segunda-feira, 13 de junho de 2011

Inscrição para vestibular do meio do ano da UFPE começa nesta segunda

Nesta segunda-feira (13) começam as inscrições para o vestibular 2011.2 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A seleção, da qual só poderá participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, oferece 310 vagas distribuídas em oito cursos para o campus do Recife.

As vagas são para os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia Química e o recém-implantado Engenharia Naval. O edital de matrícula será publicado nesta segunda no site da Covest.

O vestibular está organizado em duas etapas: a primeira corresponde às provas objetivas do Enem 2010, realizado em outubro do ano passado, e a segunda irá acontecer nos dias 10 e 11 de julho, das 8h às 12h. No ano passado, cerca de 3,5 mil candidatos se inscreveram no processo seletivo do meio do ano.

"Quem não fez o Enem no ano passado ou não concluiu o ensino médio não pode concorrer a essas vagas", explica o presidente da Comissão de Vetibular da UFPE (Covest), Armando Cavalcanti.

No primeiro dia de provas, os feras devem responder 16 questões de química, distribuídas entre V ou F e numéricas (abertas), e duas questões discursivas. As discursivas serão somadas, para compor a prova de português 1, à nota que o candidato obteve na redação do Enem convertida para uma escala de zero a oito pontos. Quem não tiver obtido nota igual ou superior a 2,5 pontos vai ser eliminado.

No dia seguinte, será a vez das questões de matemática e física (16 questões cada). Os testes serão aplicados na Região Metropolitana do Recife e em Caruaru, no Agreste pernambucano, mas as vagas são destinadas apenas aos cursos do campus Recife.

O listão deve sair até o dia 25 de julho e as aulas já começam em agosto. Serão destinadas 310 vagas para os cursos de engenharias de alimentos, civil, elétrica, eletrônica, mecânica, de minas, química e naval.

BÔNUS - Por causa dos transtornos com relação ao bônus de 10% de incentivo na nota ocorridos no último vestibular, a UFPE divulgará no próximo dia 29 a relação nominal de todos os que solicitaram o incentivo.

De 30 de junho a 2 de julho, poderão ser solicitadas as correções - tanto de quem pediu e não foi atendido, quanto quem ocasionalmente tenha sido favorecido sem ter feito a solicitação. Essa relação vai sair antes do cartão de inscrição, atendendo a um pedido do Ministério Público (MP). Quem não comparecer ou não comprovar não será eliminado e continuará concorrendo em condições normais. O bônus é oferecido a estudantes de escolas públicas não vinculadas a universidades.

A partir do dia 7 de julho, o candidato poderá imprimir o certificado de confirmação de inscrição, que uma vez lançado não poderá mais ser alterado.
» Confira as vagas e o cronograma do vestibular 2011.2:

Cursos/ Conjunto de Engenharias (CTG) Recife Vagas
Engenharia de Alimentos10
Engenharia Civil60
Engenharia Elétrica50
Engenharia Eletrônica40
Engenharia Mecânica50
Engenharia de Minas30
Engenharia Química50
Engenharia Naval20

Cronograma do Vestibular 2011.2
13 a 15/06
Solicitação de isenção da taxa de inscrição (http://www.covest.com.br/)
13 a 21/06
Inscrições, com pagamento exclusivo nas agências do Banco do Brasil
18/06
Publicação da relação nominal dos candidatos beneficiados com isenção da taxa de inscrição
18 a 21/06
Inscrição dos candidatos que obtiveram isenção da taxa
22/06
Último dia para pagamento da taxa de inscrição

Último dia para portador de necessidades especiais requerer atendimento especial durante a aplicação das provas
29/06
Divulgação da relação nominal dos candidatos de escolas públicas que solicitaram bônus de 10% na nota
30/06 a 02/07
Período para consulta e alteração de dados na inscrição
05/07
Exibição no site da covest da relação definitiva de candidatos que solicitaram o bônus
10 e 11/07
Aplicação das provas
13/07
Data limite para apresentação de recursos quanto ao gabarito 8h às 12h e 14h às 18h)
Divulgação do edital de matrícula
18/07
Divulgação da relação nominal dos candidatos habilitados ao incentivo de 10% na nota
19 a 22/07
Período para os candidatos habilitados ao incentivo de 10% na nota apresentar documentos comprobatórios
Até 25/07
Divulgação do listão