segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fórum lembra o Dia Internacional de Combate às Drogas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza hoje um fórum para lembrar o Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26 de junho. Profissionais da Saúde Mental dos municípios que integram a I Gerência Regional de Saúde (Geres), além de alunos e professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam do encontro no auditório da SES.

De acordo com a técnica da Gerência de Saúde da Criança da SES, Clara Andrade, oobjetivo é sensibilizar esses grupos sobre a importância de uma boa assistência no enfrentamento às drogas.  

O crack será um dos temas de destaque. Criado em 2010, o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack será apresentado aos participantes. Atualmente, o Estado conta com 65 CAPs, 11 desses especializados em Álcool e Outras Drogas (CAPs AD). Em casos que necessitam de internação de urgência, a SES disponibiliza 72 leitos na rede estadual.

Para conhecer o real impacto dessa droga no Estado e para a saúde pública, o crack foi incluído à lista de doenças de notificação compulsória, que registra também registra casos de dengue, tuberculose, hanseníase, entre outras. Essa ficha será apresentada aos participantes da sensibilização e deve fazer parte do dia a dia das unidades que atendem esses pacientes.