segunda-feira, 27 de junho de 2011

Doação de sangue cai durante São João, afirma Hemope

De acordo com o Hemocentro de Pernambuco (Hemope), o número de doações neste São João foi muito menor em relação ao ano de 2010, o que significa que a campanha lançada "Sem Sangue não se brinca!" não surtiu o efeito desejado. O Hemope recebeu uma média de 129 doações por dia nos três dias de coleta, ao que em 2010, a média de doações nos quatro dias de feriado foram de 217 coletas.

Em relação ao número de bolsas liberadas para hospitais e transfusões, o saldo foi positivo. O Hemocentro liberou até as 9h desta segunda-feira (27) 1064 bolsas de sangue, um número 32% menor em relação ao do ano passado, onde o centro liberou 1563 bolsas no período junino. De acordo com a diretora de hemoterapia do Hemope, Elizabeth Vilar, os dados devem indicar que menos pessoas sofreram acidentes e precisaram passar por cirurgia onde há transfusão de sangue.

Segundo Elizabeth Vilar, o estoque está baixo e a população precisa ajudar diariamente. "Estamos com deficit em todos os tipos de sangue. A doação do O negativo é muito importante, pois é muito usado nas redes hospitalares", afirma a diretora. 

O Hemope funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, inclusive nos feriados. Homens e mulheres com idade de 18 a 68 anos podem doar, e a partir do dia 04 de julho, adolescentes com idade entre 16 e 17, com autorização escrita dos pais, também poderão ajudar.