domingo, 5 de junho de 2011

Eduardo planeja fazer um novo porto em Pernambuco

Pernambuco pode ter um terceiro porto. Depois do de Recife e do de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana, Itamaracá, no Litoral Norte do Estado, poderá receber infraestrutura para ancorar navios. O assunto estava sendo discutido em sigilo, mas a revista Veja deste fim de semana revelou a existência da negociação.

Neste domingo (5), o governador Eduardo Campos (PSB) confirmou que está discutindo a construção de um novo porto, mas não quis entrar em detalhes. "Existe um debate sobre essa questão, mas nós vamos falar sobre isso amanhã", disse encerrando o assunto, em entrevista na Reserva Ecológica de Dois Irmãos, onde plantou mudas de Ipê, Sucupira, Pau Brasil e Visgueiro, abrindo a Semana do Meio Ambiente.

PRESERVAÇÃO - O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), disse que a discussão sobre o empreendimento ainda não chegou a sua pasta. Já em relação ao Porto de Suape, no Litoral Sul, Xavier disse que o governo está traçando um plano para zerar o passivo ambiental da área. Além disso, ficou estabelecido um aumento de 48% para 59% para a área de proteção ecológica. Hoje, dos 6.800 hectares de mata atlântica, apenas 2.100 hectares estão em boas condições. "Cinquenta e oito por cento deste total precisa de uma intervenção leve, basicamente manutençao. Os outros 42% exigem uma ação mais efetiva, com mais trabalho, mais acompanhamento", explicou o secretário.

Além disso, Xavier afirmou que está sendo trabalhado um plano de ação no entorno de Suape para que não haja um colapso dos serviços públicos. Na semana passada foi criado um comitê para trabalhar a gestão integrada da região. De acordo com o secretário, até o final de junho o plano apontando soluções estará definido.