terça-feira, 17 de maio de 2011

Petrobras e governo de Pernambuco terão mais ações para qualificação de pessoal

Ações serão voltadas para a cadeia de petróleo e gás que
se instala no estado, fomentada pela Refinaria Abreu e Lima.
Foi assinado no dia 16 de maio (segunda-feira), em Recife, um protocolo de intenções entre a Refinaria Abreu e Lima e o estado de Pernambuco, formalizando uma parceria para qualificação de trabalhadores para as vagas geradas na cadeia produtiva de petróleo e gás. Dentro de 60 dias, será elaborado um plano de ação e serão tomadas as providências necessárias para o início das aulas. A meta é que as atividades se estendam desde a formação de professores até a certificação profissional.
“Estamos tentando trazer para o estado muito mais do que uma refinaria”, declarou o presidente da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), Marcelino Guedes no discurso de abertura da solenidade. Ele explicou que a Petrobras vai colaborar na busca de profissionais em seus quadros e entre as empresas envolvidas na obra da Rnest para que possam ajudar na formação de professores. O principal segmento procurado será o metal-mecânico, onde está a maior demanda de trabalhadores.
A Petrobras também dará apoio na qualificação de quem já está trabalhando nas obras da Rnest, para que evoluam profissionalmente; e na formação de auxiliares, dando oportunidade a quem ainda não está inserido na cadeia. “A Petrobras é uma empresa que reconhece que é investindo na educação e na tecnologia e na formação das pessoas que fazemos uma sociedade forte e baseada no desenvolvimento”, concluiu Marcelino Guedes. Os cursos serão coordenados pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE).
O governador Eduardo Campos destacou o incremento das ações voltadas à elevação da qualidade técnica dos trabalhadores da região do Complexo Portuário de Suape (a 60km ao sul de Recife) e fez um reconhecimento à Petrobras. “Temos que fazer esse agradecimento por essa e tantas outras colaborações que a Petrobras tem dado ao estado”. O governador ressaltou ainda a importância da continuidade de parcerias como essa: “Crescer, Pernambuco vai continuar crescendo. Vamos mais do que dobrar o PIB em dez anos. Estamos montando uma nova matriz econômica no estado que vai exigir uma nova matriz de pensamento, de atitude, das pessoas“.
Parceiros-Os parceiros envolvidos nas ações da Rnest e do governo estadual são a Secretaria do Estado de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), e o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE), e compõem o Grupo de Trabalho coordenado pela STQE.
Na mesma solenidade, também foi lançado o projeto Novos Talentos, destinado às ações de qualificação profissional com foco nos empreendimentos estruturadores que se instalam em todas as regiões do estado. Mais de cinco mil pessoas serão atendidas com treinamento nas áreas de indústria, serviços, comércio e turismo.
.O Senai e o Senac serão os executores, As inscrições ocorrerão entre os dias 17 e 22 de maio, no site www.stqe.pe.gov.br .