sexta-feira, 10 de junho de 2011

Gorete Borba: "Sabemos que grandes desafios despontam para as mulheres..."

Mesmo faltando mais de um ano para as eleições municipais, o assunto política é um dos mais comentados em todo o País. No interior pernambucano não é diferente. No município de Orobó, por exemplo, políticos e lideranças se articulam na montagem de grupos pensando nas urnas. Entre os nomes cogitados está o da atual secretária de Finanças do município, Maria Gorete Interaminense de Aguiar Borba.

A sua trajetória profissional começou aos 15 anos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orobó. Em seguida, Gorete Borba atuou na Cooperativa Mista dos Trabalhadores Rurais e, posteriormente, seguiu para o Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe). A secretária sempre esteve presente nas áreas administrativa e financeira, o que lhe rendeu experiência para também atuar no setor público.

Na prefeitura de Orobó, antes de ser secretária, Gorete respondeu pela tesouraria da administração municipal. Entre números e cálculos, a secretária recebeu a reportagem do Jornal Viver Notícias para uma entrevista especial. O repórter Erivaldo Carvalho conduziu as perguntas e descobriu uma mulher dinâmica e que sonha com um desenvolvimento ainda maior para cidade interiorana.

JVN – Sabemos que a cada ano as mulheres têm conquistado espaço em todos os âmbitos. Como é poder exercer uma função tão importante e que antes era feita apenas por homens?

Gorete Borba – Sabemos que grandes desafios despontam para as mulheres, atualmente, e que nós temos correspondido com muita responsabilidade. Peço a Deus sabedoria para exercer as funções que ainda poderão surgir em minha vida profissional.

JVN – Na sua visão, qual a importância (negócio,social e cultural) do município de Orobó para a região à qual está localizada?

Gorete Borba – O município de Orobó é o que mais cresce na região. O comércio local cresceu muito nos últimos anos. Com referência ao social e cultural deu grandes avanços, pois temos a secretaria de Ação Social muito atuante, que tem oferecido melhor qualidade de vida, principalmente aos idosos, deficientes e jovens com os programas bem aplicados. Na Cultura temos sido destaque com a Companhia de Teatro Manoel Ferreira, que tão bem vem representando Orobó em outros municípios e estados.

JVN – A exemplo de Dilma que assumiu como a primeira mulher Chefe do Executivo Federal, Orobó pode voltar a ter uma nova mulher como prefeita?

Gorete Borba – Com relação à Dilma, ela tem provado que a mulher pode e deve exercer muito bem cargos executivos. Orobó já teve prefeita, que por sinal exerceu muito bem a função, sendo ainda hoje lembrada pelos oroboenses, que foi a saudosa Marieta Frazão. O povo de Orobó está muito aberto em aceitar uma mulher como governante.

JVN – Como vê o atual quadro da cidade em termos de melhorias? E o que ainda falta?

Gorete Borba – Muito foi feito, muitos foram os avanços em todas as áreas. Como sabemos, o mundo ainda está em construção, portanto, muito ainda tem o que se fazer, principalmente, no que se refere à geração de empregos. É necessário que os políticos, empresários e cidadãos de bem se sentem para buscar alternativas neste sentido, pois a população jovem cresce e temos que oferecer esperança a estas pessoas, para que tenhamos adultos responsáveis e comprometidos, em especial com a família.

 

Fonte: Blog Dimas Santos

Entevista cedida ao Jornal Viver Notícia