sexta-feira, 13 de maio de 2011

Costumes Tradições | Festas Juninas

Algumas fontes apontam a origem no nome Festas Juninas, por serem comemoradas no mês de Junho, e outras fontes relacionam o nome 'Festas Juninas' por ser o mês de comemoração do dia de São João. Suas tradições são oriundas de diversos países, para a comemoração aos santos:
Santo Antônio | Dia 13 de Junho Na noite que antecede ao Dia de Santo Antônio, é costume as moças solteiras fazerem simpatias para encontrar um grande amor e se casarem, já que Santo Antônio é o santo casamenteiro.
São João | Dia 24 de Junho Diz a tradição que as cinzas de uma fogueira de São João curam problemas de pele, também dizem que se as moças que cortarem as pontas dos cabelos antes de nascer o sol, os cabelos crescem mais fortes. São crendices populares que foram passadas de geração em geração.
S. Pedro | Dia 29 de Junho As tradições e crendices populares indicam São Pedro como guardião do 'Céu'.
Em todo Brasil é possível no mês de Junho encontrar festas juninas, entretanto em cada região a festa possui uma caracteristica diferente. Os pratos tipicos das festas juninas são: pipoca, tapioca, arroz doce, bolo de amendoin, bolo de pinhão, bombocado, bolo de fubá, pé-de-moleque, batata doce, pão-de-ló, vinho quente, canjica, bolo de milho, milho verde, pamonha, cural, quentão.
Mas  a população de Bom Jardim nesse ano de 2011, segundo fontes seguras, vai ficar sem Festas Juninas promovidas pela prefeitura, pois tivemos informações que o gestor municipal não vai fazer  pois a sua prioridade no momento é ajudar as vítímas da enchente e reconstruir novamente tudo o que foi destruido pelas fortes chuvas.  Portanto, quem quiser comemorar as Festividades Juninas  vai ter que se deslocar para as cidades vizinhas.