domingo, 8 de maio de 2011

Dilma retoma agenda e diz que está recuperada de pneumonia

Brasília - Após passar os últimos dias despachando em casa, em função de uma pneumonia, a presidente Dilma Rousseff retomou nesta quinta-feira a agenda de compromissos no Palácio do Planalto. Ao receber o presidente da Alemanha, Chistian Wulff, Dilma afirmou que está recuperada.
"Recuperada eu estou, mas estou em fase de descanso", disse aos jornalistas. No último fim de semana, a presidente passou por exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticada uma leve pneumonia, acompanhada de forte gripe.
Em visita oficial ao Brasil entre os dias 4 e 7 de maio, Chistian Wulff está acompanhado de delegação empresarial e passa por Brasília, São Paulo e pelo Rio de Janeiro. No encontro de hoje, os dois mandatários discutem o aprofundamento da parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha, estabelecida em 2002.
Os dois países têm interesse em intensificar a cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. Serão tratadas também questões da agenda internacional, em particular a participação dos dois países no Conselho de Segurança das Nações Unidas e sua atuação no G-20 (grupo das 20 nações mais ricas do mundo).
Na última segunda-feira, o embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vieira Vargas, afirmou que as obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 interessam aos alemães. "A ideia é trazer a experiência alemã, por exemplo, na organização de grandes eventos. A Alemanha também teve sequência de Copa do Mundo e Olimpíadas, nos anos de 1972 e 1974", disse.
O Brasil é o maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. A Alemanha, por sua vez, é o quarto principal parceiro comercial do Brasil. O intercâmbio em 2010 totalizou US$ 20,6 bilhões, o que representou 23% do comércio entre o Brasil e a União Europeia.
As informações são da Agência Brasil