terça-feira, 31 de maio de 2011

Pernambuco dedica mês à preservação ambiental

Em uma ação conjunta, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e suas organizações vinculadas, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Parque Dois Irmãos promovem em junho o Mês do Meio Ambiente. Com o tema Todos pela Sustentabilidade de Todos, a gestão ambiental do Estado preparou uma extensa programação, que inclui o debate da Agenda 21 local com os municípios, negócios e ideias sustentáveis, preservação e fiscalização ambiental, abordados em palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda, exposição fotográfica, seminários, teatro, contação de histórias e um passeio ciclístico.

O objetivo é sensibilizar a população em prol da conservação dos biomas, rios, nascentes e, especialmente das florestas, uma vez que a Organização das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. “Vivemos um momento único em Pernambuco. Devemos aproveitar o crescimento econômico para fazer desse Estado também um modelo de desenvolvimento sustentável, com atração da chamada economia verde e mudança para a cultura dos limites e da sustentabilidade ambientais”, desta o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade Sérgio Xavier.

Para ele, a proposta de um mês inteiro para reflexão e debate sobre a preservação ambiental também reforça o avanço das políticas ambientais que são empreendidas cotidianamente no Estado.

As atividades acontecem no Recife e nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Carpina, Paulista, Nazaré da Mata, Ribeirão, Petrolina, Tamandaré e Vitória de Santo Antão. Para participar (veja programação em anexo), os interessados devem encaminhar e-mail na CPRH para queroparticipar@cprh.pe.gov.br, no Parque Estadual Dois Irmãos entrar em contato com Hélio Sobral (3183.5539) e na Semas com Láurisson e Luciana (3183 5010/5009).

A programação começa no dia 1º de junho com o Workshop sobre a Agenda 21 Local, das 8h30 às 12h no auditório da Faculdade Maurício de Nassau. A ação vai reunir 17 prefeituras da Zona da Mata Norte do Estado. “A ideia é darmos suporte às prefeituras na organização dos debates sobre a Agenda 21 e organização das estruturas municipais de meio ambiente” diz Cristiano Carrilho, gestor de Educação Ambiental da Semas.

À tarde haverá a abertura da programação do Parque Dois Irmãos e palestra “O papel dos zoológicos na Conservação da biodiversidade”, da professora Maria Adélia Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também neste dia será realizado no auditório da CPRH, às 14h, um minicurso sobre educação ambiental.


Nos dias seguintes, haverá o lançamento do Programa de Educação Ambiental da CPRH, lançamento de uma cartilha educativa e de um jogo ambiental. Estes dois últimos serão distribuídos após a encenação de textos teatrais com a temática ambiental, como o esquete "Árvores: E eu com isso?" e a peça "Cacá Caranguejo", espetáculo inédito idealizado pela CPRH e produzido e encenado pelo grupo Pé de Arte.

O ponto alto das comemorações acontece no próximo domingo 5 de junho, no Parque Estadual Dois Irmãos, às 10h, na celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. O secretário Sérgio Xavier comandará o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica no local. Neste mesmo dia pela manhã será realizado um passeio ciclístico do Parque da Jaqueira ao Parque Dona Lindu, em parceria com a Prefeitura do Recife, e o I Festival da Cultura da Sustentabilidade, em Fernando de Noronha, promovido pela Semas em parceria com a administração do arquipélago.

Faz parte também da programação do Mês do Meio Ambiente a entrega da XXI edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho e dos certificados Amigos do Meio Ambiente, no dia 10 de junho, às 20h, na Casa de Recepção Porto Fino. Criado em 1990, o prêmio é um reconhecimento do Governo de Pernambuco a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades em prol do meio ambiente.