando-se em ruas que transbordam água e sofrendo com a falta de educação de alguns condutores que passam pelos pontos de alagamento sem pena de molhar quem está do lado de fora do veículo.
» Veja a situação na Avenida Agamenon Magalhães, na área central, uma das principais artérias da cidade:


O empresário Leonardo Dias, de 28 anos, geralmente, chega ao trabalho às 7h. Mas, às 9h10 desta terça (12), ele ainda estava num estabelecimento comercial do bairro dos Aflitos, na Zona Norte, esperando a chuva passar para ir ao Curado, na Zona Oeste, onde funciona sua loja. "Meu carro está na oficina, então peguei uma moto da empresa e estou sem capa de chuva. Eu moro na Encruzilhada, então tive que parar e estou esperando a chuva passar para seguir", lamentou.

O mesmo problema enfrentou o funcionário público Nilson Rapouso, 54. Ele reside na Rua Amapá, no Espinheiro, também na Zona Norte, e trabalha na Avenida Rosa e Silva. Os cinco minutos que ele costuma levar para ir andando ao emprego transformou-se em mais de uma hora nesta terça (12). Às 9h30, ele ainda estava num posto de combustível, esperando a trégua da chuva.
»Veja o o depoimento de Nilson Rapouso:

Na rede social Twitter, internautas informam outros pontos de alagamento, que estão deixando o trânsito lento nesta manhã: Cais de Santa Rita, BR-101, avenidas Cruz Cabugá e Mascarenha de Moraes, além das ruas Capitão Temido, Imperial.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça (12) no Recife, é de tempo nublado com chuva e períodos de melhoria. A temperatura na capital varia entre 28°C e 21°C. Ou seja, a volta para casa promete ser o mesmo caos.
De acordo com o órgão, entre os dias 1º e 11 de julho já choveu 141 mm na capital pernambucana. A média mensal é de 388mm, isto é, ainda deve cair muita água.

OUTRAS REGIÕES - Nas outras regiões pernambucanas a previsão do Inmet também é de tempo nublado com chuva. Pode haver períodos de melhoria no litoral, na Zona da Mata e no Agreste. No Sertão do Pajeú, há possibilidade de chuva. A tempertaura fica estável, com máxima de 31°C e mínima de 15°C.

No Agreste, a previsão é de temperatura estável, variando de 27°C a 17°C. Na Zona da Mata, os termômetros marcam entre 28°C a 21°C. Já no Sertão do Agreste do Pajeú, a variação é de 30°C a 15°C. Para o Sertão do São Francisco e do Araripe, o instituto prevê temperaturas entre 31°C e 20°C.
Confira vídeo em instantes
A repórter da Rádio Jornal, Karoline Fernandes, esteve no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, onde também há vários pontos de alagamento. Confira entrevista com moradores da região: